JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Região mobilizada
Um verdadeiro clima de guerra se instalou na Defesa Civil de Itajaí, com o avanço da enchente na cidade. É de se comemorar o engajamento dos setores públicos, iniciativa privada e os voluntários que arregaçaram as mangas pra ajudar os desabrigados que lotaram os abrigos em Itajaí. De parabéns a TVBE que se mantém há muitas horas, prestando um trabalho inestimável pra população.
Doa a quem doer
Escutei o Zé Alvercino, na manhã de ontem, e, diga-se de passagem, um dos mais atuantes, no trabalho de ajudar e resolver problemas não apenas no setor de trânsito e segurança, mas também de resgate e assistência das pessoas, que ao falar com o Célio Fóes da rádio Difusora concordou com a fala do radialista que cobrava com veemência a dragagem do canal retificado e do rio Itajaí-mirim.
Demorô!
O fiel escudeiro do alcaide JB, Alvercino, lascou que Célio tinha tirado as palavras da boca do prefeito que garantiu que vai se estrebuchar para que nossos rios sejam dragados. O problema, talvez, seja o custo que vai à estratosfera de mais de 35 milhões de reais. Com certeza, bem abaixo do que vai ser gasto pelo poder público, população e iniciativa privada pra se reerguer quando baixar as águas.
Ajudou um monte
Isso demonstra que existem, sim, medidas que podem e devem ser tomadas pra minimizar os efeitos devastadores das águas. Especialistas sabichões afiançam que a dragagem no nosso valão maior, o Itajaí-açu, está colaborando com uma vazão de quase 50 mil litros por segundo em direção ao mar. Imaginem quando a maré baixar...
Soco na mesa
Zé lascou que o prefeito vai realizar a dragagem doe a quem doer. Espero que esse suposto soco na mesa também seja dado em ações mais efetivas quando se coloca a ocupação irregular das encostas dos morros e da beirada de nossos rios. É um trabalho hercúleo. Pra alguns pessimistas, impossível de ser realizado. Pros otimistas, tem que ser iniciado, com vontade política de todos, é claro...
Passou da hora
Até porque já passou da hora. Não interessa quanto vai custar. São milhões e mais milhões, mas o custo será, com certeza, diluído na diminuição de danos que as enchentes causam pra população em geral, como pra atividade econômica no município. Agora, se não houver vontade política das esferas federal, estadual e municipal, babau tia chica. E a população tem que cobrar um dia sim e outro também.
Bom senso
O diretor presidente do Semasa, Flavinho Farias, e o poderoso secretário de Gestão, Osvaldo Topetudo Gern (PP), frente a este evento devastador que voltou a atingir Itajaí, cancelaram a visita que fariam praszoropa. Tem que se parabenizar pelo bom senso. E pelo engajamento, já que os dois, com outros abobrões do atual governo, também se estrebucharam nas decisões e colaboração aos atingidos.
União de todos
O prefeito Jandir Bellini se virou nos trinta, durante a noite de quinta-feira, apenas dando uma paradinha pra tomar um banho e voltar pras ruas, com a equipe da prefa. Já durante a manhã de ontem, convocou a oposição e situação, que foi desde os vereadores a presidentes de partido, como o Deodato Casas e o deputado da leleia, o barbudinho Volnei Morastoni (PT). O Omar Bernadino, o Baga da Celesc e do PMDB, pessoal do PPS, também tavam lá.
Abraço conjunto
O intuito do alcaide JB foi de passar o panorama da enchente que assola Itajaí e região. E de buscar o entendimento e a colaboração de todos nesse momento crucial que vive a cidade. O deputado barbudinho VM aceitou o convite do prefeito pra comandar uma comissão suprapartidária. Além de aceitar a missão, logo após, já estava no QG da Defesa Civil. Parabéns ao prefeito Jandir e ao deputado Volnei.
Visão lá na frente
É lógico que o convite feito ao Volnei visa o apoio do governo federal, mas não deixa de ser algo louvável. Afinal, águas passadas não movem moinhos, mas lá atrás, na enchente de 2008, o ex-prefeito JB na época se colocou à disposição já que iria assumir no final do ano, mas o VM não quis saber...
Volnei no comando
Deodato Casas não pode comparecer, já que ficou ajudando pessoas madrugada adentro. Além de VM, estavam lá o Baga da Celesc, o pessoal do PPS, entre outras siglas. Foi criada uma comissão suprapartidária pra ajudar nos encaminhamentos e convidou para o seu comando o deputado Volnei, que prontamente aceitou.
Monitorando
O presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), também não pôde estar presente. Foi representado pelo seu chefe de gabinete, Arquimedes Dauer. Pi7 foi dar uma bizolhada no seu sítio em Luís Alves e acabou ficando ilhado, acompanhando e orientando sua equipe via telefone.
Viaturas
Orientados pelo homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), o secretário de Saúde, José Roberto Spósito, se colocou à disposição de Itajaí, inclusive cedendo viaturas da pasta caso fosse necessário. Assim como o chefe da Defesa Civil, o Kuca.
Ensino médio
Uma boa notícia que vem ao encontro de um antigo anseio da comunidade do bairro das Nações. O prefeito Pirica encaminhou, na terça-feira, um projeto de lei pra que possa ceder um terreno ao governo do estado, onde será edificada uma escola de ensino médio, que vai ministrar aulas também no período noturno.
Papo com Tebaldi
Em abril o alcaide psitacídeo, acompanhado dos secretários da Fazenda, Fábio Flor e da Educação, foram bater um papo na capital manezinha com o secretário de estado da Educação, Marco Tebaldi (PSDB). O sonho dos trabalhadores de poder estudar à noite será realizado com a construção da escola, num terreno próximo ao batalhão da PM. A área de 3.861 m2 está avaliada em R$ 4,5 milhões.
Quer claridade na coisa
O vereador Claudinei Loos (PMDB) entrou com uma indicação na casa do povo da terra da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú, solicitando maiores informações e detalhamentos sobre o Portal da Transparência. Segundo a excelência excelentíssima da oposição, o site é pra lá de confuso.
Bizolhar tudinho
Claudinei diz que o site não oferece informações necessárias para que o leitor tome conhecimento dos atos públicos. É uma vergonha! É necessário que haja realmente transparência, e para isso é preciso um site claro e com todas as informações. E não é isso que acontece atualmente no site de Camboriú., desabafa Loos.
Fabrício na lida
O secretário de Desenvolvimento Regional, Fabrício de Oliveira, esteve na Defesa Civil, na noite de quinta-feira, e conversou via telefone com o governador Raimundo Colombo, que também bateu um lero com o prefeito JB. Fabrício explicou que o governo estadual disponibilizou, na tarde de ontem, gêneros alimentícios, cobertores e colchões. Foram comprados 500 colchões de uma fábrica em Maringá/PR.
Passa a régua
Agora, o que não pode acontecer é o que se viu na galega Blumenau, onde as estações de telemetria não serviram pra poioca nenhuma e onde a Defesa Civil foi de uma lerdeza pra informar a população da subida das águas.
O jeito teria sido apelar pra velha régua de mediação. E o pior, teve uma hora em que a bendita foi levada pela correnteza. Phode um negócio destes?
