JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Oh, dor!
A direção do Marieta, invés de negociar valores com os anestesistas paralisados há duas semanas, está mantendo contato com outros médicos da área pra ingressarem no corpo clínico do hospital. Dizem as más línguas que os futuros anestesistas do hospital foram conhecer o centro cirúrgico dias atrás. Phode?
Sem anestesia: Aiiiiiii!!!!
Desde que os anestesistas cruzaram os braços houve redução em 80% do número de cirurgias. Estão sendo realizados somente os procedimentos de urgência, emergência e mantidos os tratamentos que não podem ser interrompidos. Vale lembrar que parte dos anestesistas que está de braços cruzados tem mais de 20 anos de atividades no Marieta, sem ter um papéli assinado.
Assim não dá, Pirica!
O sindicato dos médicos da Santa & Sofrida Catarina divulgou, na edição de ontem do DIARINHO, edital de assembleia extraordinária para o dia 10 de novembro, quinta-feira da semana que vem. Chamado é para os dotores da prefa de Balneário Camboriú, que desde novembro do ano passado tentam negociar um aumento de salário.
Birra natalina...
O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), sentou no plano de cargos e não conta pra ninguém quanto os médicos vão ganhar após implantação do plano. Birra do prefeito e agora birra dos médicos, que cansaram de esperar. Paralisação que deverá incluir também os dentistas pode ser deflagrada às vésperas do Natal.
Num credito!
Eu morro e ainda não vejo tudo. Ontem, tava na pauta pra desabar no legislativo da Maravilha do Atlântico projeto do executivo da ordem de R$ 1,5 milhão pra destinar suplementação de verbas para a Saúde, câmara de vereadores e iluminação pública. É de endoidar. Afinal, a iluminação arrecada uma baba violenta com a Cosip e o legislativo sempre devolveu dinheiro. Voltaremos ao assunto...
Lá na capital
O prefeito Edson Periquito (PMDB) desembarca no final da tarde de hoje no aeroporto Hercílio Luz, na capital manezinha, depois de um voo de descanso de cinco dias. E lá mesmo reassume o comando do executivo da cidade praiana mais desejada do sul do mundo.
E daí, Gastão. Gasta aqui!
Uma das primeiras ações do alcaide psitacídeo é marcar uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e levar-lhe em mãos o projeto, ainda este mês, do alargamento da praia central. Contato telefônico com o ministro já teria sido realizado pelo Pirica.
No reino dos anjos
Hoje, Finados, termina o reinado interino do presidente da casa do povo da Maravilha do Atlântico, Orlando Anjoletti (DEM), que foi sem grandes atropelos e razoável pelo pouco tempo na cadeira. Uma de suas atitudes, que gerou desconforto, foi quando foi pra uma emissora de rádio dizer que tinha determinado ao secretário de Segurança e Incolumidade Pública, Nilson Probst (PMDB), ir pras rádios pra informar o povão.
No dial
Anjoletti parece não saber que é emitido um boletim diário do que acontece no tocante ao trânsito, entre outras situações. E os linguarudos de plantão, que circulam nos bastidores, contam que tal determinação teria gerado um desconforto não só para o Big Boss da pasta, mas para os diretores e os puxas do Probst. Qui coisa, meu povo!
Não foi assim
A presidente do sindicato dos barnabés de Itajaí e região, a Elianinha, afirma que o perrengue ocorrido com o secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, não foi da maneira como teria sido relatado pelo abobrão. Elianinha conta que, com o reconhecimento e boa vontade do prefeito Jandir Bellini (PP), em sancionar o ponto facultativo no dia dos servidores, acreditava que a medida deveria alcançar a todos.
Na força
Elianinha diz ainda que não existiu um acordo com os servidores da Obras e, sim, uma imposição, afixada através de um cartaz na secretaria. Além disso, a presidente do sindicato dos barnabés admite que falou em peões, mas que ignorantes foi por conta do Tarcísio. A muié diz que vai lutar junto ao prefeito JB pra que os dias 23 e 30 de dezembro sejam declarados ponto facultativo pra todos os servidores.
