JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Subindo pelo cano
Linguarudos de plantão do Semasa, em manifestação à coluna, afirmam que a Lei Federal 9.069 obriga o reajuste da tarifa de água e que não majorar o valor seria considerado um crime contra a Lei de Responsabilidade fiscal.
Tudo de uma vez
Afirmam que o índice desde a criação da autarquia, há 15 anos, é o IPCA e que o aumento de 10,66% é o índice acumulado desde o último aumento, em novembro de 2015. Os áulicos, puxas do Semasa, se gabam que não foi aplicado “nem um centavo a mais.”
Menor, garantem
E dizem que, apesar desse aumento, o Semasa continua cobrando uma das menores tarifas da Santa & Bela. Um dos problemas será repassar isso, purexemplo, para o outro lado da vala, onde a autarquia Sesan compra a água do Semasa e a repassa ao consumidor final.
2,80%
A agência reguladora de Navegantes é a ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento -, que autorizou o município a repassar aos consumidores o índice de inflação de 2017, ou seja, 2,80%.
Não sabiam
Consta que Navegantes não teria sido informada sobre o aumento até porque o decreto no dia 28 de dezembro, no apagar das luzes de 2017, não demonstrava a razão da majoração neste patamar.
Justifica-se
O interesse da prefa navegantina, segundo a procuradora do município, Beatriz Ramsdorf de Souza, se justifica por conta de existir um TAC que exige fluxo e melhor qualidade da água vendida e, também, pela possibilidade do aumento ser repassado aos consumidores navegantinos.
Turbidez
Já com relação à turbidez, segundo as línguas frouxas do Semasa, seria decorrente da água estar extremamente barrenta, o que prejudica e impossibilita a coleta da água para tratamento. Quanto à água suja que vira e mexe deságua nas torneiras das casas peixeiras, juram que é por conta de canos sujos.
Tudo de uma vez?
O problema é dar na espinha do consumidor um aumento que, segundo o pessoal do Semasa, tá acumulado desde 2015, quando teria rolado o último reajuste. Como é que em Navegantes o reajuste é só 2,80%? Como vão repassar para o outro lado?
Não engrenou
Na Dubai Brasileira uma turma nos altos da Dinamarca reclama que o ex-vereador Ary Souza (PPS) não deslancha em nenhuma função do governo do prefeito e cantor pop, Fabrício Oliveira (PSB).
Mudo
O dublê de Barak Obama, Ary, começou na pasta da articulação governamental, afinal, foi vereador, mas em poucos meses de atuação não articulou nada e pouco trouxe de benefícios ao governo na câmara. Saiu mudo como entrou, caceteiam os bocudos. Arreda, infelizes!
Chance
Após a passagem pela articulação, o advogado recebeu a incumbência de ir para a Compur, a companhia de urbanização da cidade, resolver o problema do estacionamento rotativo na city.
Pepino
Ary ficou com o pepino no colo o ano inteiro e no final teve que ver o Tribunal de Contas cancelar a licitação, cheia de irregularidades, o que deixou a cidade sem estacionamento rotativo em plena temporada de verão.
Buracolândia
Ainda na Dubai Brasileira, comerciantes, moradores e turistas não estão mais aguentando os buracos por toda a city. É tanto buraco que alguns orifícios aguardam no acostamento pra entrar na pista.
Lua tupiniquim
Agora com asfalto licitado novo na mão, a turma não aguenta mais a demora do governo em pavimentar e consertar as cagadas da senhora chuva. No centro de BC, as travessias elevadas ainda do governo Periquito estão com mais buracos do que a Lua.
Mega operação
Por outro lado, o prefeito pop star está se mostrando preocupado com os bueiros entupidos. Na sua rede social, ontem à noitinha, FO garantiu que vai cuidar dos bueiros entupidos na city, numa mega operação.
Loteamento
Já a vereadora grandona e bonitona vereadora Juliethe Nitz (PR) protocolou indicação na casa do povo, pedindo para contratar várias empresas de limpeza de tubulações.
Acredita
A moça acredita que várias empresas contratadas ao mesmo tempo, espalhadas pela city em lotes, devem fazer a limpeza das tubulações mais rapidamente e com maior eficiência.
Nova operação
A movimentação do porto peixeiro deve aumentar consideravelmente neste ano. Fruto de uma série de fatores políticos liderados pela administração municipal.
Red Bull
Recentemente, por exemplo, empresários da importação comemoraram com o prefeito Volnei Morastoni o fato de Itajaí passar a receber 100% das cargas da gigante Red Bull, que antes operava pela Portonave.
Mais contêineres
A movimentação da Red Bull é de cerca de 500 contêineres por mês, vindos da Áustria. A carga já tá desembarcando aqui desde o início deste mês.
Mérito
Mérito do governo municipal em tratativas com o operador logístico da Red Bull. A empresa, diga-se de passagem, já vinha namorando o porto de Itajaí por facilidades logísticas.
Direto do mar
Por falar em porto, a vocação náutica de Itajaí fica mais evidente a cada dia. A prefa tá se empenhando para fazer desta Volvo Ocean Race uma edição histórica. A expectativa é de várias atrações inéditas.
Marinha na área
Um linguarudo já soprou aqui nos meus zovidos que deverá ter apresentação da Banda da Marinha e o 5º Distrito Naval será transferido pra Itajaí durante a regatona. Até o Cisne Branco vai aparecer. As conversações rolaram esta semana, entre o comando da Marinha, o prefeito Volnei Morastoni e o secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Thiago Morastoni, que está à frente das tratativas.
Poderosa dos iates
Eventos como esse têm feito brilhar os olhos do empresariado. Tanto que recentemente o agora secretário Thiago levou ao gabinete do prefeito representante de uma poderosa do ramo náutico.
Sete chaves
A empresona, cujo nome é mantido a sete chaves, fabrica embarcações de luxo e estaria mais do que interessada em se instalar na nossa náutica city peixeira.
Acertado
A licitação pra contratação de um software espião ao custo milionário de mais de R$ 2 milhões já foi adjudicada pela secretaria de Planejamento da prefa peixeira. O Observatório Social esteve no pregão no ano passado e teria se manifestado em buscar a dona Justa pra que não fosse homologado.
Previu
Como a coluna previu, a agência publicitária melhor colocada pra gerir a conta de publicidade da prefa peixeira este ano é a que fez a campanha do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB). Só não consegui, ainda, prever os números da Mega-Sena.
