JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ki-Massa
Fontes da coluna garantem que decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina, na segunda-feira, teria rejeitado o recurso à decisão em primeira instância que cassou o mandato do vereador peixeiro, Eduardo Ilto Gomes, o Eduardo Ki-Massa (PRP). O acórdão deve ser publicado hoje.
Ki-Dor
Massa deve recorrer e tentar um efeito suspensivo. A acusação é da compra de votos. Pra quem não se lembra, Ki-Massa foi quem roeu a corda e derrubou a eleição da Mesa Diretora da piramidal casa do povo, no início do ano. Teria dado a sua palavra e depois pulou o tambor.
PP oposição
O Partido Progressista peixeiro se declarou oposição ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) em decisão da executiva e do diretório da sigla na última segunda-feira. Estavam presentes os vereadores Tristonho da Grade e Fernando Pegorini. Calinho Mecânico e Murilo Pereira não participaram da decisão. Hummmm...
Sinais
Na prática, a aproximação de alguns partidos e lideranças da city itajaiense, predominantemente provocada pela nova geração da política peixeira, tem mexido e muito com a estrutura cansada do governo do paço da Vila Operária.
Ajudando
Os grupos que vem se organizando, graças à intransigência e autoritarismo político do governo e seus representantes, está formatando uma frente renovadora, de ideias organizadas e de boas práticas comprovadas.
Foge
Segundo analistas sabichões, o governo, ao impor a força, poder econômico e administrativo para calar o debate em torno de uma agenda programática, feriu valores básicos de convivência pacífica e de embate natural de ideias. Toda forma de autoritarismo revolta as bases da representação social.
Já sabíamos
Era mais do que certo que o governo, uma hora, iria ver sua base ruir por conta desse comportamento. A própria coluna deste pançudo escriba alertou que a gestão política vinha sendo mal praticada por uma relação empregatícia e subalterna imposta à piramidal pela prefa. Só não viu quem não quis.
Unidade
O que mais preocupa o governo não é a união da oposição, mas sim a causa que os une neste momento. Uma frente parlamentar contra a arbitrariedade e a favor de uma agenda que atenda com independência a demanda social da cityé uma bandeira legítima, justa e coerente com o que se clama na conjuntura política que vive esse nosso Brasilzão.
Por que quis
O governo errou porque quis. Foram alertados por resultados e por análises que previam um cataclisma político. O governo se pautou por ressentimento, ódio e por comportamento mimado de quem achou que era o filho do dono do mundo.
Esperança
O grupo que tomou a decisão de ouvir o povo pode nos tirar definitivamente da crise de liderança que vivemos há décadas e nos colocar novamente no rumo da esperança pelo desenvolvimento.
Arco de alianças
Com o amadurecimento do PSDB, as decisões dos progressistas, a relação com o PR e lideranças independentes que contribuem com a concordância de conteúdo coerente e sustentável, vem transformando naturalmente o debate em algo tangível, onde se constrói o que faltava. Esperança.
Coletivo
Como sempre deixei claro nestas linhas: a renovação que Itajaí precisa era de ideias, a idade pouco importa. Uma pena que hoje isso aconteça do lado de fora do executivo, uma pena que os mandarins da prefa sejam contra por puro interesse eleitoral e por projeto personalista.
Inimigos
Há figuras que empregam uma política clientelista e autoritária, digna dos tempos do pau de arara, respeitando apenas seus currais enquanto os demais são “inimigos”. Pessoas que trocaram a agenda da city por um plano de poder a qualquer preço.
Ressureição
A Marejada voltou ao calendário das festas de outubro em grande estilo. Uma festa que recomeça popular, bonita e confortável, que busca seu lugar ao sol no roteiro turístico catarinense.
O que não deu certo?
Nas versões anteriores, a Marejada sempre esteve muito atrelada, e por consequência, sabotada, seguindo uma tendência, onde confundiram social com representação popular. Virou uma quermesse.
Gastronomia
A gastronomia pode consolidar a Marejada como uma referência nacional. A gastronomia do mar é um diferencial nacional, de um país que é predominantemente agro.