Na luta
Com isso, afirma Elianinha, o Tarcísio terá que oferecer nessa troca do dia 28 deste mês o dia 22 ou 29 de dezembro. Elianinha diz ainda que se considera uma peoa como funcionária da Saúde no Samu, entre outros trabalhadores da esfera pública: também me considero uma peoa, pois somos nós que colocamos a mão na massa, enquanto muitos chefões não tão nem aí, desabafa. Leia mais no Blog do JC, no site do DIARINHO.
Arrancada
A prefeita loirosa da Capital da Pedrada, Luzia Coppi (PSDB), deu uma baita duma arrancada rumo às eleições do ano que vem. A tucana reuniu uma pá de gente na manhã de ontem, no auditório da prefa, pra assinar o contrato com a caixa Econômica Federal e o município pra urbanização e pavimentação asfáltica de 10 km de ruas do Conde Vila Verde.
Tudo lá
Além da grandiosidade da obra, que prevê a construção de 80 unidades habitacionais, quadra poliesportiva coberta, praças, além da recuperação ambiental do Morro da Caixa DÁgua e do loteamento Madre Paulina, orçada em mais de R$ 11 milhões, o que mais chamou atenção no evento foi a quantidade de lideranças, entre elas, ex-vereadores, presidentes de bairros, imprensa e os eternos puxas de plantão.
Anjoletti lá
Até o prefeito em exercício da Maravilha do Atlântico, Orlando Anjoletti (DEM), deu uma chegadinha no evento. Em seu pronunciamento, Luzia Coppi agradeceu a generosidade e aproveitou pra alfinetar o prefeito Periquito: Temos que trabalhar de forma integrada e com respeito. Camboriú e Balneário Camboriú dependem uma da outra. Não podemos trabalhar de forma isolada e com pensamentos pequenos. Política se faz em época de política, agora temos que trabalhar.
Mais gente...
Do outro lado da vala, em Navegantes, o prefeito Bob Carlos (PSDB) pode se abraçar com o futuro secretário de Turismo, João Matos do PSD. Ou com a vereadora Maria Flor, ex-PMDB e atual PSD. E tem ainda as excelências excelentíssimas Cidinho e o Donizete do PSL, doidos pra entrar no páreo. Ou continuar tudo como está com o careca Emilio Vieira do PP. Afinal, se o Emilio não for vice, pode dar um baita chabu.
Dividir a praia
Emilio Vieira, se não continuar como candidato natural a vice do Bob Carlos, pode botar na cachola de buscar o paço na cabeça de chapa e rachar o governo. Além de ter o Deba pelo PMDB e uma grande chance do brizolista Vinicius Bortolatto também de se ouriçar na tentativa de chegar até a principal cadeira da casa-nobre da beiradinha do Itajaí-açu. Ou seja, nem tudo está definido ou indefinido. Entenderam? Nem eu!...
Sacudos
E tem mais do outro lado da vala. Tem emplumados que não estão nem um pouco contentes com a história que rola do Bob Carlos colocar um candidato do PTB coligado com o PSDB, que é marido da Isa, sua chefe de gabinete, que lá atrás foi um grande apoiador do Bob Carlos. Ou seja, o alcaide vai aproveitar a super legenda do PSDB pra pedinchar votos para o seu favorecido, o Beto da Isa.
Bicos em fúria
Pedindo voto pro seu favorito, lascam bicudos chateadões, quem se ferra de azul e amarelo são os PSDBistas, que lutaram o tempo todo, já que uma vaga já seria do Beto da Isa, outra do secretário de Obras, o Chero, mais uma do Juliano da Saúde. Sobraria uma das cinco vaguinhas na casa do povo dengo-dengo das cinco possíveis de serem feitas pelo PSDB. Ai, ai, ai que dor!
Volvo Ocean Race
O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (PSD), afirma que a Volvo Ocean Race está envolvendo toda a cidade e trazendo benefícios que ficarão como herança, tanto na parte material quanto na história do povo de Itajaí. O próprio alcaide JB prevê que as obras herdadas do evento devem ajudar a incrementar o turismo, principalmente de eventos e exposições.
Legado para o futuro
É um legado que vai desde a pintura e construção de calçadões no comércio, nova sinalização turística em três idiomas, bem como a reforma e melhoria do seu sistema viário. Além disso, haverá treinamento de centenas de jovens, que se transformarão em guias bilíngues e poderão trabalhar como voluntários no evento, comemora Bornhausen.
