JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Riscou a faca
Em pronunciamento contundente na tribuna da piramidal casa do povo, na noite de ontem, o vereador bonzinho, Edson Lapa (PR), rasgou o verbo para cima do presidente da casa, vereador Paulinho Amândio (PDT).
Experiência
Lapa conta que no primeiro dia de seu mandato resolveu seguir as vozes da experiência e votou em Paulinho Amândio. Na sequência, depois da mesa eleita, a pedido do próprio Paulinho que contemplou o PR, partido de Lapa, com dois cargos para ajudarem nesse projeto de gestão, indicou uma pessoa.
Exonerou
Depois da votação da mudança do regimento interno que atendeu um pedido do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), de aumentar de 30 para 60 dias o prazo de respostas dos sagrados requerimentos das excelências excelentíssimas, onde Lapa votou contra, Paulinho exonerou a servidora indicada.
Coronel
Segundo Lapa, duas semanas antes da exoneração, Paulinho Amândio lhe chamou dizendo que se Lapa não votasse como Paulinho queria, exoneraria a moça.
Estranhou
Lapa estranhou e confrontou dizendo que havia trazido a servidora a pedido da presidência para ajudar. “Ela largou a vida para cumprir essa missão,” teria lascado o vereador.
Não cedeu
O vereador qualificou as atitudes de Paulinho Amândio de criminosas, imorais, típicas de bandidos disfarçados de “homem de bem e de coronéis chantagistas”. Lapa sugeriu as autoridades, citando o Gaeco e Ministério Público, para que voltem à câmara para investigar.
Não cabem
O vereador afirmou que é um líder e que representa um povo que não compactua com atitudes imorais e criminosas. Diz ainda que chegou na política para fazer o que faz há mais de 20 anos que é ajudar as famílias, as pessoas a sair da miséria, do vício e da lama. Eitcha!
Sombras
Lapa encerrou seu pronunciamento distribuindo alfinetadas. Diz que não vive nas sombras, não é corrupto, não tem empreiteira e nem parentes com empreiteiras, que não se venderia nem por mil cargos, pois não tem preço, mas valor.
Bico murcho
A última reunião dos emplumados peixeiros parecia um velório. Com três vereadores presentes, mas as cadeiras da plateia vazias, os tucanos não parecem se achar num rumo.
Oposição interna
Silenciosamente, o grupo liderado pelo sem fraturas, Deodato Casas, apesar de terem aderido ao governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), seguem no poleiro, ops, partido, e divergindo do grupo capitaneado por minha musa BBB, Anna Carolina.
Só a plebe
Depois que a galega, assumiu a direção do partido, três comissões de ética foram instaladas contra Lú do Pedroni, China do Celular e Vandelino Raimondi, justamente os três seguidores de Deodato Casas.
Seletividade
Até aí compreensível, mas o que os tucanos andam revoltados é a seletividade da presidente e pré-candidata, já que lideranças como Dedé da Murta e o teacher Acácio seguem sem processo algum. Bicudos raivosos lascam que ela sonha com o apoio dos dois e por isso tem feito vistas grossas.
Se unindo
Tanto Dedé quanto Acácio militam no grupo de Deodato e seguem no partido a exemplo dos processados. O que leva a crer que ninguém está seguro em seu poleiro entronizado e que uma rebelião dos insurgentes pode acontecer de uma hora para outra com discurso de salvação.
Pelas beiradas
Enquanto o pau come solto, o vereador Robison Coelho, que apontam como pivô de toda a discórdia no ninho, segue comendo pelas beiradas, sem se meter em bola dividida fazendo cara de paisagem.
Difícil
Com o governo se recuperando das crises políticas, se organizando e agregando forças que antes eram adversárias, a tendência é que o ninho tucano necessite de uma recombinação de forças através do diálogo, mas para isso, alguém vai precisar baixar a bola. Quem será?
Desmoralizante
Ontem, o prefeito da Dubai brasileira, Fabrício Oliveira, sofreu o primeiro protesto em virtude da sua administração. Numa tarde escaldante de verão, uma centena de jovens atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) bateu pé em protesto até a prefa.
Acima do teto
Desde 2017 a PMBC já estava com um pé na LRF e impedida de contratar mais. Resumindo, os atletas estão sem professores e técnicos. Todos eles. A prefa fez ainda um edital para contratar os professores, mas foi impedida de finalizar o processo, pois está já acima do teto de gastos.
Também, não
Tentou fazer uma contratação através de associações. Também não deu. Ontem, uma comitiva do prefeito Fabrício foi até o Tribunalão de Contas e lá também não se teve sucesso. Por incompetência de alguém, o prefeito vai pagar um pato histórico de não ter professores na área esportiva na Dubai neste ano.
Cara de paisagem
Pessoas próximas acham incrível a cara apática de Fabrício perante os problemas de sua administração. Os que se aproximam e alertam FO do caos que poderá ficar seu governo nos próximos dias garantem que ele fica atônito, mas acha que está tudo bem.
Prejuízo político
Nas trincheiras da Dubai tupiniquim, o prefeito Fabrício Oliveira ainda não calculou o prejuízo político com os problemas de gestão em seu governo que vão de mal a pior.
Pior momento
A turma das ‘Novas Ideias’ passa pelo seu pior momento, pois até agora não se viu nova ideia alguma na administração, pelo contrário, é mais do mesmo. Tem gente já falando: ou ele acorda ou dormirá o sono eterno até acabar seu mandato.
Forte
Jovem liderança política da Maravilha do Atlântico, Victor Forte, 20 anos, entra numa nova fase e aceitou convite do vice-prefeito e presidente republicano Carlos Humberto para assinar ficha de filiação no Partido da República. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Forte 2
Victor Forte visitou a choupana para falar de seus projetos à frente da presidência do PR Jovem, o objetivo de lançar a pré-candidatura de Carlos Humberto a deputado estadual e aproveitou para entregar o convite para o gorducho escriba participar sábado da festa de filiação.
Otto
O vereador Otto da Farmácia (PRB) visitou a choupana do socadinho escriba. Otto, de tradicional família do bairro Cordeiros, cuja UPA leva o nome do seu pai, resolveu seguir carreira política. Na sua primeira eleição logrou se eleger vereador. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
Pré
Agora, Otto que é o único vereador da sigla na região e presidente da Comissão de Saúde na piramidal, afirma que pretende fazer a diferença e lutar para que a cidade tenha uma liderança na Alesc. Por isso seu anseio ao encarar uma disputa como pré-candidato a deputado estadual.
Renovação
Como é do ramo farmacêutico-saúde, afirmou na sua visita à choupana que: “O remédio para a política é a renovação. Como vereador, fiscalizar é uma das formas de respeitar a comunidade”.
