JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai sancionar
Dois projetos do irrequieto presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), aprovados por seus pares, ficaram dormindo nas gavetas do executivo. E como o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não passou a tinta da caneta nas propostas, o rotundo vereador vai sancionar as novas leis.
Creche, escola e saúde...
Um dos projetos prevê a edificação de creches, unidades de saúde e escolas em empreendimentos imobiliários. Ou seja, em loteamentos e grandes edifícios residenciais. A partir de agora, o empreendedor terá a obrigação de construir um lugar pra atender os pequerruchos, a saúde dos residentes e até educação pra a criançada que é nossa esperança e futuro.
Num phode!
Outro projeto que o executivo fez de conta que não viu e deve ser sancionado por Pi7 é o que proíbe o uso de busões da concessão para o transporte público, que não tenha a finalidade de transportar os usuários. Fica de fora da lei ônibus para cortejos fúnebres e que, eventualmente, tenham que levar estudantes de um canto pra outro, dentro da city peixeira. Se forem desviados da rota, tem uma bela multa no lombo...
Viúva rica
Tem quem sonhe em encontrar uma viúva gostosa e rica, pra atender os seus caprichos físicos e financeiros. Esse parece ser o caso da Viúva Municipal. Onde a iniciativa privada vai buscar grana na esfera pública. O Clube de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL) tá pedinchando 450 mil reales pra enfeitar as ruas da city. Todo mundo acredita que a prefa é mãe, pai, avó e avô de todos...
Caos
Amanhece o dia, entra mês e vira ano e a situação do hospital Marieta Konder Bornhausen continua a mesma no que se refere o atendimento no Pronto-Socorro. Se antes já era vergonhoso e caótico, imaginem agora com as obras da nova torre? Quem chega ao PS do hospital fica penando pra ser atendido. Ou seja, nadicadinadenada muda. Uma vergonha, um descalabro. Um tapaço atrás do outro na cara do povo.
Céu na terra da dor...
Na verdade, o que vale é o faz-me-rir. Se o sujeito tiver plano de saúde, grana pra pagar médico, ou pra se internar em andares chiquetosos, com mordomia e conforto, é atendido como se fosse para o céu. Caso contrário, fica jogado, à mercê da boa vontade.
Esperança
Lógico que nem tudo é dor e sofrimento. Ontem, foi inaugurada a unidade de pronto-atendimento de Cordeiros. Quase que um mini-hospital, que deve desafogar a demanda em outras unidades, como a UPA do Vassourão. Ponto para o alcaide Jandir Bellini e sua vice Dalva Rhenius (DEM), que cuidaram com carinho da edificação da unidade de saúde.
Prestigiada
Aliás, um mundaréu apareceu pra prestigiar e outros pra posar de papagaio de pirata. E teve os que vieram com o compromisso que o povo lhes outorgou, como a excelência excelentíssima eleita Giovani Felix (PT). Que é da bancada de oposição, mas não é burro e muito menos da linha dos xiitas. Correto!
Rasgação de seda
Teve abobrão do governo agoniado com a rasgação de seda entre o alcaide JB e a vice Dalva. Apupos de agrados. Até parecia que a Dalva é a candidata de Bellini à sua sucessão. Alguns não conseguiram disfarçar o tremeliqui que a situação gerou.
Zé da Medalhas
Um dos papos que rolou na inauguração da UPA de Cordeiros foi de que se o PSDB deixar a administração do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), quem vai assumir a SDR peixeira será o PP. E, por conta da afinidade de Colombo e JB, já sopraram até um nome, o Zé das Medalhas, ops!, Edson dÁvila, que hoje responde pela secretaria de Educação de Itajaí. Hummmm...
Fortão
Quem está com força total na Maravilha do Atlântico é o vereador Arlindo Cruz (PMDB), muito cotado para assumir a presidência da casa do povo a partir da próxima legislatura. Arlindo conta com trânsito livre em muitas áreas partidárias e junto à comunidade. É o terceiro eleito mais votado, o primeiro do PMDB e o mais veião. Arlindo, com o Viagra eleitoral das urnas, pode sonhar com a cadeira estofadinha...
Decepção
Quem não deve estar nem um pouquinho satisfeito com o sucesso de Arlindo é o companheiro de partido, Nilson Probst, que era capaz de jurar que teria mais de três mil votos pelo investimento na campanha. Ficou atrás de Arlindo por uma diferença de 400 votos.
Detalhe
O todo poderoso xerifão Probst tinha o comando de uma secretaria e exercia grande influência na secretaria de Educação, enquanto que Arlindo Cruz exercia o cargo de diretor da secretaria de Obras, aliás, secretaria que elegeu dois vereadores (Elton Garcia).
Dúvida
A dúvida agora é quanto ao destino de Probst, que acredita ter chance de ser o candidato à sucessão do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Se não conseguir a presidência do legislativo, deve optar por retornar à secretaria da (In) Segurança, segurança que não está lá suas coisas na Maravilha do Atlântico, com constantes furtos e assaltos.
