JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Abobrões às pencas
Durante a reinauguração do píer em Itajaí, uma pá de políticos que não quer sair na barca do DIARINHO através da passarela chiquetosa, se acotovelou pra prestigiar o ato pra lá de importante ao nosso turismo. Estranhei o fato de ver apenas dois vereadores, um de Balneário, PSDão, e a loiruda Susi Belezura, de Itajaí. Pode ser que minhas vistas estejam meio que ofuscadas por conta de tanto brilho, mas depois nossos amados representantes populares reclamam que andam esquecidinhos pela mídia. Também, o Dão e a Susi tão em todas, arrisco dizer que ocupam mais espaço que arroz em dia de festa. Eita!
Periquito também quer
Na solenidade, linguarudo de plantão me priguntou sobre um tal píer que o Pirica tá querendo no Balneário Beach. Fiquei coçando o cocuruto e tentando alembrar onde vi algo semelhante sobre isso na mídia. E não é que numa breve pesquisinha pelo pai dos burros modernos Google, me encontrei, ou melhor, achei o tal texto publicado no DIARINHO nosso porreta de cada dia (espia no Blog do JC). Taí o resumo da ópera.
Seráquidátempo?
Com tantas obras em andamento, mais de 500, conforme anunciado pela administração pública psitacídea, que as excelências excelentíssimas de oposição adoram questionar esse número, deve passar despercebido um simples píer. Num ovi mais nadica de nada e pelo navegar das lanchas, nem vou ouvir, porque somente um estudo ambiental EIA/RIMA levaria pelo menos de seis a oito meses.
Ai, ai, ai, que dor!
E até o momento em que dedilho estas linhas, não sei se esse tal estudo já foi providenciado. Mas fica aqui o questionamento, até para que eu possa informar corretamente os leitores apaixonados por estas mais que conturbadas linhas. Faço a mesma prigunta pra tal ponte estirada, ops!, estaiada da Barra, seráquidátempo?
Uma pá de obra
Com tantas obras no sistema viário, Pirica não mexeria no transporte aquático, apesar de que seria uma boa solução pro caos instalado no trânsito da Maravilha do Atlântico. Às vésperas da temporada de verão, o alcaide avoa pra tentar deixar certo pelo menos o que estragou.
Ajudai, bom velhinho!
A city praiana já enfrenta sérios problemas de saúde com o fechamento do Santa Inês, que era ruim, mas está pior sem e, agora os médicos e dentistas preparam uma greve que só não foi deflagrada em respeito à honra profissional. Será que o plano de cargos e salários que o Pirica anuncia hoje vai contentar o pessoal de branco? Papai Noel gigante nos ajude e não nos desampare! Chato, eu?
Tá puto!
O prefeito Jandir Bellini, no seu discurso no píer turístico, demonstrou insatisfação com a greve que atormenta o porto, e que tem trazido enormes prejuízos para a economia de Itajaí. Jandir chegou a dizer que se fosse preciso ele e o povo iriam pra rua. Já imaginou o alvoroço? O Célio Fóes num bota fé. Lasca que ninguém deu bola pra passeata anticorrupção. Vai ligar...
Criar vergonha
Já o coordenador da Volvo Ocean Race, bigodudo Amilcar Gazaniga, em sua falação, lembrou sobre a regata e lascou apontando pra vergonheira da avenida Paulo Bauer, mostrando, por exemplo, um muro que faz fundos com a via que tinha um trecho erguido no tijolo, sem nem uma mãozinha de reboco. Ou seja, o bigodudo lembrou que cada um pode e deve fazer a sua parte.
Trancos e barrancos
Aliás, o Amilcar fala e quando debulha é pra arrebentar os zovidos. Ele contou que no seu tempo aquilo era um trapiche pra pescar baiacu. E tem mais: não foge da raia quando é pra discutir e defender a Volvo Ocean Race, reiterando que não tem um réis de gasto público para a regata e, sim, investimentos em infraestrutura para a city peixeira.
Coisa estranha
Causa estranheza a aquisição pelo município, em 2009, de uma propriedade do outro lado da vala, em Navegantes. No site da transparência da prefa consta que foi adquirido um terreno pela dinheirama de 350 mil reais. Era pra servir de escola. Quando, na verdade, na área tem um sobrado, fechado desde aquela época. E no local não dá pra socar nem uma creche, quanto mais uma escola. É de endoidar!
Grana do Fundeb
Acredita-se que a casa não deve ter habite-se, quando se coloca que a baiuca foi edificada sem acessibilidade, por exemplo. A grana pra adquirir a casa teria vindo do fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e deveria comportar uma escola. Só que não tem como. A prigunta que coça é por que foi comprada, por que não está sendo usada?
Vou saber!
Aliás, os linguarudos de plantão (ô raça encapetada!) alardeiam que existem mais imóveis parados e outros que estariam alugados com valores acima dos de mercado em terras dengo-dengo, sendo pagos regiamente um mês sim e outro também pela prefa do prefeito Bob Carlos (PSDB). Será que será?
Decidiram
O DEM se reuniu na sua sede do São Viça, na noite de quarta-feira, e foi colocado, como prometido pelo presidente da sigla, Luiz Carlos Pissetti, em votação se deveria permanecer com o governo, ser independente ou virar oposição ao atual governo do prefeito Jandir Bellini (PP) e sua vice, Dalva Rhenius (PSD). Cada um dos presentes pôde votar ao seu bel entendimento.
Contra e a favor
O auditório da sede da sigla tava fervilhando com os filiados do DEM, e Pi7 contou do seu encontro com o prefeito JB e da disposição da sigla em dialogar. Sendo que Jandir teria manifestado o desejo de que tudo continuasse do jeito que está, com a sigla grudadinha, principalmente no tocante às sagradas eleições de 2012.
Num te entendo!
Contudo, no início da sua explanação, Pi7 lembrou da fala do atual presidente do PSD, Douglas Cristino, de que gostaria que o DEM estivesse no governo, mas não tinha lugar... E da intervenção do líder do governo, Renato Ribas, também PSD, de que não estava entendendo Douglas e Jandir e que o DEM tinha que estar junto. Renato ainda enfatizou que outro partido é que não estava somando nada. Pissetti não quis citar o nome (o PDT).
72%
Na votação ficou decidido que a sigla adotará uma postura de independência, ou seja, nem tanto ao mar e nem tanto à terra. Pissetti, depois da decisão, pontuou que foi a mais acertada, já que o DEM ajudou a eleger Jandir e Dalva, e que Dalva era do DEM. Além de enfatizar que não é da natureza da sigla adotar uma postura radical de oposição.
Renegou todos
Tanto Pissetti quanto Denísio renegaram os cargos que são apontados pelo prefeito como pertencentes ao DEM: Soninha Alves, na chefia de gabinete; Paulo Cesar dos Santos, o PC, na Famai, e Nelson Abrão, na secretaria de Administração. A dupla enalteceu que são excelentes profissionais, mas teriam sido nomeados pelo prefeito, sem nenhum compromisso com a sigla.
Decisão democrática
Pi7 e Denísio fizeram questão de dizer que a independência mostrava que a sigla tem candidato a prefeito e vice, e que se lá na frente for necessário mudar esse entendimento não teria problemas. O importante a frisar é a decisão democrática de que a maioria decidisse o rumo. Na democracia, uma das partes acaba contrariada. Desejo que a decisão possa nos unir, exortou Pissetti.
