Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Erros e burradas


São muitas as justificativas para a fragorosa derrota sofrida nas urnas pelo tucano Spernau, ex-prefeito que afirma ter deixado o cargo com 80% de aprovação popular. No entanto, nos seis anos de governo, o galego cometeu uma falha ao dedicar total confiança numa assessoria de comunicação que não se preocupou em adotar uma política de divulgação eficaz.

Desencontro

Nos seis anos de Rubens Spernau na prefa da Maravilha do Atlântico, o que se viu em relação à imprensa foi a política de privilégio da informação para poucos, muito poucos mesmo, e um total tratamento de deboche para com os demais veículos ou profissionais que vivem da noticia.

Olhar turvo

Os erros foram tantos que se chegou a ocupar uma página da revista Veja para anunciar a inauguração de uma escola municipal, ao invés de utilizar os meios de comunicação que normalmente chegam ao povão. Isso deve ser uma espécie de olhar turvo na comunicação?

Sete chaves

O setor de comunicação adotado pelo galego foi tão ineficaz que até hoje, para se ter conhecimento de suas obras, é necessário que se recorra à antiga assessoria, que sempre fez questão de guardá-las a sete chaves. Dependendo da careta do interessado em saber das obras é possível que consiga a informação necessária.

Não te conheço!

Com seis anos de governo sem divulgar as obras e mais quatro anos distante da política, somam-se 10 anos sem contato com o povaréu. Neste período, a Maravilha do Atlântico ganhou mais 12 mil eleitores, quase que a mesma diferença de votos da derrota sofrida para o homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB).

Escafedeu-se

Uma pesquisa qualitativa realizada pelos tucanos atucanados constatou que o galego Spernau é desconhecido por quase 40% do eleitorado. Lógico que fruto do desprezo com que tratou a maior parte dos veículos de comunicação, durante os últimos anos. Ninguém sabe... Ninguém viu...

Pelamordedeus!!!

Para finalizar esta pequena bizolhada analítica, é bom lembrar que nesta campanha foi fatal a mediocridade da assessoria escolhida para tratar da comunicação. A começar pela confecção do primeiro jornal, que foi tirado de circulação em razão de conter conteúdo favorável ao adversário, fato que deve ser arquivado nos anais da história do jornalismo da praia mais amada do sul do mundo.

Sei nada não!

O fato de insistir com um apresentador de televisão com pouco conhecimento da língua portuguesa e manter escondida a jornalista oficial, que atendia com má vontade às solicitações da imprensa, também são coisas do arco da velha endossadas por Rubens e Fabrício, que acabaram encontrando talvez o que procuraram ao descartar o profissionalismo. E olha que investiram 500 mil em comunicação!

Lista de abobrões

Reunião realizada durante o feriadão passa a delinear o novo secretariado de Edson Periquito, o prefeito reeleito da Maravilha do Atlântico. As mudanças, pelo o que o socadinho colunista pode apurar, devem valer somente a partir do esperançoso ano de 2013.

Educação e segurança

Tem tudo para a única vereadora muié não compor a mesa de legisladores da Casa do Povo. A petista e professora Marisa, um dos nomes apontados pelo escriba como forte candidata a vereadora, deve assumir a secretaria de Educação, abrindo espaço para Aristo Pereira ocupar sua estofada cadeira. Já o Nilson Probst retorna para a secretaria de (In)Segurança e abre vaga para Marcos Kurtz, que não foi reeleito.

Fazenda e Obras

O vereador mais votado, Fábio Flor, também deve reassumir a secretaria da Fazenda. Em seu lugar, na casa do povo, entra Nilson Bittencourt, que na campanha acendeu vela para ambos os lados. Elizeu Pereira também não deve sentir o gosto de colocar os glúteos numa das 13 estofadas cadeiras da casa do povo. Tem tudo para assumir a secretaria de Obras e abrir espaço pro suplente Luiz Maraschin.

Emasa e Turismo

Dois nomes postulam a direção da poderosa Emasa: o PeriquiDão Koedderman e o ex-ministro da Pesca, Altemir Pingolin, ops!, Gregolin. Tudo indica que um fica com a Emasa e o outro com a Compur. Permanece Isaac Pires e o suplente de vereador Ademar Schneider reassume como adjunto.

