JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Guerra pelos transatlânticos
Na Maravilha do Atlântico, segue a guerra dos transatlânticos. De um lado o faraônico projeto BC Port, que prevê investimentos de R$ 400 milhões para construir um porto com shopping e hotel em cima do mar. Do outro lado, o Atracadouro Barra Sul, do poderoso Júlio Tedesco, que nesta terça-feira recebe o primeiro naviozão da temporada 2017/2018, com 20 paradas no total.
Perseguição
André Guimarães, o todo poderoso do BC Port, é um prático e nos últimos meses trava uma batalha com Júlio Tedesco, empresário da Maravilha que tem a Marina Tedesco, o Teleférico e recentemente o direito de recepcionar navios fundeados na praia Central. Tedesco está desde os anos 1950 empreendendo na city. Guimarães chegou agora, mas chegou chegando.
Na Câmara
Na semana passada, em reunião organizada pelo vereador Quero-Quero Achutti, o empresário Júlio Tedesco apresentou as 23 licenças para a exploração do turismo náutico na city.
Loucura!
Na sua fala, o empresário desabafou sobre ameaças e ligações de madrugada que recebeu de André Guimarães, que tentou vender o projeto BC Port ao empresário. Júlio disse que seu jurídico tomará providências contra a alopragem do novato.
Zap-Zap
Já num grupo de zap-zap, André Guimarães largou impropérios ao empresário e também ao prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), o chamando de “Porteiro de Boate”.
Afundando
Para muita gente, o projeto BC Port de André Guimarães é lindo e maravilhoso, mas muito caro, e não teria retorno à city. Outros dizem que a agressividade de André e seu séquito têm botado o projeto BC Port no lixo.
Audiência da Fatma
O BC Port e seus sócios realizam nesta terça-feira, no Cine Itália, junto com a Fatma, uma reunião pública para a apresentação dos estudos de impacto e também do projeto à comunidade.
Inimigo
O BC Port anda apostando todas as fichas numa possível bênção da Fatma, mas me parece que isso não irá acontecer. O problema mesmo é segurar a ira de André Guimarães e seus seguidores. Se você é contra o projeto deles, você é um inimigo, esbravejou um perdigueiro da coluna.
Treta e Cartório
Nos últimos meses, com a entrada do governo Fabrício, André tem criado polêmicas que até envolveram o cartório de protestos da esposa, localizado na avenida do Estado Dalmo Vieira.
Brigou
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), brigou por uma área que o cartório andou invadindo. Área pública! A coisa foi tão feia que o casamento do prático quase foi pro beleléu.
Marcelo Sem Teto, ops...
O vice-prefeito de Itajaí e chefão do Semasa, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), no fim de semana último, atacou de Sem Teto do outro lado da vala, em Navega-City.
Prometeu
Sodré deu discurso na invasão conhecida como Nova Canaã e Monte Sião que vive sob ameaça de despejo. Sodré prometeu instalação de luz elétrica aos membros da organização da invasão. Ai, ai, ai que dor!
Pera lá
O vice-prefeito peixeiro, antes de ser candidato a deputado federal, tem compromisso com Itajaí, bem como, pode se enrolar politicamente apoiando um movimento que tomou posse de áreas que tem dono.
Éticos e morais
A questão se o movimento é legítimo ou não é outra conversa. Mas se meter em confusão lá do outro lado da vala pode lhe trazer problemas éticos e morais.
Sem...
Se Saldré, ops, Sodré, fosse um cidadão comum na busca de uma eleição, ainda vá lá. Mas ir à city vizinha apoiar invasões, enquanto é vice-prefeito, juramentado diante da Constituição, fica fácil entender que a busca pelo voto vale tudo.
...Noção
Isso sem falar que gestor de água e esgoto prometer luz elétrica é meio controverso, né não? Quem diria que Saldré iria sair por aí, fazendo tal coisa, parece que vai ser chamado de MST: Marcelo Sem Teto ou seria sem Noção? Espie fotos no blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc
InovAmfri
O prefeito barbudinho de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), esteve ontem na capital manezinha participando da prestação de contas do InovAmfri, que tem como uma das frentes de trabalho as construções de centros de inovação em toda a Santa & Bela.
Todo mundo lá
O evento contou com a presença de várias autoridades, como o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, e o ministro de Inovação, Gilberto Kassab.
Termo de compromisso
Itajaí é um dos municípios contemplados com um centro de inovação, obra realizada em parceria com o governo estadual e com gestão da Itajaí Participações.
Compromisso
No encontro foi assinado um termo de compromisso com as entidades que já confirmaram que vão integrar o empreendimento pra impulsionar a inovação na região.
Início do distrito
As parcerias foram captadas pela Itajaí Participações, frequentemente contestada pela oposição. Esse é apenas o começo de um grande distrito de inovação. É o que o prefeito Volnei chama de “uma ponte para o futuro” que irá complementar o desenvolvimento do município e toda a região.
Confirmados
Univali, UFSC, Sebrae e Acate já confirmaram que estarão presentes no centro de inovação peixeiro, sejam como incubadoras pra novas empresas ou como aceleradores de ideias que já estão no mercado. Até a poderosa Microsoft foi convidada a fazer parte do espaço, em viagem feita por Volnei a Israel
