JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Amfri e Fecam
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador Camboriú, Elcio Kuhnen (PMDB), assumiu ontem a presidência da Amfri. O dotô está em sintonia com outro médico, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que nesta semana foi nomeado presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
União
Os dois emedebistas pediram a união de todos os prefeitos em prol do desenvolvimento da nossa região, com a Fecam auxiliando diretamente neste processo.
Três em um
Além de Elcio, os prefeitos de Balneário Camboriú, pop star Fabrício Oliveira (PSB) e o de Piçarras, o leão Leonel Martins (PSDB), foram eleitos, respectivamente 1ª vice-presidente e 2ª vice-presidente da Amfri.
Pré-candidata
Dr. Elcio assumiu a Amfri no lugar da prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a bonitona Paulinha (PDT). Em seu discurso aos colegas prefeitos, a bonitona disse que é pré-candidata neste ano, em busca de uma cadeira estofada na leleia.
Será que será?
Os bocudos se perguntam se Paulinha, como deputada, faria projeto pra aplicar uma taxa de preservação ambiental pra todos os turistas que forem aos municípios turísticos da região ou da Santa & Bela. Arreda, cambada!
Datafolha
Pesquisa Datafolha publicada esta semana mostra números do cenário eleitoral. Bolsonaro, segundo a pesquisa, está na frente no primeiro turno e a briga é de foice para saber quem disputará com ele o segundo turno.
Cenário
Sem Lula no páreo, Bolsonaro varia de 18 a 20% das intenções contra variação de 11 a 13% dos candidatos Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes. Com Lula no páreo, só dá ele, com variação de intenção de 34 a 37%, sempre com Bolsonaro em segundo por volta de 17% de preferência.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos (Bolsonaro, Alckmin e Marina) com diferença de 15 a 17%. Sem Lula, o segundo turno é embolado e apresenta empate técnico nas simulações entre Bolsonaro, Alckmin, Marina e Ciro Gomes. Observação: a eleição vai para segundo turno e é ali que vai ser decidida.
Conclusões
Meio cedo ainda para previsões, mas os números mostram que Bolsonaro estacionou e que a preferência do eleitorado por Lula, caso ele concorra, tende a unir forças para acabar de vez com a sua candidatura, especialmente das forças ocultas que tremem e espumam ao ouvir seu nome.
Outra
Sem Lula, a eleição está aberta e o bicho papão Bolsonaro mostra que não é tão forte assim. Mesmo com empate técnico, perde por 2 pontos se seu adversário for Alckmin, e perde por 10 pontos se for pra segundo turno com Marina Silva, que, nesta simulação, mostra que chama para si os votos de esquerda.
Previsão
Fiz uma simulação de apostas entre alguns metidos a sabichões com quem conversei tendo por base a pesquisa Datafolha e os palpites são de que “eles não vão deixar Lula concorrer” (seja lá quem for esse “eles”). Dizem que Bolsonaro, que tem grande número de seguidores aqui na Santa & Bela Catarina, vai se dissolver na campanha. Então, é esperar pra ver.
Silêncio
Os brizolistas peixeiros não se pronunciaram, ontem, sobre o pedido de desfiliação do vereador Nikolas Reis do PDT, divulgado pelo presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), que fez questão de dizer que Nikolas tinha o seu apoio.
Um e meio
Com a saída de Nikolas, que deve se filiar no PSB de Paulinho Bornhausen, o PDT peixeiro, comandado por Marcelo Saldré, ops, Sodré, vai ficar com um vereador e meio no legislativo peixeiro. Isso porque, tem o Fernando do Ônibus e o próprio Paulinho que nunca deu bola para Marcelo.
Motivos
Nikolas, desde o princípio, isso foi antes da eleição quando seu nome era aventado para ser candidato a vice-prefeito com Volnei Morastoni, declarava que não tinha como. Nikolas quer ser candidato a deputado estadual e, Saldré faz cara de paisagem. Daí Nikolas resolveu sair.
Sumido
Quem anda sumido é o exhomem dos galináceos e ex-prefeito Jandir Bellini (PP), considerado um dos nomes mais fortes para a disputa à leleia. Jandir tem dito que não será candidato. Mas como raposa velha na política, sabe que neste momento o não pode virar sim...
10 milhões!
Senador Álvaro Dias, do Podemos/PR que é pré-candidato à presidência da República, renunciou a aposentadoria ofertada aos ex-governadores do Paraná que hoje oscila em R$ 33 mil. O quê Dias deixou de receber nos últimos anos, hoje representam mais de R$ 10 milhões!
