JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Batendo cabeça
Os abobrões de Brasólia devem estar enlouquecidos com os prefeitos aqui da orla. O homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB), de Balneário Camboriú, foi pedir apoio pra engordar a praia que anda ficando mirrada com o mar avançando sobre a areia. Já o prefeito de Piçarras, o cabreiro Umberto Teixeira (PP), também deitou a cabeleira à capital federal pedinchando verba pra aumentar a praia, comida pelo mar. O problema na Santa & Bela Catarina é areia...
Parece do Ribeirão da Murta
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deu uma volta de veleiro, ontem, em Alicante, na Espanha, e ficou espantado com a Marina de lá, com milhares de barcos e a água parecia a água do Ribeirão da Murta... Na verdade, JB ficou espantando com a água azul, provando de que uma futura Marina não vai poluir ou prejudicar o ecossistema do local.
Com o padre
Assim que foi cientificado da greve dos conferentes, o alcaide JB teria ligado para o superintendente do porto de Itajaí, Antônio Ayres, mas como a diferença de fuso horário é de três horas, provavelmente ele estaria na missa. O que esperar do padre, num domingo? Estar a rezar...
Não é tão ruim ansim
Sempre fui a favor dos trabalhadores. Mas confesso que nessa questão dos conferentes, a briga com a APM Terminals (antiga Teconvi) é mais por conta dos salários do que a diminuição de cargos. Agora, estes trabalhadores ganham um mês sim e outro também, oito mil reais ou mais, e ainda estão berrando? E nem estou colocando aqui que as coisas mudaram, avançaram.
Dos anos 40
Não tem mais como voltar no tempo, seguir algo que vem lá do tempo do Getúlio Vargas, quando os trabalhadores portuários tinham que carregar sacaria na espinha. O porto de Itajaí é só contêiner e o conferente tem a função de mandar o caixote de metal pra este ou aquele navio. Vejam bem: não estou desmerecendo a categoria, apenas conceituando que não tem tanto motivo pra berrar, quando se coloca a questão dos valores. Ou tem?
Em boca calada...
O todo poderoso secretário de Gestão, Osvaldo Gern (PP), estaria se assanhando pra ser candidato à reeleição ao ex-aquário peixeiro, no ano que vem. A dor será ter que aguentar a pauleira gerada por suas declarações quando lascou que o internassem se fosse candidato novamente. Ou pedindo pro pessoal correr atrás dele com um pau, se ele viesse como candidato. É, boca fechada não entra mosca...
Pode voltar
Outro que pode voltar à campanha pra vereador no ano que vem é o procurador geral da prefa peixeira e ex-excelência excelentíssima Rogério Nassif Ribas (PP). Logicamente, se Gern não sair, já que um é a carne da unha do outro. Gostaria de saber, caso o Nassif se elege, Gern iria aceitar que enviassem um projeto que já veio, foi votado e sancionado pelo prefeito, ser encaminhado dinovo, entre outras situações?
Marcha pra Jesus
A prefeita em exercício Dalva Rhenius (PSD), o vereador Maurílio Moraes (PSD) e o Evandro Argenton (PSDB), de Navegantes, tavam na Marcha pra Jesus, sábado. Não foram vistos outros políticos na passeata evangélica. E nem os abobrões palacianos acompanhavam a alcadessa. Mas, no ano que vem, esse povo que quer voto vai bater nas costas dos crentes pedindo pra que deem uma dedada na urna. Oh, se vai...
Difora
Essa história do desabamento do telhado do Caic anda dando dor de cabeça. Ninguém soube que teve um vento violento que pudesse botar abaixo a estrutura, recém construída. O problema é que pedincharam pra defesa civil, que tá coalhada de gente da prefa. O correto é chamar Instituições como a Area e Crea, de engenheiros e arquitetos, pra dizer por que o telhado foi ao chón. Isentos!
Cadê o Mário?
Vazou na solenidade que o professor Mário César dos Santos estava em Alicante, acompanhando o Phd Paulo Cruz, que mora mais lá do que cá. As imagens e fotos do prêmio, que estão estampadas em quase todos os jornais da região, sugerem que a homenageada foi a reitora Amândia Merkel, ops, de Borba.
Vazou pra Alicante
Os observadores de plantão, que não são poucos, afirmam que um número bem expressivo de amigos e puxas do professor e capo da Univali, o Mário, estava presente ao evento pra abraçá-lo, mas ficou frustado ao saber que o professor estava no velho continente europeu.
Influenciar
O câncer descoberto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na laringe, em decorrência de vários fatores, como o fumo e a bebida, pode influenciar muita gente a largar esse vicio nefasto. Na esfera local, o presidente do legislativo peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), largou há alguns meses o cigarro. O vereador Laudelino Lamim (PMDB) foi outro que diminuiu as tragadas, mas não largou o vício.
Acabar com a fumaça
Na casa do povo peixeira, cinco vereadores têm o vício do cigarro: Paulinho Amândio (PDT), Níkolas Reis (PT), Elói Camilo da Costa (PMDB), Laudelino Lamim (PMDB) e Douglas Cristino (PSD). Quem sabe, com essa notícia triste que acomete nosso ex-presidente, nossos heróis do ex-aquário peixeiro revejam e deem um basta em nome da saúde e ainda servindo de exemplo pra seus eleitores?
