Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Hang


Hang

Entrevistão do DIARINHO, no finde, com o empresário Luciano Hang, da rede Havan, deu a receita do sucesso a quem quiser se dar bem: tino comercial e muito trabalho...

Educação

Não é grande novidade, mas é uma coisa que precisa ser dita mais vezes. Hang defende uma sociedade meritória e um país que invista em educação, o que é uma ótima receita também.

Pau nos políticos

Hang diz que os políticos brasileiros são bem mais ou menos e que o povo escolhe mal. Que funcionário público ganha mais do que ganham os da iniciativa privada e que o custo Brasil está nas alturas. Em tudo isto ele está certo.

Mexer

O problema é mexer nesse esquema que é amparado pela política com a conivência dos poderosos que se servem do poder e até da dona justa, em muitos casos. Ou não?

Certeza

De todo esse cenário descrito, a certeza que pode se ter é que não tem solução fácil e nem salvador da pátria que dê jeito.

Bem distante...

Entre os muitos problemas, um dos piores é a distância de Brasília, física e política. Brasólia fica muito longe do Brasil real, e enquanto isso não mudar, tudo fica mais difícil.

Outro mundo

Nada do que se discute lá diz alguma coisa sobre soluções para o Brasil. De lá só sai notícia ruim, escândalo, e soluções paliativas e perigosas como essa intervenção pelo Exército, por exemplo, que abre precedentes graves. E a atitude extremada não vai resolver o problema da segurança pública.

Mudança de foco

Nesse quadro geral de desesperança, talvez a saída possível esteja nas soluções locais, porque é nos municípios que os problemas ocorrem e, também, onde existem soluções práticas e inovadoras.

Se virando

Os municípios estão tomando conta de questões que seriam de competência estadual e federal e que não são respondidas a contento, como segurança e saúde.

Outra

Mas para dar asas aos municípios e às regiões, uma mudança no atual pacto federativo, que faz com que a maioria dos impostos vá para Brasólia e fique por lá, e que só reserve uma merreca para as cidades, é a grande questão a ser abordada.

Nelinho, chegando...

Na última semana foram muitas as movimentações no gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB). O Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, que foi chefe de gabinete do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini, deve retornar ao comando da chefia de gabinete no dia 26/02.

Tudo bem, tudo bom

O atual chefe de gabinete, Wagner Lúcio da Silva, o Tudo bem, Tudo bom, deve assumir um cargo pomposo na Fecam, onde o burgomestre acabou de assumir como presidente da entidade dos municípios catarinas.

Experiência

Nelinho estaria sendo chamado para contribuir no controle político na piramidal casa do povo, já que detém grande experiência e trânsito no meio político peixeiro.

Num querem

Enquanto vários secretários do paço da Vila Operária aplaudem a ida de Nelinho, dois ou três não aceitam um bagrão com prestígio. Para não lhes fazer sombra, naturalmente...

Cabo de guerra

Os perdigueiros da coluna afirmam que o vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), deve explodir nesse cabo de guerra, e o Jorge Andrade do PPS, lotado no Semasa, deve entrar pelo cano, ops, sambar por conta do nepotismo.

Subindo o morro

Nesta segunda-feira o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), vai vistoriar pessoalmente o início das obras do reservatório de 1,5 milhão de litros que vai levar, depois de décadas de choradeira do povão, água encanada às praias de Estaleiro e Estaleirinho.

Enquanto não vem...

O pop star determinou também que a Emasa atenda pedido da associação de moradores das praias agrestes e utilize caminhão pipa para dar um help enquanto a água encanada não vem.

Creche nova

Na semana que passou o pop star fez a entrega à comunidade de uma nova creche. Mais 140 vagas para os pequerruchos do bairro Municípios da Dubai tupiniquim.

Zerar

Desde o começo de seu governo, Fabrício já abriu cerca de 800 novas vagas e diminuiu 83% a fila por creche. O plano é zerar a fila ainda este ano. Também uniformes e material escolar começaram a ser entregues já no primeiro dia de aula.

Que tiro foi esse?

Não foi só um tiro, mas uma rajada de metralhadora que a galega da capital da pedra e do ex-do tiro ao vereador, Jane Stefenn (REDE), disparou em cima do prefeito médico de Camboriú na primeira sessão plenária da câmara de vereadores da city.

Começou leve

Além da lista de indicações cobrando a “vergonha estampada ao lado da prefeitura” que é o palco da Praça das Figueiras e o abandono completo dos cemitérios municipais, a galega deu nos dedos de outras situações.

Até casinha de boneca...

Jane criticou a empresa de manutenção contratada no governo anterior para fazer as medições para o cálculo do IPTU que estaria cobrando da população até casinha de boneca.

Sobrou...

Na sequência de disparos, Jane engrossou o coro das reclamações sobre o percentual de reajuste proposto por Élcio para o quadro geral. Disse que é o menor desde 2014.

Peça de teatro!

Sobrou até para a peça de uma atriz global que o prefeito quer contratar por R$ 42 mil, mas ao mesmo tempo alega não ter dinheiro para pagar os professores das oficinas da Fundação Cultural.

Que economia é essa?

No arremate, a galega questionou os gastos com o “demite e recontrata” de comissionados que já virou hábito e mandou o último tiro: “eu ajudei o senhor a ser prefeito dessa cidade. Agora, por favor, se ajude administrando essa cidade com responsabilidade”. Ai, ai, que dor!

Podemos peixeiro

Na última sexta-feira, o Podemos, de Itajaí, promoveu um grande encontro organizado pelo presidente municipal, Giovani Testoni, e pelo presidente estadual, Vilson Sandrini Filho. “Momento de trocar ideias, conhecimentos e de confraternizar também,” enfatiza Giovani.

Crescendo

“O partido cresce com consistência em Santa Catarina”, afirma Sandrini. Também marcaram presença os vice-presidentes estaduais Edson Bianor e Carlos Dieter Werner. O deputado Natalino Lázare, representante do partido na Alesc, foi representado pelo jornalista Fabian Lemos. Fotos no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.

Saudades

Vou dizer uma coisa: saudades do Nilton Dauer, o Diabo Loiro na Famai. Saudades do Roberto Pereira na Coordenadoria de Defesa Animal na Famai.

Saudades 2

Saudades do Luiz Carlos Pissetti (PSB), da Susi Bellini (PP) e do futebolista, Nikolas Reis (sem partido, por enquanto...), que continua na piramidal, mas com relação à causa animal, deixando a desejar.

Pegou na corda

Nilton Dauer porque quando estava na Fundação de Meio Ambiente a coisa acontecia. Hoje, tudo bem, vão cuidar da poluição sonora... E, só, cabidão político.

Defesa Animal

No caso do legislativo, Pi7, Susi e Nikolas com apoio do Roberto da Aipra construíram um código de Defesa Animal.

Perfumaria

Hoje, na piramidal, tem uma vereadora que vive fazendo projetinhos de parquinhos (que tem 500 pais da ideia) pra cachorros de madame desfilar na Praça da Beira Rio.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Mundo Corporativo

O fim das desculpas profissionais

Tendência 2026

Charge do Dia

Tendência 2026

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Casos e ocasos

Brasil: 2026 começa com avanços sociais, desafios econômicos e eleições no horizonte

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão




Blogs

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

A bordo do esporte

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

Blog do JC

Bolsonaro, aposta no 13 e ganha na Mega da Virada

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

VersoLuz

 Sonhos Fractais — quando a poesia precisa gritar contra o feminicídio

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.