Meio Ambiente, Planejamento e Saúde

Nena Amorim deve seguir pra lá de prestigiada e permanece no Meio Ambiente, enquanto que Auri Pavoni retorna para o Planejamento e deixa indefinida a situação de André Ritzman. Chegou a vez de reconhecer o trabalho de Roberto D’Ávila, o Piu-Piu, e colocá-lo no comando de uma das principais secretarias.

Ah...

Agora sabe-se porque a tchurma do prefeito eleito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), tratou logo de justificar que a tal reunião com os 12 apóstolos de Itajaí, que ocorreu num restaurante em Itapema, não tinha nenhum envolvimento com seu futuro governo. Na Capital do Ultraleve, também existe um grupo chamado de 12 apóstolos, formados por gente graúda que, segundo os bocudos, dita as ordens desde o tempo que o Magnus Guimarães era o alcaide.

Rebuliço danado

Reza a lenda que os 12 apóstolos de Itapema ajudaram a eleger e depois a derrubar o prefeito Clovis José da Rocha (DEM). E adivinha quem seria um dos apóstolos: Dedeca, o pai do Giliard, vice do Bolinha. Outro “apóstolo” de Itapema seria o Nico Russi, que hoje tem uma rádio na cidade e é do mesmo partido do Bolinha. Agora sabe-se por que uma nota envolvendo a política de Itajaí causou tanto rebuliço na Capital do Ultraleve.

Linguarudo?

As reuniões dos 12 apóstolos de Itapema continuam sendo um mistério. E não adianta priguntar para o ex-cartorário Stalin Passos, pois o mesmo foi expulso do grupo em 2004, quando deixou vazar assuntos debatidos nos encontros que pediam a cabeça do Clóvis. Até hoje Stalin é tido como “fofoqueiro” pelos demais apóstolos.

Será que será?

Sobre os 12 apóstolos de Itajaí, um deles já está sendo chamado de Judas, o Traidor, já que teria procurado alguns vereadores eleitos de primeira viagem que ainda não possuem prestígio de apóstolo, oferecendo a vaga de segundo secretário da câmara, numa eventual nova composição da mesa diretora. O nobre eleito, que apesar de ser novato não é burro, lascou que só aceita ser primeiro secretário, porque o dito cargo assina o cheque junto o presidente. Será?

Pai

O PPS disparou nota para imprensa agradecendo os candidatos do partido e da coligação pelos votos que auxiliaram a eleger Carlos Ely e Clayton Batschauer. Nas entrelinhas, o texto quer dizer que Clayton tem um mandato graças ao esforço de todos os candidatos a vereador da coligação. Tem lógica, pois sozinho o PR não faria um vereador. Evidentemente que, somando os sufrágios de todos os candidatos, a coligação PPS, PR e PSC elegeu duas cadeiras.

Chegar chegando...

Ainda sobre o PPS, seu presidente e vice, Nazareno e Márcio Sagaz, devem estar roendo as unhas com a chegada do Manoel Rodrigues “Nelinho” (sem o “da”) Conceição ao governo do ex-homem dos galináceos, Jandir, antes mesmo do prefeito eleito chamar os partidos da base aliada pra um lero de pertinho. Nazareno, em uma reunião da sigla, na semana que passou, chegou a ir às lágrimas com a eleição do Carlos Ely.

Tá chegando!

Os linguarudos lascam que Nelinho só não está no governo desde o início por pressão do Sagaz. Agora, o ex-presidente do legislativo chega com algumas atribuições bem definidas, como articular questões que envolvem a presidência da casa do povo e o papo com os partidos da base visando montar o futuro governo Jandir. Com a chegada de Nelinho, percebe-se que o quarto governo Jandir será baseado no diálogo. Também, 21 vereadores e 15 partidos para conversar, Jandir vai logo precisar de um ajudante de peso.

Níkolas na Leleia

Duas reuniões distintas realizadas na semana após a eleição municipal, com a participação de militantes e candidatos a vereador do PT nesta eleição, foram marcadas por manifestação de solidariedade e apoio ao vereador e candidato a prefeito Níkolas Reis. Na oportunidade os vermelhinhos também manifestaram o desejo de ver Níkolas disputando uma cadeira na leleia em 2014.

Peças bacanas

As propaganda da TV que foram veiculadas pelo candidato JB, independente de sua vitória nas urnas, foram bem feitas e conseguiram trazer ao povão o sentimento da city peixeira. E foram feitas por uma equipe competente e que entende do riscado.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.