JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Zézo no PRB
O empresário Zézo Dalçoquio filiou-se ao Partido Republicano Progressista (PRB), na manhã de ontem, no seu escritório da Iveco. A entrada de Zézo (um antigo filiado do PMDB) foi prestigiada pelo pré-candidato a prefeito Dolor da Silva (bem-sucedido dono da Angel, uma das marcas mais famosas de Itajaí no Brasil). Tavam lá também o auditor fiscal e articulador político, João Vivan. Foto no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
Bateram o martelo
A dama de ferro do PMDB, Eliane Rebello, e o Omar Bernardino, o Baga, tiveram um encontro com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), na tarde de ontem. O trio se ajuntou pra afinar o discurso governista. E fecharam apoio pra reeleição de JB. Na verdade, o Manda-Brasa de guerra queria a garantia de uma maior participação no futuro. E Bellini sinalizou que sim.
Sinaleiras na lida
Rola papo de que as sinaleiras impiçadas que estão instaladas no centrão de Itajaí irão ser, por fim, adquiridas sem licitação. Contudo, o que circula no paço é que já foram trocentas vezes ao Tribunal de Contas pra obter uma manifestação de como proceder. Ou seja, estão no aguardo. Tem algumas prefas país afora que adquiriram os trambolhos gastando alguns milhões, sem licitação. Será que será que pode?
Dona Regina é que puxa
Todo mundo tá mais do que careca de saber que a grande puxadora de votos do Maurílio Moraes (PSD) é a sua progenitora, Regina Moraes. A muié é um bicho pra angariar os votos que transformaram o seu filho na excelência excelentíssima mais votada da city. Daí que, na jogada pra que ele fosse para o PSD, correram primeiro e filiaram a sua mãe, pra depois ele seguir a mesma trilha.
Vendeu e não entregou...
Ainda no rescaldo da semana atribulada de puxa pra cá, vai pra lá, o Saldré estaria inconsolável e disposto a cobrar uma compensação do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), alegando que um partido da base aliada lhe tirou a estrela maior. Contudo, tem linguarudo do governo que caceteia que o Marcelo vendeu uma mercadoria e não entregou. Qui gente bocuda, Pai eterno!
Queria o Zé
E tem outra: o Saldré chegou a pedir ao burgomestre JB, pra que não ficasse tão feio pro povo brizolista, que o Zé do Codetran fosse se filiar no PDT. Consta, segundo as fontes palacianas, que Bellini lhe respondeu que ele teria que tratar tal coisa com o Zé. Imaginem o prefeito ir à sua sigla e pedir pra alguém se filiar em outro partido. Esse Saldré...
Licitar a sala
O que fez o Saldré até agora como diretor comercial do Porto? Sua sala virou reduto do PDT. Vira e mexe e tem brizolista lá. Fazendo política? Deveriam licitar a sala para que outros partidos tivessem oportunidade de ocupar o espaço. Aliás, JB errou lá atrás quando aceitou a Rosane dos Queijinhos, mulher do presidente do PSDB, ser guindada à secretária. Ficou refém de presidente de partido que pensa apenas no seu umbigo.
Fica no banco?
Enquanto as siglas tão num quente e dois fervendo na busca de formalizar uma boa nominata pra emplacar seus candidatos à vereança no ano que vem, o PT parece que não acalentou este espaço. A Elianinha saiu do PDT e assinou a ficha vermelhinha, mas recebeu um balde de água fria, quando o presidente Davi Coelho avisou-lhe que no PT não é bem assim. Pode chegar, mas não garante lugar...
Skudlark sem asas
O deputado da leleia Mauricio Eskudlark deixou o PSDB na terça-feira e agora já faz parte da tchurma do PSD. Na verdade, Maurício não tinha mais como ficar no PSDB. O titular da cadeira, o deputado licenciado e secretário estadual de Turismo, César Souza Júnior, carcou do DEM para o PSD. Como ia ficar o policial deputado?
