JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Enterrou de vez
O Congresso dos vermelhinhos, no último fim de semana, em Brasólia, enterrou divez a pretensão que alguns partidários da sigla e do PPS, DEM e PSDB poderiam ter de compor visando o pleito do ano que vem. Em terras peixeiras, aventou-se um papo de que o Níkolas Reis (PT) e o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM) poderiam caminhar lado a lado em 2012.
Sem asas
Assim como a possível composição do PSDB com o PT. Já faz tempo que Deodato e Níkolas batem aquele papo. E o presidente sem fratura dos emplumados, Deodato Casas, garganteia que num tem problemis de avermelhar as asas tucanas. Agora, com a decisão lá de cima, fica praticamente impossível conjugar o verbo das duas siglas.
Sintonia fina
O desassossegado presidente do ex-aquário peixeiro, Pi7, e o intisicado Denisío tavam em sintonia durante o programa TVBE Entrevista, comandado pelo Sandro Garcia, na terça-feira. Na frente das telas, Pi7 assinava embaixo nas falas do baixinho, e nos bastidores rolou aperto de mão, selando parceria. Algo como tô contigo e não abro.
Atrás do toco
Ora, bolas, todo mundo sabe do prestígio do bocudo do baixinho da TVBE, mas todo mundo sabe também que o Denísio gosta de ver o circo pegar fogo e que todo princípio de eleição corre a história de que ele vai ser candidato, terceira via, vice não sei de quem. Mas, na hora do pega pra capar, até pelo tamanho, ele corre do pau e se esconde atrás do toco. E num é?
Não se batem
O jovem Everton Wan-Dall, que é seguidor dos preceitos brizolistas, será um dos indicados, junto com o médico Cincinato e a Cida Cascaes, para o Desenvolvimento Social. Só essa menção já arrupiou outra liderança jovem, o Fernando Pegorini. Aparentemente, é uma desavença dos tempos da facul. Pode ser problema. Talvez o primeiro deles...
Ô, raça de bocudos!
O pessoal da maldade que circula em Itajaí tem uma língua que só por Deus. Andam dizendo pelai que se quiserem se esconder do engomadinho secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Clayton Batschauer (PR), é só ficar na sala dele. Arreda, seus infelizes! Vão rezar!
Foi visto
Aliás, Clayton foi visto no início de semana saindo do gabinete do irrequieto presidente da câmara peixeira. Será que foi dizer para o Pi7 que tava igualzinho àquela música do Lulu Santos, voltando pra casa? Consta que, apesar do status de secretário, viagens e diárias bacanas, o nome do engomadinho sumiu e que ele corre o risco de embarcar na barca do DIARINHO, ano que vem. E na câmara, ele não é mais um como no governo.
Na boa
Na sessão de terça-feira, Pi7 e o menino de ouro do PT se abraçaram. O vereador Tonho da Grade (PP) lascou que ficava feliz em vê-los bem. Pi7 respondeu que nunca estiveram brigados. Contudo, lá na frente, quando a sessão já tinha dobrado o cabo da boa esperança, Tonho pediu que eles se abraçassem. O desassossegado deu na lata reiterando que nunca estiveram realmente brigados.
Choradeira medonha
No final da sessão, Tonho carcou em prantos para o seu gabinete. As línguas de vassoura do legislativo não souberam o motivo exato. Se foi a fala de Pissetti que lhe magoou ou se Tonho descobriu a visita incógnita de Clayton e a possibilidade de ter que tirar os glúteos pra lá de acostumados com a estofadinha cadeira legislativa. Na verdade, as tristezas na terrinha andam tantas, que tem gente chorando até com desenho animado...
Só a emoção redime
Talvez, seja por isso que me emociono e quase vou às lágrimas ao vislumbrar esse pessoal todo que vai no avião da alegria praszoropa. Almas embevecidas, que se dispõem a ir a usinas onde a merdalhada e o lixo fino de europeu é tratado. Serão nove dias de sofrimento, com direito até a confraternização. A emoção é tanta que estou com medo que as lágrimas derramadas no teclado explodam o meu computer de guerra.
Deu-lhe nos dedos!
A vereadora Norminha Calada do PR dengo-dengo é uma figura pracabá. Em entrevista ao programa do cabeça branca Graciliano Rodrigues na RIC, debulhou que só tem três vereadores com gabinetes abertos, indagando onde estavam os outros. Disse também que aumento de parlamentares com assessorias seria só pra criar cabide de emprego. Além da sinceridade, ainda deu nos dedos dos colegas. Ui, quidor!
Se virando nos 30
Enquanto uma pá de secretários tavam curtindo, o Zé Tranca Rua da Codetran tava na rua. Outro que tava se estrebuchando na lida era o Tarcísio Narigudo Zanelatto. Não se trata apenas de obrigação, mas algo que tá fazendo falta pra muitos pelaí: comprometimento.
Tristeza total
É triste ler nas páginas do DIARINHO que 10% da população de Itajaí vivem em condições lamentáveis, na ribanceira de morros, na beirada de rios e em locais com total falta de infraestrutura. Culpa não apenas deste governo, mas de todos os que passaram e deixaram chegar a este estado. E a secretária de Habitação tá só fazendo diagnóstico? Será que isso acontece desde o tempo do governo VM e continua no JB?
