Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Água, futebol, transporte, comunicação, pesca e...


Uma renca de abobrões foi escolhida a dedo pelo prefeito Jandir Bellini (PP) pra comandar o PSB e seus bons minutos de TV: Flavinho Farias, do Semasa; Rafael Seara, do Procon; Antônio Ayres, do Porto; Alexandre dos Santos, do Porto; Abelardo Lunardelli, presidente do Marcílio; o Guto Dalçoquio e o apresentador da TVBE, Rubens Angioletti. Ah, o Agnaldo da Pesca, que tinha ido para o PP, foi convencido a ir para o PSB.

Zé no PP

Já o Zé da Codetran, que estava sem partido, arresolveu destrancar suas ruas. No passado, esteve agarrado ao Partido Municipalista Brasileiro (PMN), mas resolveu botar o gadanho no dia de ontem na ficha do Partido do prefeito. É um dos nomes mais fortes dentro da sigla, com possibilidade de estar lá. Já imaginou o Zé na cadeira estofada o ex-aquário peixeiro?

Tudo lá

O pessoal da TVBE tá se filiando ao DEM do desassossegado Luiz Carlos Pissetti. O apresentador bocudo Denísio Dolásio Baixo, o apresentador do programa Negócios da China, David Steban, e a apresentadora Alice Barbeta também assinaram a fichinha do antigo PFL. E ontem rolou festança na apresentação dos novos filiados na sede do partido no antigo Vassourão.

Também se agarrou

Quem também pegou no pau da bandeira pra se filiar ao DEM foi a Cida Cascaes, o Paulo Seara (filiou-se na Cocada da Beth) e o pastor Marcelo, da Igreja Quadrangular. Aliás, o deputado Parizotto ligou para o Pi7 pra avalizar a entrada de membros da sua igreja peixeira no DEM. Isso sinaliza que Parizotto deve deixar o PTB pra se abraçar com o PSD, pra não se incomodar com mudança?

“Não sou!”

O deputado barbudinho Volnei Morastoni (PT) voltou a reiterar ao socadinho escriba que não será candidato a prefeito no ano que vem. VM lascou que nos últimos 25 anos viveu cada minuto com o intuito de ser prefeito de Itajaí. Alcançou este objetivo e ficou, logicamente, na época, amargurado com a sua não reeleição, porque acreditava que precisava de um segundo tempo pra concretizar os projetos iniciados.

“Não posso dizer nunca!”

Provocado se “nunca mais será candidato a prefeito de Itajaí”, disse que não poderia fazer essa afirmação, até porque ninguém sabe o futuro. Já em outro questionamento sobre falas de correligionários de que “não é o Volnei quem decide se será ou não candidato”, o vermelhinho refutou que pode pender da sua atual convicção de não disputar a eleição por conta de forçarem a barra.

Talvez, fosse a hora...

Volnei confessou que seria natural e que talvez fosse a hora de tirar o que ficou engasgado na garganta. E que não é uma estratégia negar a sua candidatura pra lá na frente cair na disputa. E que se fosse candidato teria que estar focado no dia-a-dia paroquial, mas que circula todo o estado nas tratativas relacionadas às questões da Saúde. E que tem se focado no macro.

Não focaram o contexto

Volnei lamentou que não foi divulgado que ele tomou a iniciativa de ligar para o prefeito Jandir, se colocando à disposição para ajudar no que fosse preciso, durante as últimas cheias. No dia posterior, o prefeito resolveu chamar os partidos para compor a comissão pra ajudar nas tratativas da enchente que nos assolava. Contudo, VM reconhece o gesto do alcaide peixeiro.

Fugi da cidade!

Outra fala de Volnei se refere ainda às águas: “Chegaram a dizer em 2008 e, agora ainda, que é bom que eu tenha aparecido nesta enchente, porque em 2008 eu teria fugido da cidade!” Confesso que nunca tinha escutado tal coisa. Instado pelo articulista pra se manifestar sobre o atual governo JB, Volnei preferiu manter-se calado, mesmo sabendo que precisa dar suporte ao pré-candidato ao paço, Níkolas Reis.

Metade

Até porque, com o aglutinamento, JB está na frente e tem a máquina, tá complicado pra quem tá na estrada da oposição. E Níkolas Reis, que é o nome forte da oposição, segundo os linguarudos de plantão, teria em enquetes informais metade dos votos de Volnei na sucessão de Jandir. E agora berrando praticamente sozinho na câmara, ficou mais complicado ainda...

Explicar bem explicadinho

Sempre tive um bom conceito do prefeito da capital do marisco, o Evandro dos Navegantes (PSDB). Agora ele tem que explicar bem direitinho essa sacanagem da vassoura e do apontador superfaturados por uma empresa que tem uma sorte danada em ganhar licitações na Penha. Tem mais rolo lá? Do jeito que tá a coisa, parece até que tem quem não seja pescador, mas está pescando robalo na praia Alegre...

Empurrou a cadeira...

Todos pensam e imaginam que foi a vice-prefeita Dalva Rhenius ou o presidente da sua sigla, PSD, o vereador Douglas Cristino, que convenceu o vereador Maurílio Moraes a mudar de sigla. Mas quem trabalhou neste sentido, empurrando a cadeira de Maurílio, foi o seu colega de parlamento e eterna locomotiva do society, Renato Ribas Pereira. Hummmm...

Nem te ligo

A situação do vereador Tonho da Grade (PP) é triste e, infelizmente, comum. O suplente que assume, seja no Oiapoque ou no Chuí, tem que ficar contente se tiver uma mesa e uma cadeira. Na verdade, os assessores sempre acabam trabalhando para os titulares, e o suplente fica chupando o dedo; não tem como fazer um bom trabalho. O titular não quer que ele cresça. Tem casos pelaí em que o assessor bate o cartão e se manda...

Não mexe com quem tá quieto!

Até porque o papo que rolou direto nos bastidores era que Tonho estava propenso a deixar o PP e saltar para o PSDB do Deodato Casas, imaginando que manteria a cadeira estofadinha no ex-aquário peixeiro. E esse sonho não é possível. Aliás, as línguas frouxas contam que o Zanelato deu uma de macho e mandou avisar que não mexessem com o PP, pra que não se incomodassem. Eitcha!

Mudou de marca

O popular Fabiano Morisco, o Chiclete, deixou o PP da Susi Bellini, Jandir Bellini e Tarcísio Zanelato pra se mandar de mala e cuia para o recém criado PSD. Foi o que bastou pra que ele recebesse o pé na buzanfa no ex-aquário peixeiro, onde exercia a função de técnico de som. E olha que as duas siglas são da base aliada! Ou será que pesou na decisão o fato de que Chiclete vai ser candidato a vereador?

No niver de Porto Belo

Aconteceu no início da noite de quarta-feira, em Porto Belo, a inauguração do PAI: Pronto Atendimento Infantil, que engloba uma série de especialidades e é similar ao da Maravilha do Atlântico, na concepção arquitetônica, em formato de um barco. Aliás, tenho que parabenizar o prefeito Albert Stadler, o Currú (PTB) e seu secretário de Saúde, Antonio Ballestero, pelas ações na área de saúde, que tem repercutido estado afora.

Um vale mais que oito?

Foi tudo bacana. Tavam lá o deputado Dado Cherem (PSDB), homenageado com o prêmio Nativos e Adotados; uma pá de secretários, primeira dama, abobrões em geral, servidores da Saúde e o povaréu que acorreu pra bizolhar a obra e escutar os discursos. O mais esperado foi o do prefeito Albert Stadler, o Currú (PTB), que começou perguntando se no meio do povão tinha mais algum vereador que não foi chamado pro blablablá.

Atrás de uma mesa, tacando pedras...

Currú disse que no seu primeiro mandato tavam com ele sete dos nove vereadores e que agora deveria ter melhorado porque tem oito. E que falava isso porque tem quem não trabalhe e que fica atrás de uma mesa, atirando pedras e caceteando o seu opositor no parlamento. Cocei o cocuruto e acredito que foi uma bobagem do alcaide Currú. Afinal, valorizou e elevou o cara aos píncaros da lua. E num é?

Chama atenção pro cara

Afinal, o prefeito de Porto Belo garganteia que tem oito do seu lado e apenas um do contra na casa do povo de Porto Belo. Quando ataca o cara, tendo as suas costas oito vereadores cordeirinhos, é porque todos eles juntos não valem o opositor. Não tem o peso que a excelência excelentíssima tem. E num é?

Bomba! Bomba!

Ontem, a Maravilha do Atlântico tava virada num alho, com o atentado contra uma ambulância. As pessoas estavam apavoradas e se perguntavam ao entrar num prédio público, se não haveria uma bomba. Os puxas do paço lascam que se o objetivo era amedrontar as pessoas, conseguiram, mas que não vão deixar de trabalhar com a inauguração do hospital Ruth Cardoso, na segunda-feira.

Ah, para né!

Rola papo aqui e acolá que os brizolistas peixeiros vão debandar do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini. Demoraram um ano pra decidir entrar e agora carcam? Acho difícil, mesmo com a saída da estrela maior da sigla, o vereador Maurílio Moraes, que se agarrou a bandeira do recém criado PSD. Demoraram um caralhão pra entrar e o Marcelo Saldré não vai jogar fora um salário bruto de mais de 13 mil...

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Dupla, Nilson e Rodrigues?

Blog do JC

Dupla, Nilson e Rodrigues?

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.