JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cachola preocupada
Longe deste imperfeito ser humano e escrevinhador há vários dessas mais do que conturbadas linhas ser porta-voz da razão. Mas fico preocupado quando vejo nomes proeminentes de nossa imprensa, como ocorreu na semana que passou, filiando-se em siglas políticas. Nada contra. Cada qual que siga seu destino, sua consciência. O que me preocupa é que estas vozes se tornem parciais demais e partidárias.
Cada qual com a sua
E olha que, parcialidade, no meu entendimento, é pra matéria jornalística. De resto, cada qual com a sua opinião. No caso deste espaço de tantos anos, tenho total liberdade, confiança da direção do jornal e o prestígio dos leitores... Escrevo sobre o que eu penso e acredito, sem ser o dono da verdade. Mas, se estivesse filiado em uma sigla ou com cargo público, seria complicado emitir uma opinião no rádio ou TV.
Vozes e nuances
Acho que tudo que escrever poderia ficar em suspeição. Talvez eu esteja errado, e eles certos... Mas me faz um bem danado continuar a nutrir a filosofia que norteia estas linhas de que você terá o direito de dizer que estou errado, mesmo que eu acredite que estou certo, não tendo as amarras de estar neste ou naquele caminhar único. Terei a liberdade pra dizer o que penso. Sei lá, entende?
Dr. Elcio na Barra Velha
O médico Elcio Kuhnen, mais conhecido por dr. Elcio, é cirurgião geral e um dos que mais opera na região. Em 2010, ele foi candidato à leleia. Elcio mudou seu domicílio eleitoral da Terra da Pedrada, Camboriú, para Barra Velha. Elcio, que já foi candidato a deputado estadual, continua no PPS e deve participar da majoritária no ano que vem na Capital do Pirão. Hummmmm...
Deixou correr frouxo
O Rodrigo Truppel, entre outros, está chorando sobre o leite derramado. Afinal, deixaram o partido ficar sem rumo. Não só ele, como o ex-vereador Luiz Plácido Correa, entre outros, acusaram o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), de antiético, quando na verdade o partido estava inativo. Comeram mosca e querem berrar? Para, né!
Pau a pau?
O baixinho Denísio Dolásio Baixo, da TV Brasil Esperança, como todo mundo tá mais do que careca em saber, assinou a ficha do Democratas. Já o Graciliano Rodrigues, da RIC Record, aos 45 minutos do segundo tempo, assinou a ficha do PSB, ou seria PSP: Partido Socialista do Porto? Será que vai ser pau a pau? Denísio na TVBE e Graciliano na RIC?
Nem Flávio, nem Lapinha
O Flávio Furtado garganteou lá atrás que era dono do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Arno Lapa, o Lapinha, também se alvoroçou de que detinha o mando de campo da sigla. Na verdade, quem manda na sigla desde o final de setembro é o pastor Ivan Tobias. Nem Furtado, nem Lapinha...
Tem presidente
O SomaDão desmentiu nota publicada na coluna do final de semana, de que o PSD teria participado de encontro com outras siglas, pra discutir um posicionamento de oposição. O PSD tem presidente, que se chama Dão Koeddermann, e não estamos discutindo nada; nem se estaremos lá ou cá. O que deve ter ocorrido é a participação do Claudir Maciel num churrasco, mas ele não fala pelo partido, lembrou Koeddermann.
Rutinha
Finalmente, abrem-se as portas do hospital Ruth Cardoso, na manhã de hoje. Espero que aquele papo de que não abriam por falta de alvará sanitário tenha sido por fim resolvido. Outra situação ainda relacionada a hospital, no caso Santa Inês. O deputado Dado Cherem (PSDB) andou conversando com a associação de barnabés do Santa Inês pra vocacionar o nosocômio para tratamento de emergência, urgência e trauma. Depois disso, a prefa começou a se coçar neste sentido.
Preocupação pertinente
O vereador carecão Evandro Argenton (PSDB) mostra-se preocupado, e com razão, frente ao acidente com o rebocador que saiu detonando tudo no Itajaí-açu. Imaginem se o acidente tivesse acontecido na região da atracação e vai e vem dos ferrolhos? Teria tido proporções mais sérias, até com feridos ou ter morrido um monte de gente. É preciso se atentar pra esta situação, com o aumento do fluxo de movimentação no rio.
Mudar pra donde?
Na abertura da Mareja, na sexta-feira, o presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, tava todo pimpão com os outros abobrões palacianos do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Bebericando um chopinho emocionalmente gelado, em momento algum parecia que ia zarpar do governo. Tava que era só alegria!
Não vi
Tem sido baixa a frequência das excelências excelentíssimas nos bastidores da Marejada que, aliás, a cada dia perde mais o sentido de ser. Continuo sendo contra essa história de shows nacionais que comem a grana pública. Mas não encontram um norte. Ninguém vai puxar pelo bolso, pagando ingresso pra gastar ainda mais, apenas pra encher a pança. Até porque todo mundo vai carcar pra Oktoberfest.
Certeza
A Marejada deste ano, se der preju, tem que sair correndo com um gato morto e dar na cabeça dos responsáveis. Não tem nadica de nada, e se tiver que tirar mais grana pública pra tapar buraco é de matar. Só vai restar aos bons da boca pegar o bonezinho e, humildemente, pedir as contas. E num é?