Apaixonou-se
O Vanderlei Paixão, que sonha em ser prefeito de Bombinhas, resolveu voltar atrás saindo do PSDB e filiando-se no PSC do ex-presidente da casa do povo e ex-servidor Alexandre de Melo, aquele do boi dentro do Santana Quantun, pego com a boca na botija, preso e exonerado a bem do serviço público.
O melhor
Já o vereador Marcos Perrone, que tava sem partido, filiou-se ao PR. Ele anda sendo considerado pelo povão como o melhor vereador nestas duas legislaturas na Capital Estadual do Mergulho. E o ex-prefeito Júlio Margarina (PSDB) teria recebido um convite tentador do PP: filiar-se na sigla, pra quem sabe dar continuidade ao acordo entre as administrações anteriores e a atual. Será???
Sogra na rodoviária...
O Marcelo Achutti tá mais contente do que quando ele leva a sogra na rodoviária. Tudo porque conseguiu levar a sua avó, a ex-vereadora Iolanda Achutti, para o partido que abraçou o PP. A véinha que coleciona uma pá de legislaturas assinou a ficha na sexta-feira. Corre o risco de que haja uma debandada de nomes que estavam com ela no PSDB para o PP. Aiiii, aiaiai!!!
Movimentando-se
O PSDB, PSB, PPS e PSD se reuniram na casa do Bellini, que já foi candidato a vereador na Maravilha do Atlântico e diretor de Esportes na gestão do ex-prefeito galego Rubens Spernau (PSDB). O rango foi um baita churrasco pra discutir a união da oposição em BC: o ex-governador Leonel Pavan (PSDB) e o vereador, Claudir Maciel (PSD). Há quem jure que não se discutiu a majoritária, mas também há quem garanta que foi discutido o nome de Pavan ou Claudir...
Mais um...
Nova representação no MP, o secretário de Agricultura de SC, João Rodrigues (PSD), tem processo transitado em julgado e não poderia em tese exercer cargo público. Dia destes me garantiram que Rodrigues ia deitar o cabelo e viria a BC subir no palanque pra pedinchar votos ao dublê de novela mexicana, o Claudir Maciel.
Prigunta não ofende
Agora é de se perguntar se o João Rodrigues levou um pé na buzanfa do governo do estado como aconteceu com o ex-prefeito de Otacílio Costa na cheia da SCGÁS por ter ficha suja, como fica o galã mexicano, ao ter alardeado descontentamento do lançamento do Dão a prefeito da Maravilha do Atlântico pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen?
Ficou chato
Essa tal de ficha suja tem colocado nossas amadas otoridades da Santa & Bela em uma baita saia justa com seu eleitorado que anda há muito tempo desencantado. Episódio mais recente dessa série de constrangimento aconteceu em Lages, durante a despedida do ex-chefe da SCGÁS. Altamir Paes teria dito pra uma seleta plateia, inclusive com a presença do governador Colombo, que se a ficha suja tivesse o mesmo critério de avaliação que teve com ele, nem o governador Raimundo escaparia. Credo! Meu Pai eterno...
Pegou pesado
O advogado Rodrigo Truppel, filho do recém falecido ex-vereador Adiel Truppel, em carta à imprensa, saiu detonando o prefeito Jandir e dizendo que foram vítimas de uma verdadeira bandalheira política na formação da nova executiva do PSB. Rodrigo lasca na missiva que o prefeito JB foi antiético e manipulou através de ex-governadores e ex-senadores a nomeação de amiguinhos seus. Leia a missiva no Blog do JC.
DEM de Bondindinho
O presidente do DEM da Maravilha do Atlântico, Carlos Humberto, e o presidente da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, Orlando Anjoletti, tão exultantes com as filiações ocorridas esta semana. Um dos nomes de peso que assinou a ficha da sigla foi o empresário Evandro Ern da empresa de busões Expressul e do Bondidinho.
Pau pegando
Enquanto o trio peemedebista de vereadores da Capital Estadual do Marisco, Penha, lasca uma série de denúncias no lombo do alcaide Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), acusando de superfaturamento e direcionamento das licitações públicas, os linguarudos de plantão assopram que deve desabar um dossiê sobre as atividades dos vereadores no Ministério Público.
