Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Prestação de contas


O socadinho escriba bateu um papo, entre garfos e facas, com o segundo vereador mais votado em terras peixeiras, o Dedé da Murta (PP), que fez 2791 votos, um resultado surpreendente. Dedé disse que a vida, a política e o caminhar dos últimos anos o amadureceram pra honrar a montanha de votos que recebeu

O ex-candidato a vereador e mandachuva do Caminhão do Peixe, Calinho Canela (PP), visitou a choupana do JC, pra bater um lero com o socadinho

A votação da “subvenção social” de quase meio milhão para a CDL fazer o seu Natal acontece nesta terça-feira. É de se priguntar se será prestado contas, afinal é uma “subvenção social”. É a viúva pagando a conta para os empresários terem lucro. É como a ACII com o selo social: espirram o prêmio com o bolso (contribuinte) alheio?

Você por aqui!!!

Na sexta-feira, até o prefeito Jandir Bellini (PP) e a vice Dalva Rhenius (PSD) ficaram assustados com a quantidade de comissionados na inauguração da Upa de Cordeiros. O comentário que corria era sobre aqueles que nunca foram em nenhum evento nos últimos três anos e meio, e agora querem uma boquinha. Tinha até cargo de primeiro escalão que pela primeira vez prestigiou uma inauguração no governo JB & Dalva! Credo, meu povo!

Pra ficar tranquilis

O Zé Ferreira, Zé Tranca Rua, Zé Codetran e tantos outros nomes, foi o primeiro a colocar seu cargo à disposição do prefeito Jandir Bellini (PP), para que ele ficasse tranquilo na sua decisão de quem colocar no ano que vem. E isso que ele retornou faz poucos dias ao batente. Seria interessante saber quem tomou ou vai tomar a mesma atitude?

Ressuscitou!

A intisicada Irene Dagnoni esteve circulando no último andar do paço da Vila Operária, na semana que passou. Irene já foi a toda poderosa da extinta Ucre, que cuidava da educação estadual na região. Será que a mulher tá voltando pra ocupar um cargo – na educação - no governo JB? Irene é assim, assim com o casal Amin. Entoncê!

É aqui ó!

As três excelências da bancada do mandabrasa peixeiro, Laudelino Lamim, Afonso Arruda e Neusa Giraldi, devem bater um papo de pertinho com o alcaide JB, nos próximos dias. O trio vai anunciar ao prefeito que quem fica, entra ou sai do PMDB tem que ter o aval dos peemedebistas eleitos.

Quer a cadeira

A dama de ferro do PMDB peixeiro, Eliane Rebello, segundo as fontes saudadas dos corredores palacianos, está na luta para que a secretaria de Educação, hoje nas mãos do Partido Progressista, volte a ser comandada pela sigla, a partir de janeiro do ano que vem. Mas o PP quer manter o posto. Briga de foice no escuro se avizinha...

Eita, festança!

Os diretores da Emasa, autarquia da Maravilha do Atlântico responsável pela distribuição do precioso líquido e manutenção do saneamento básico, devem estar se achando os bons da cocada. Aumentaram na caruda seus salários para mais de sete mil reales, quantia bem superior aos vencimentos dos abobrões do primeiro time estrelado do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB).

Processo nos tubos

Enquanto uma pá abre os tubos do encanamento e faz uma festança danada com a grana pública, tudo indica que um grupo da comunidade vai entrar com uma ação judicial para rever a tarifa salgadinha que vem sendo cobrada pela Emasa. Ai, ai, ai, que dor encanada!

Bengala curta

Quem assistiu o último programa eleitoral de Napoleão Bernardes, candidato tucano na galega Blumenau, percebeu que o homem da bengala, o ex-governador atucanado Leonel Pavan, ficou de fora, embora muita gente tenha prestado depoimento de apoio. A fase não está nada boa para Pavan. Além da derrota na Maravilha do Atlântico, ainda amarga os 378 votos da irmã Délia Pavan. Acabou a era Pavan. Será que ele sabe?

Presente

Vereador Periquidão Koedermmann (PSD) foi feliz na iniciativa de solicitar que fosse colocada em pauta na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo a votação do projeto que prevê o pagamento das indenizações de áreas desapropriadas para viabilizar a segunda etapa do binário. O povão humilde daquela área aguarda que o compromisso seja cumprido ainda este ano.

Pra escanteio

Manoel Xavier de Maria, o Manequinha da Pesca, presidente do Sitrapesca, o sindicato dos pescadores, tá bufando por causa do jeito como andam tratando a pesca. Manequinha relata que esteve na semana passada em Brasília, a convite do ministério da Pesca, para o lançamento do plano Safra. E que no Palácio do Planalto a pesca industrial foi totalmente excluída. Que falou todo mundo, representantes da pesca artesanal, aquicultura, ministro da Pesca e presidenta. E da pesca industrial nadicadenada.

Só pra uns?

O ministro da Pesca, Marcelo Crivela, anunciou que tá preocupadão com a saúde dos pescadores artesanais, e que uma porrada de viaturas serão colocadas à disposição pra percorrer todos os cantos e recantos pra atender estes trabalhadores. Tudo bem, tudo 10. Agora, o que afirma o Manequinha: “não somos contra atender quem necessita, mas o ministério tem obrigação de atender a todos!”.

Nem te ligo

Por exemplo, faz um caminhão de tempo que o Sitrapesca tenta convencer os parlamentares e o governo federal da necessidade do retorno da aposentadoria especial e dos problemas de saúde que os pescadores profissionais industriais estão expostos. Mas os eleitos e o governo se fingem de surdos...

Só isso!

Dos mais de quatro bilhões de reais colocados à disposição no plano Safra, menos de 20% poderão ser contratados pela pesca industrial. Outro dado lamentável é que, no plano, um bilhão se destina às reformas e renovação da frota, só que no mesmo item uma frase já coloca de lado os pescadores industriais: “para embarcações de cinco a 15 metros”.

Conta outra

A tristeza maior de Manequinha na sua luta é que lhe disseram, em Brasília, que ele deveria partir para outra luta, como, por exemplo, que os pescadores se unam e comprem suas próprias embarcações. “Se isso fosse mesmo possível não haveria empregados no comércio, indústria, hotelaria, agricultura... Todos nós seriamos patrões!”, contextualiza Manequinha.

Cricri

Manequinha tá sendo chamado de cricri, quando afirma que logo, logo estarão fazendo o movimento “Dia da insatisfação do setor pesqueiro profissional industrial”, contra todas as dificuldades enfrentadas e as injustiças praticadas. Ou quem sabe lutar pela criação do MPI, já que o MPA já existe!”, lasca Manequinha. MPA: Ministério da Pesca Artesanal e o MPI seria o Ministério da Pesca Industrial. Olha!!

Herbário Barbosa Rodrigues

O deputado e presidente da comissão de Saúde da Leleia, Volnei Morastoni (PT), palestra em Lisboa, Portugal, no congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique, sobre a importância de um dos nossos maiores patrimônios, o Herbário Barbosa Rodrigues, que congrega hoje quase 95% da flora catarinense.

Acervo inestimável

Pra se ter uma ideia da importância do Herbário Barbosa Rodrigues, basta citar que tem em seu acervo 70 mil exemplares de plantas dissecadas, e quase 20 mil exemplares sobre botânica, que são consultados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Só espero que aqueles projetos malucos de tomar conta daquela área e prédio, tenham sido arquivados. Tá na hora de ser tombado como patrimônio de nossa cidade.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.