JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Demorô
Graças ao Pai eterno a greve dos conferentes chegou ao fim. Consenso entre as partes e um prejuízo milionário para o porto, a cidade, a empresa e os trabalhadores. No final das contas, o que deveria ser decidido entre a APM Terminals que alugou os berços e os trabalhadores estava pra lá de politizado.
Exemplo
Aliás, tem que parabenizar o deputado barbudinho Volnei Morastoni (PT) e o prefeito Jandir Bellini (PP) que trabalharam juntos em prol de uma solução. Sem querer jogar lenha numa fogueira que está esfriando, é bom ver que o mundo mudou. E a ignorância de muitos em defender determinados pensamentos em nada contribuiu para este processo.
Papagaio de pirata
Nesse imbróglio todo da greve dos conferentes, não vi a participação do deputado federal Décio Lima (PT) pra ajudar na mediação do conflito. Até parece que ele só dá as caras quando aparece ministro por estas bandas peixeiras e fica igualzinho papagaio de pirata posando pra foto junto com o abobrão.
É na quinta-feira, tá bom?
Tem peixeiro que trabalhou em shows da Marejada deste ano que ainda não teria recebido o faz-me-rir da secretaria de Turismo. Toda vez que procura pra receber o que lhe é de direito, recebe a resposta de que a prefa ainda não depositou a grana e será na quinta o pagório. Acontece que essa quinta-feira nunca chega...
Corrida eleitoral
Os comentários nos corredores da Univali sobre a eleição do próximo reitor dão conta de algumas candidaturas pra disputa do cargo mor da nossa universidade. Segundo os bocudos de plantão, o primeiro sinal de uma provável candidatura deverá surgir da mega estrutura da Secretaria Executiva, que é comandada pelo professor Mércio Jacobsen.
Sonolentooooooo...
Outros nomes, provavelmente, deverão surgir nos próximos meses. Mas, se essa opção for referendada, deixará muita gente coçando as cacholas. O problema, dizem, é que o fessor Mércio anda meio cansado, meio sonolento e tem tido dificuldades pra acompanhar a velocidade da sua equipe e da própria Univali.
Sim ou não
Ainda segundo os linguarudos, para ser reitor da Univali, o Mércio, que é ex-reitor aposentado da Furb, teria que verificar junto aos seus pares se eles o consideram um ativo-circulante ou não-circulante.
Não sisquece
O deputado federal Esperidião Amin (PP) garantiu que não vai se esquecer do Parque do Atalaia, em Itajaí, quando chegar a hora das emendas ao Orçamento da União. Mudando de saco pra mala, o turco careca diz que levou um agradável susto com a posição do governador Raimundo Colombo (PSD) em matéria de política salarial. Chega a dizer que é um de volta para o futuro...
Asfalto quente
Outra questão que deve dominar o cenário nesta semana que se inicia, segundo Amin, é a concessão da BR-101 Norte e seus descaminhos, desde as laterais (marginais), entre Camboriú, Itajaí, até o contorno da Grande Floripa. O relatório do TCU, de 9/11, é devastador, enfatiza Amin.
Camelódromo
Há também quem diga que a casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, administrada pelo Anjoletti, está transformada numa verdadeira casa da Irene. Diferente da administração passada, hoje se comercializa de tudo pelos corredores. Desde uma lanchonete ambulante, joias, camisas made in Paraguai e outras coisitas. Enfim, uma verdadeira zona livre.
Preju danado
Através de uma auditoria descobriu-se um baita furo na folha de pagamento da prefa do Pirica, que deixa um rombo anual de alguns milhões nos cofres públicos. A falha estaria ocorrendo desde a época em que o Krewinkel estava alojado na secretaria de Administração.
Coisa feiosa
Na real, o problemão envolve 230 barnabés que recebem incorporação salarial e o pagamento de triênio. Um prejuízo muito grande e que beneficia uma pá, como o próprio Krewinkel e outros abobrões. Para se ter uma ideia, são três ou quatro milhões espirrados por ano. Cosadiloco!
Torcendo pelo chabu
Donos de quiosques da Maravilha vivem um drama às vésperas da temporada, quando teriam condições de faturar alguns trocos para o sustento das famílias nos demais meses da baixa temporada. Estão com esperança de que alguns furos no edital acabem melando a licitação, para que permaneçam por mais uma temporada.
Ruth Cardoso
Alguns fatos estranhos estariam ocorrendo no Hospital Ruth Cardoso, que tem sido alvo de uma porrada de críticas pela falta de atendimento de alta complexidade. Uma médica, outro dia, teria se recusado a atender um paciente que veio através do Samu. A médica, inclusive, teria recebido voz de prisão, num momento de muita confusão. Há quem jure de mãos postas que outro dia um médico teria sido vítima de agressão.
Na ponta da faca
Nesta segunda-feira é para ser realizado novo julgamento da prestação de contas do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), e seu vice, Cláudio Dalvesco (PR), que pode resultar em cassação dos respectivos mandatos. Não é só a oposição que torce pela condenação, afirmam as bocas malditas. O pessoal do DEM teria interesse em ver Pirica crucificado. Credo!
