JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Foram bizolhar
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e o presidente dos progressistas peixeiros, Tarcizio Narigudo Zanelato, foram dar uma bispada na convenção dos Democratas de Itajaí, que sagrou o presidente do ex-aquário peixeiro, comandante da sigla em Itajaí. JB, além de ficar na mesa dos abobrões, ainda lascou discurso cheio de carinhos para o desassossegado. Hummm...
Noite de filiações
No dia 22 deste sagrado mês de setembro, acontece em Porto Belo a Noite de Filiações, quando o vereador Emerson Stein (ex-DEM) se filia ao PMDB, levando consigo mais 120 novos filiados pro Manda-Brasa. O vice-governador Pinho Moreira deve marcar presença no ato.
Mi engana que eu gosto!
O prefeito Maneca do Quiosque (PP) e o seu vice Yura Schmitt (PT), de Bombinhas, estão todas as sextas-feiras no canal Aberto da rádio Mariscal falando de suas ações políticas e administrativas e metendo o pau nos vereadores da oposição, com destaque para o Leopoldo Teixeira (PMDB).
Assim não dá! Assim não pode!
Claro que eles pensam que o povo é trouxa e que nem desconfia que eles tão fazendo uma verdadeira campanha subliminar para as suas campanhas de 2012. Ficaram três anos no poder e deixaram muito a desejar nas áreas mais importantes da city. Como dizem os pescadores de Bombinhas: Me engana que eu gosto...
Candidatos e candidatos...
Além do lançamento da pré-candidatura de Pissetti à principal cadeira estofadinha do paço, e o nome do baixinho invocado Denísio, tão na mira pra estar ao lado de Pi7, numa hipotética candidatura, o ex-vice-prefeito Érico Laurentino Sobrinho, o diretor da Univali José Carlos Machado e o empresário Dolor da Silva, listados pra serem vice.
Nem pra baiacu
Só que menos, pessoal. Bem menos. Os três listados são nomes que merecem o maior respeito, podem tentar uma vaga na câmara (e olhe lá!), mas agregam o que, de voto numa majoritária? Não juntam voto nem pra encher um cesto pra botar baiacu vendido no Mercado Público. E baiacu daquele miúdo, o malhadinho. Bocudo, eu?!
Sem fraturas lá
Além do Jândi e Tarcizio, deram o ar da sua graça na convenção do DEMO, o Deodato Casas do PSDB, que já convidou a galera descontente do PSB, que tá indo para o governo, pro partido que lhe pode dar asas. O Abelardo Lunardelli, do Cílio, e o vereador do Vassourão, Elói Camilo, que uma hora diz que vai carcar do PMDB, e em outra afirma que vai ficar, deram um bizu lá também.
Enquanto isso...
A vice-prefeita Dalva Rhenius (que anda quietinha, quietinha...), como foi ex-presidente, continua no conselho Consultivo do DEM. O vereador sem empreiteira e do sacolão, Douglas Barbudão Cristino, se mantém como um dos 45 membros do diretório democrata. Enquanto o PSD num vem...
Do começo ao fim
Nesses três meses de turbulência, teve uma pá que se estrebuchou no trabalho pra manter a chama acesa no DEM. E, segundo os linguarudos de plantão, o galego Paulo Mannes foi um dos guerreiros que se empenhou até a data da convenção. E, como militante, deve ser um dos pré-candidatos do partido ano que vem. Bizolhe a nominata de postulantes no Blog do JC no site do DIARINHO.
Noiva cobiçada?
A pesquisa do IPS publicada na semana passada, dando 54% de intenções de voto para o prefeito dengo-dengo Bob Carlos (PSDB) mostrou também que, com a saída do Joãozinho Matos do PMDB, aconteceu um divisor de águas na sigla. E Matos é uma noiva que vai ser disputada, até porque tem 11% do eleitorado que não é do Bob. Ou ainda não é... Já o vice Emilio Vieira (PP) tem o mesmo eleitorado do alcaide.
De uma celeridade...
Os maldosos de plantão lascam que o padre, ops!, superintendente do porto de Itajaí, Antônio Ayres, é de uma celeridade política sem precedentes. Ou seja, se o PSB já andava meio que sumido da cena política peixeira, com a sua chegada vai acabar desaparecendo. Oh, gente maldosa, vão trabalhar, seus línguas de trapo! Arreda! Arreda!
Conversa vai, conversa vem...
Marcelo Saldré, entre outros brizolistas, tava na tarde de ontem no gabinete do prefeito no paço da Vila Operária. Reuniram-se no vapt-vupt com o prefeito JB e o secretário de Gestão, Osvaldo Topetudo Gern. O papo foi numa velocidade... Será que Saldré conseguiu resolver aquela questão do parto de égua, cuja gestação dura 11 meses?
Na solidão do poder...
Marcelo Saldré, Camilo Santiago e Osvaldo Gern bateram um lero com o alcaide e carcaram. Não se sabe se foram bater um papo em outro canto. O que se sabe é que o alcaide não os seguiu. A maior dificuldade do cargo é ter que tomar as decisões na solidão do poder. E é isso que está fazendo com que o JB decida, pro bem ou pro mal, com todas as consequências futuras que podem lhe ser caras.
Coisa murchando?
Já tem quem acredite que a proposta do governo ao PDT tá murchando. Até porque quem tem forçado a barra para o PDT se abraçar ao governo é o Gern. E a canoa do JB já anda superlotada. Por outro lado, tem brizolista bufando, debulhando que Saldré tá acabando com a sigla. Afinal, como a quirera é pouca, e só tem puxado pra ele e seus mais chegados, enquanto o restante chupa o dedinho na esquina do Clube da Vila...
