JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Peças se movendo
No fim de semana os papos rolaram em torno dos primeiros sinais relativos a 2018. A classe política peixeira discute possíveis formatações para a disputa, principalmente de candidatos a estaduais e federais pela city.
Chapa ética
Alguns governistas andam pra lá de assustados com a súbita aproximação do vereador bonzinho Edson Lapa (PR) e minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB).
Simpatia
Dizem os mais atentos que a dupla pode dar certo devido ao perfil ético que se encaixa sem divergência. Ambos se sustentam na própria história e são exigentes nas companhias. O que pode ganhar mais facilmente a simpatia do sacudo eleitor peixeiro.
Crise
Enquanto isso a crise no governo principalmente no campo político piora cada vez mais. A gestão Morastoni caminha para nove meses, ou seja, com idade para ter nascido, mas politicamente ainda encontra barreiras.
Culpa dele
Figurões jurássicos da política sentenciam para quem quiser ouvir que a liderança na piramidal casa do povo do vereador barbudinho júnior, Thiago Morastoni está prejudicada praticamente de maneira irreversível. E, o caminho seria Thiago ocupar um cargo no governo do paço da Vila Operária.
Conjuntura
Dizem ainda que a conjuntura exige uma mudança drástica de relações entre poderes executivo e legislativo, sob pena de as coisas não avançarem mais e o clima do salve-se quem puder se instalar de vez.
Agenda positiva
O prefeito interino Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), está empolgado com a semana que se inicia com uma agenda a ser cumprida, prometendo resultados nessa sua breve passagem.
Curto reinado
Mesmo que encontrando o gabinete esvaziado pela assessoria do prefeito barbudinho, o líder brizolista deve aproveitar o povo que lhe cerca para executar a tal agenda em tempo hábil de encerrar a semana com um saldo significativo. Temas como o segundo Conselho Tutelar e alguns projetos de lei devem dar destaque ao curto reinado.
Naviozão na área
A city peixeira recebeu na manhã de sábado o navio liberiano San Vicente, o primeiro da linha Ásia a atracar no nosso porto após a recuperação do importante serviço. O grandão de 300 metros de comprimento por 49 metros de largura, da Hamburg Süd, movimentou cerca de 700 contêineres e simandou no fim da tarde.
Recuperação portuária
Com o retorno da rota asiática, a movimentação no porto de Itajaí deve crescer cerca de 20%. Já a partir de abril do ano que vem, com a conclusão da bacia de evolução, os números subirão pra até 40% a mais de cargas chegando e saindo do nosso terminal.
Navios maiores
Hoje, as escalas da linha Ásia são quinzenais, já que seis dos 13 navios operados pela linha têm mais de 306 metros de comprimento e ainda não podem ser manobrados no complexo portuário. Depois da bacia de evolução pronta, Itajaí poderá receber navios maiores, de até 336 metros, o que deve garantir mais 4 mil contêineres ao mês no porto peixeiro.
Tá melhorando
Não se pode negar que o governo do prefeito Volnei Morastoni tem priorizado e conquistado melhorias e investimentos pro porto de Itajaí. E sempre que o porto tá bem, a economia da cidade e as pessoas também são beneficiadas.
Bob descandidatou-se
Bob disse na solenidade de aniversário de Navega-City que não é candidato em 2018 e nem em 2020. O que deixou muitos políticos que pretendem ser candidatos a prefeito aliviados – resta saber quem Bob apoiará, afinal ele têm muitos, muitos votos e respaldo com a população do outro lado da vala.
Samuel cresce o olho
O atual presidente da câmara Samuel Paganelli (PSDB) brilhou os olhos azuis com a declaração de Bob e afirmou que será candidato a prefeito na próxima eleição.
Caixa amplificadora
E o vereador Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho (PMDB), que poderia crescer e atrapalhar os planos de Samuel é o seu principal aliado mas, de acordo com os metidos analistas políticos de Navega, Cirino virou uma caixinha amplificadora do Samuel.
Já é oposição
Cirino propaga todos os pensamentos do amigo presidente que já é oposição, mas não pode expor declaradamente, afinal ainda é filiado ao PSDB. Os linguarudos de plantão dizem que Cirino é usado, principalmente na hora de brigar com os desafetos de Samuel.
Com unhas e dentes
O cenário político de Navega está pra lá de confuso: os atuais mandatários parecem ter perdido o controle do legislativo. As bocas de caçapa lascam que o prefeito Emílio Vieira (PSDB) e o vice, que ocupa a cadeira de prefeito interino, Donizete José da Silva (PSB) não simpatizam com Samuel.
Num parece
Mas não é o que parece. O ex-vereador Alcides Reis Pera, o Cidinho/Hugo Chávez (PSL) é uma peça decorativa na Saúde. Afinal, todos os cargos de confiança ainda são de Samuel.
Manda mais
O principal homem de confiança do presidente, o Rômulo Pereira é secretário adjunto e manda mais que a atual secretária de Educação Regina Célia Correa, que numa mão leva o Rômulo e na outra um rosário.
Revoltado
Os linguarudos debulham que a Regina tem revoltado muita gente com a sua gestão. Dizem ainda que Regina só não caiu ainda porque Samuel é o seu padrinho e protetor das horas difíceis e o prefeito Emílio atende todos os pedidos de Samuel. Imagina se gostasse, hein?...
