JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai pescar...
Para a tucanada da Maravilha do Atlântico, o prefeito Pirica entrou em nova crise de desespero por saber que, mais uma vez, corre o risco de ser cassado. Agora as possibilidades são bem maiores, conforme divulgado pela coluna e a mídia em geral.
Bate e rebate
Um exemplo bem típico a ser citado nas mudanças repentinas e bruscas do alcaide psitacídeo é a agressão verbal seguida de ameaça a jornalista Carol, do Página 3, semanário editado na Maravilha do Atlântico (bizolhe no blog do JC). O alcaide fica puto com críticas e debulha coisas feiosas ao tentar rebatê-las.
Onde estão?
Os puxas do prefeito da praia mais cobiçada do sul do mundo questionam de boca cheia sobre os milhões obtidos em Brasólia. Cadê as tais obras??? A verdade é que em quase três anos da sua administração, Periquito não conseguiu acabar ainda nem a avenida do Estado Dalmo Vieira, muito menos o hospital Ruth Cardoso, nem o Teatro Municipal. Não adianta ficar justificando, tem é que se estrebuchar no trabalho.
Balaio de dívidas?
Os tucanos disparam que Pirica pegou as finanças da prefa redondinhas, sem dívidas e com uma montoeira de dinheiro em caixa. Isso foi que o ajudou a conseguir crédito junto aos governos federal e estadual. Mas não adianta endividar o município e não mostrar o que está fazendo, ainda mais no caso da Emasa, quando não precisaria pedir grana emprestada.
Ainda na roda
É preciso encarar a administração com seriedade e não ficar arrotando que fez isso ou aquilo. Ora, falam como se estivessem concluídas obras como o elevado da Barra, alargamento da praia Central, novo acesso a BR-101, centro de convenções, obras da Terceira e Quarta avenidas, etc... A maior parte não saiu do papel. Falta cronograma, senhor prefeito.
Socorro! Socorro!
A tucanada garante que o homem-pássaro não dá conta e que finge trabalhar. Além do mais, pedem pra que se cumpra a promessa de melhorar a segurança, coisa que não consegue com a atual estrutura da guarda municipal, que requer uma porrada de investimentos, coisa de milhões, que ainda não chegaram aos bairros.
Canoa rachada
A ruptura da direita na Barra Velha tá confirmada. De um lado ficou o DEM, agora capitaneado pelo vereador Nivaldo Ramos, que juntou os caquinhos do antigo PFL e está tocando o novo diretório com o apoio do ex-vereador Ênio Renato dos Santos. E, do outro, o vereador Narcizo e parte do finado PFL que migrou para o PSD do Kassab e do governador Colombo.
Tão de biquinho
Antes amigos do peito e agora um de biquinho com o outro, Ênio e Narcizo dizem pelos cantos que são candidatos a prefeito. Narcizo conta com a força do mandato na câmara, onde se posicionou firmemente contra o governo bandalho do turco Samir Mattar (PMDB), agora ex-prefeito.
Abraça lá
Já Ênio tem força dentro do DEM e poderia ser um fator importante para uma coligação com o PP do ex-vice-prefeito João Regis, candidatíssimo a prefeito. Isso porque há diretriz nacional do DEM impedindo qualquer chamego entre o DEM e o cabação PSD.
Num quer
O fato é que, outrora fortíssimo, o PFL quebrou. Ênio tem dito a olheiros que não aceita coligar com Claudemir Matias (PSB), atual alcaide. Afirma que Matias teria falado um monte de bobagens pra ele quando era vereador e cassou parlamentares, entre eles, uma penca do antigo PFL, e também cassou o ex-prefeito Valter Zimmermann. Vem muita aguinha por debaixo dessa ponte...
CPI em Piçarras?
Seguindo exemplo dos legisladores da terra do pirão, o vereador Flávio Tirone (DEM) afirmou que também irá pedir a abertura de uma CPI pra investigar o prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim (PP). O foco do pedido é o mesmo que levou o prefeito de Barra Velha a ser cassado: omissão de informações.
Tá difícil
Para que o requerimento de CPI seja protocolado na casa do povo, Tironi precisa contar com o apoio de outros dois parlamentares. Ivo Álvaro Fleith (PSDB), desafeto ferrenho do Pinguim, estaria disposto a integrar o pedido. Agora, resta saber de quem será a terceira assinatura, já que não se sabe mais quem é realmente oposição.
Nem te ligo
Segundo o vereador de Piçarras tratador de tilápias, o alcaide não estaria respondendo aos seus requerimentos. Nos pedidos, Tironi pedincha informações sobre obras municipais e descumprimento de legislações. O vereador baseia o pedido de CPI na lei federal 8.429/92, popular lei de Improbidade Administrativa.
Assim não phode!
Em junho deste ano, a excelência excelentíssima e o alcaide assinaram um termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público. Através do canetaço, Pinguim teria se comprometido a responder os requerimentos do vereador de oposição. Mas, por enquanto, nadica de nada!
Coletiva do Pi7
Comenta-se que o desassossegado presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), deve retornar com uma coletiva à imprensa. Fala-se que deve ser realizada no Guarani. Pi7 foi um dos poucos que se posicionou contrário ao aumento de vereadores na câmara peixeira.
