JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Brasólia
O prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni (PMDB), concluiu a agenda da semana lá na capital federal, Brasília, com boas notícias pra city peixeira.
Ampliar
Além das conquistas na saúde, já noticiadas por este socadinho escriba, o barbudinho vai ampliar o número de pessoas que serão atendidas com o programa Minha Casa, Minha Vida.
Habitação
Junto ao Ministério das Cidades, Volnei conseguiu a aprovação pra aumentar de 223 pra 400 o número de unidades de um novo loteamento popular. A obra financiada pelo Governo Federal será no Jardim Esperança, e receberá pessoas que estão em áreas irregulares.
Volvo
O prefeito também tratou de intensificar os preparativos pra receber pela terceira vez a Volvo Ocean Race. Volnei se reuniu em Brasília com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, pra tratar da divulgação do evento em nível nacional. Afinal, Itajaí é a única cidade do país e da América Latina a receber uma parada da regatona, em abril de 2018.
Cultura nos Correios
No que diz respeito à arte e à cultura, o prefeito de Itajaí também dedicou especial atenção ao assunto. Morastoni esteve na sede nacional dos Correios e discute maneiras de o imóvel abandonado no centrão da cidade ser destinado ao município.
Centro cultural
A proposta é de instalar um centro cultural por lá. Uma nova reunião sobre o assunto já está agendada e seria uma boa, pois hoje o espaço nobre é ocupado por moradores de rua e usuários de droga.
Célia do Elói
Circulou publicação no dia 17 último, no Jornal do Munícipio, onde o prefeito barbudinho Volnei Morastoni cancelou a licença sem vencimentos da vereadora Célia Regina da Costa, a Célia Filha do Elói (PSD), reintegrando-a aos quadros da secretaria de Educação como professora efetiva.
Das duas uma
Ou Célia se mantém vereadora e volta para sala de aula em horário normal de trabalho, ou especula-se que assuma algum cargo optando por seus rendimentos agregados de possíveis gratificações.
Clayton
Na segunda opção, a bancada governista terá como apoio o primeiro suplente, ex-vereador, o engomadinho Clayton Batschauer (PSD), que exerce cargo na Agência Regional de Itajaí.
Polêmicas
Desde que VM mexeu no seu primeiro escalão, removendo da piramidal o barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni (PMDB) e Fabrício Marinho (PPS), a paz tem reinado nas sessões. Obviamente que até o momento não houve nenhuma votação polêmica.
Desvantagem
Alguns perdigueiros apostam que em caso de a cobra fumar, a oposição tem muito mais conteúdo e condição de dominar o debate. Clayton seria, nos sonhos do barbudinho, uma espécie de tampão para essa desvantagem governista. Inclusive, assumindo como líder do governo.
Saindo do ninho
Esta semana o ex-prefeito da Maravilha, o homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), deu uma polêmica entrevista na TV Panorama e lascou o pau no governo do prefeito atual, o pop star Fabrício Oliveira.
Ironia
Pirica abriu o verbo e disse que deixou dinheiro no caixa da prefa e que se o prefeito atual não quer trabalhar, ele quer. Faladores da Maravilha garganteiam que o ex-prefeito ave, agora secretário da ADR de Itajaí, resolveu ser amiguinho íntimo do seu histórico inimigo Leonel Pavan.
Destrata
Num vídeo de 2009 - assista no blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc -, Periquito destrata uma equipe da TV Panorama, dizendo: “Para a Panorama eu não dou entrevista” e depois lasca em cima do repórter:” Você é um sacana, você é um pilantra” e finaliza com um recado ao chefe da TV.
Pauleira
“Vocês fazem terrorismo, você é um pau mandado de um vagabundo, sem vergonha, vocês fazem terrorismo”, disse Periquito na época sobre o atucanado Leonel Pavan.
Não dar bola
Um figurão, apoiador do governo Fabrício, já acha demais dar mídia para o Pirica e sugere que o governo deve cagar e andar para as abobrinhas ditas pelo ex-prefeito que parece estar num caso de bipolaridade política.
Rejeição
Para muita gente, Periquito foi o maior derrotado das últimas eleições. Sua candidata, Jade Martins, fez meros nove mil votos e os adversários fizeram juntos mais de 50 mil votos.
Na tetinha
A ex-prefeita de Camboriú, que há poucos meses pegou cinco dias na Canhanduba por supostamente atrapalhar investigações da GAECO, loirosa Luzia Coppi, e seu ex-vice, Milton Antônio, já arrumaram suas boquinhas públicas.
Tucanização...
Luzia agora é funcionária da ALESC, no gabinete do tucano deputado Marcos Vieira. Já Milton Antônio é mais um tucano abraçado pelo governo Fabrício Oliveira. A tucanização da prefa continua.
O ex-candidato a vice-prefeito de Itajaí, Artur Ama todo mundo de Jesus (PSD), recebeu, ontem, a visita de dois líderes do meio rural do São Roque, Ronaldo, popular Piava, e Artino. Será que será que Artur pode ser candidato em 2018? Hummmm...
