JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Na maior rejeição
A vice-prefeita Dalva Maria Rhenius (PSD) foi a Florianópolis receber R$ 2 milhões para a reconstrução de Itajaí. Pela conversa no pé do zovido com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, parece que Dalva estava choramingado mais recursos para as obras de drenagem, pavimentação e por que não dragagem...
O vice-prefeito Yura Schmitt (PT), de Bombinhas, declarou na rádio Mariscal, no programa Canal Aberto, que estava se afastando do cargo pra cuidar de assuntos da empresa da família, devendo retornar em fevereiro de 2012 pra se preparar pra campanha eleitoral. Ele convidou o ex-vereador Rudi (PDT) pra ser o seu vice, mas recebeu um não de arrasar quarteirão. Os comentários sobre seu afastamento têm a ver com a rejeição de seu nome: um empresário como candidato a prefeito pelo PT.
Diálogo com o alcaide JB
Na manhã do último sábado, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), bateu um papo com o socadinho escriba falou sobre a vinda de tudo quanto é partido para o seu governo; oposição; baiucas do programa Minha Casa, Minha vida; Marejada; fila única pras creches, entre outros temas. O articulista fez algumas pontuações no papo.
Oposição fica mais evidente?
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), diz que é natural o gigantismo que tem sido praticado no entorno do seu governo, de partidos que têm vindo pra sua base de sustentação. E afirma que é imperioso o fortalecimento na câmara de vereadores, ao passo que louva a oposição como necessária e diz que quando ela diminui, fica mais evidente (?).
Da Arena
Pra quem não sabe, o alcaide JB foi vereador em Chapecó pela falecida Arena, no tempo em que existia em plenitude a fidelidade partidária na hora de votar. Quando o presidente dizia que tinha que votar de um jeito, não adiantava ter opinião divergente. Ou era cassado!, lembra Jandir.
Num dá!
Sobre a questão das creches, Jandir conta que seus juristas sabichões estão pontuando com a juíza que determinou creches para todas as crianças em 30 dias, a impossibilidade de atender, ao mesmo tempo em que propõem um termo de ajuste de conduta pra que seja possível gradualmente abrir vagas pra todos os pequerruchos. Na questão das vagas, o que prevalece é o interesse das crianças e não dos pais. É o chamado direito universal.
Criou um nó
Jandir lasca que a lei da Fila Única criou um nó, pois tem muita gente que está se inscrevendo e que tem filho em creche particular, porque sabe que na hora da vaga não terá nenhum impedimento. E que, apesar de ser um direito universal, existia antes certo critério. Nesse ponto, concordo. Tem filho de abonado que pode pagar ocupando vaga de quem não pode. Mãe que trabalha e não tem vaga e mãe que não trabalha e tem.
1500 baiucas
Com relação ao polêmico terreno cujo projeto ainda vai render na câmara, o prefeito afirma que a área pertence à prefeitura e que se destina a abarcar o programa Minha Casa, Minha Vida, que até o momento não edificou residências para a classe mais carente, porque os terrenos e a infraestrutura são muito caros e os empresários alegam que não compensa. Jandir jura que não tem nada a ver de retirar o pessoal do Imaruí.
Aviões
Até porque, no Imaruí, não existe possibilidade da edificação de um porto, como os proprietários da empresa queriam, por causa do aeroporto de Navegantes. Foi esse desejo lá atrás que fez com que doassem o terreno da Volta de Cima pra construírem no Imaruí. Segundo o alcaide JB, não existe hoje nenhuma cláusula dizendo que, se a prefa não retirar o pessoal, o terreno da Volta de Cima voltará para a empresa.
De 400 a 700
Jandir conta que, no terreno da Volta de Cima, vão edificar 400 casas, e que se forem construídas de forma geminadas, existe a possibilidade de que esse número aumente pra 600 a 700 edificações. Também mandou que os técnicos da prefa promovam o desmembramento de 20% da área do antigo polo industrial, onde devem ser construídas mais casas.
Acima da enchente
JB afirma que é a maneira da prefa ajudar na edificação e que pretende construir 1500 casas na cidade. E que todas essas residências devem ser construídas acima da cota 20, ou seja, pode até dar enchente na rua, mas não vai invadir as casas.b
