JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não precisa
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Professor universitário e historiador na Fundação Cultural de Brusque, Allison Castro, que é pré-candidato a deputado estadual do PSol pela região de Brusque e Itajaí, visitou a choupana do socadinho [/caption]Vereador Rubens Angioletti (PSB), junto com outras excelências excelentíssimas, mesmo com a aprovação de 12 votos favoráveis e oito contrários ao aumento do IPTU, descobriram uma forma de não repassar o valor à população.
Decidir
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), pode decidir quanto vai mandar de aumento em 2018 e nos anos seguintes. Na lei consta apenas os limites máximos de 15% para construções e 20% para terrenos baldios, durante vários anos até corrigir o valor do metro quadrado na city peixeira.
Ou seja...
...isso quer dizer que se o burgomestre VM quiser, pode repassar apenas a correção da inflação como os vereadores que votaram contrários haviam proposto com uma emenda de 7% para terrenos e 5% para construções. Os vereadores teriam encaminhado ofício ao executivo informando sobre o fato.
Agora vai
Prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), da Maravilha do Atlântico, assinou contrato com a empresa vencedora da licitação para a continuação da Quarta avenida. A obra, que estava parada há três anos, começa na semana que vem.
Pé no asfalto
Também na semana que vem recomeça o asfalto nas ruas da Maravilha do Atlântico. A requalificação das vias inicia pela rua Edgar Linhares, no bairro Nova Esperança.
Estarrecedor
Tristeza total com a morte da liderança indígena e professor Marcondes Namblá, em Penha, na virada do ano. Ele, humildemente, vendia picolé na cidade. A selvageria que causou sua morte demonstra a quantas anda a sociedade.
Delegacia fechada
Lamentável, também, a única delegacia de polícia da capital do marisco estar fechada, em recesso. Só no dia posterior ao brutal assassinato é que começou a ser investigada a morte pela polícia civil de Piçarras.
Cobrar
O prefeito Aquiles Schneider, que é do partido do vice-governador, Pinho Moreira, o PMDB, tem que cobrar com energia que a delegacia permaneça aberta em plena temporada.
Prevenção e agilidade
Conter a onda de assaltos, principalmente na temporada, quando milhares de turistas aportam nas citys e também aparece uma pá de criminosos. Policias a postos trazem prevenção e agilidade nas investigações.
Zap-zap
Na coluna de ontem saiu que o prefeito ‘cabeça lustrada’ Emilio Vieira (PSDB), em Navegantes, atende pessoalmente seu celular. No mesmo tópico coloquei que ele não tinha celular, na verdade, ele não usa mais o zap-zap, alegando que ou ‘governa ou lê mensagens. Feito o reparo.
Luciano Hang
Expectativa para o ‘anúncio político’ do careca Luciano Hang, dono da poderosa rede de lojas Havan, hoje na capital do tecido e da pronta entrega, Brusque.
Saiu
Luciano era filiado ao Manda-brasa da cidade de Brusque desde 1985, mas decidiu se desfiliar. Seu caminho pode embaralhar ainda mais a sucessão do atual governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD). É aguardar...
Israelense
Ninguém sabe se é verdade, mas contam que lá pelos idos de 2007, o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), usava um celular impiçado que era israelense e que teriam dito que era a prova de grampo. Deu no que deu...
Sumiu tudo
Leitores destas mais do que estrebuchadas linhas, em contato com a coluna, dizem que a coisa mais difícil do mundo neste recesso da piramidal casa do povo é encontrar uma excelência excelentíssima na city peixeira. A grande maioria foi curtir em outras paragens..
Eu morro e...
Não foi apenas o secretário de Saúde, Celso Dellagiustina, que veio de Rio do Sul. Importaram até os editais. No site da secretaria de Saúde, colocaram que era pra acompanhar o edital no site da prefa de Rio do Sul, ao invés de Itajaí. Phode?
PSDB de luto
A morte do dirigente político barra-velhano Caéte Bittencourt, presidente do Pa terra do pirão e ex-prefeito da cidade de Barra do Turvo, no estado de São Paulo, entristeceu a cidade e o meio politico.
Órfão
Caéte não deixou apenas órfão um partido que precisa crescer na cidade, mas complicou as possibilidades de o PSDB local conseguir uma cadeirinha na câmara de vereadores na primeira janelinha de troca-troca de partidos.
Vitimado
Isso porque Caéte, que faleceu vitimado por um câncer, aos 61 anos, poucos dias antes do Natal, era um cacique de responsa. Mano do ex-prefeito Celso Bittencourt (PMDB).
Agregando
O emplumado vinha agregando forças em torno do crescimento do PSDB, que saiu com o filme queimado depois dos rolos envolvendo os tais Irmãos Metralhas, ainda no governo de Samir Mattar (PMDB).
Marcar horário
Caéte vinha juntando cacos do ninho tucano, filiando lideranças e fazendo trabalho de formiguinha para levantar o PSDB de novo, e negociava a vinda do atual presidente da câmara, Alex Palmital, hoje no PSD.
Não troca
Alex teria dito a amiguinhos próximos que, sem Caéte, não troca mais de legenda. O ninho tucano agora será presidido pelo advogado Jair Bernardo, que era o vice de Caéte no diretório dos emplumados.
