JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Eleição pra reitor na Univali
Este socadinho escriba leu atentamente a matéria publicada ontem pelo DIARINHO sobre a eleição para o cargo de reitor da Univali. Realmente, depois de muitos anos, teremos disputa para a reitoria da universidade endividada que tem o reitor mais bem pago do sul do mundo.
“Pulou fora”?
Em contato com o SINPRO (sindicato que come a grana dos professores e que nem da Univali é), este escriba obteve a informação de que o “convite” para o tal “debate” só foi feito ao candidato na tarde do dia 14/02, ou seja, com dois dias de antecedência. Tem boi na linha. Ai, ai, ai, me belisca...
Homenagem
Também ontem este socadinho obteve a informação segura de que, no 16/02, às 17h, data para o tal “debate”, o professor Valdir Cechinel Filho, que é candidato a reitor, receberá uma homenagem da Sociedade dos Amigos da Marinha em Florianópolis.
Já estava na agenda
A tal homenagem, cuja cópia do convite chegou às mãos deste socadinho, já estava na agenda do candidato Cechinel desde 07/02. Na ocasião, o candidato receberá uma placa chiquetosa de agradecimento por seu apoio prestado pela concretização do Museu Naval do Centro Cultural da Marinha.
Iguais oportunidades
Passarinhos também falaram a este escriba que as Associações de Professores e Funcionários da Univali enviaram convite para os dois candidatos, já público, possibilitando que ambos apresentem suas propostas nos dias 19 e 20/02, pois dia 21/02 ocorrerá a eleição.
INOVAMFRI
O vereador Níkolas Reis (sem partido, por enquanto...), visitou a choupana do escriba, ontem. O vereador veio falar que assumiu na semana passada a presidência da comissão criada na piramidal para acompanhar a execução dos projetos do INOVAMFRI.
Pá de ações
InovAmfri que, além do Distrito de Inovação, tem uma pá de ações que vão desde a Mobilidade Urbana Regional até um aplicativo de celular que deve integrar todas as unidades de saúde da região em benefício dos mais necessitados.
Suprapartidária
Pra quem acha que pode ter politicagem nisso, Níkolas garante que a sintonia com o idealizador do projeto e presidente do conselho consultivo do INOVAMFRI é total, e que a ideia da comissão é ser suprapartidária e aproximar os técnicos do povão e das entidades das citys da região.
É o que é
E parece que é mesmo. Merece elogio a atitude dos vereadores Eduardo Kimassa (PRB), Neusa Girardi (PMDB), Marcelo Werner (PCdoB) e Rubens Angioletti (PSB), que botaram as questões políticas de lado e elegeram o Níkolas, que já foi do conselho e conhece bem o projeto, como presidente.
Trampo
O principal desafio dos vereadores é convencer os seus pares, as entidades e o povo que paga a conta, de que esse projeto é fundamental para o futuro da região, seja porque vai trazer indústrias limpas e emprego de qualidade, seja porque vai melhorar a qualidade do gestor público. Vamos ver...
No PSB
Perguntado sobre a desfiliação do PDT, ao velho estilo Jundiá, Níkolas desconversou, mas garantiu que sua filiação ao PSB está próxima, aguardando apenas detalhes de agenda.
Sopraram
O que sopraram no ouvido desse escriba temente ao Altíssimo é que a tranquilidade do futuro papai seria porque já passou o prazo para o partido ou outros pedirem o seu mandato de vereador. Será?!
Segurou
O pau tá pegando na terra da cachaça, Luiz Alves. A juíza Ana Vera Sganzerla Truccolo, da comarca de Navegantes, concedeu liminar cancelando os efeitos das sessões extraordinárias de números 9, 11 e 11 no que tange alguns projetos votados na câmara de vereadores, ano passado.
Pedinchou
O pedido foi feito pelos vereadores de oposição. A oposição na terra da ‘água que passarinho não bebe’ é formada por quatros vereadores do MDB e um do PP. Já a situação é formada por cinco vereadores do PSDB, partido do prefeito emplumado, Marcos Pedro Veber.
Questionam
Os parlamentares da casa do povo de Luiz Alves questionam uma série de leis aprovadas nas sessões extraordinárias que vão do IPTU, Cosip, aumento de cargos comissionados com aumento de salários, bonificações de quase 90% sem impacto financeiro, entre outras.
Cadê a creche?
O prefeito da ex-capital do Jet Sky, Leonel “Viajão” Martins (PSDB), anda dizendo pelos cantos que vai revitalizar a avenida Getúlio Vargas, vai prolongar a Beira Mar, iniciar a ponte, fazer isso e aquilo...
Não deu conta
Mas as bocas de tarrafas afirmam que em mais de cinco anos de governo em Piçarras, ele não deu conta nem de terminar uma única obra: a creche do Furado, que mal finalizou o reboco. Oh coitado!
Dinheirama
Acontece que os bocudos ainda alfinetam que o prefeito Leonel estaria mesmo de zoio nos mais de R$ 9 milhões do Fundo de Recuperação da Areia da Praia pra tocar outras ações.
Quase nada
Que, agora, pela lei, pode ser colocado em outras obras. Muitos acreditam, pelo andar da carruagem, que pouca coisa poderá ser vista na cidade com essa dinheirama toda.
