JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Barca rio abaixo...
Vereador Alan Alir de Souza (PP), 26 anos, é uma jovem promessa para o legislativo de Bombinhas. Disposto a contribuir para o desenvolvimento da Costa Esmeralda, participou da comitiva que esteve em Brasília com a prefeita eleita Paulinha, e manteve contato com o deputado João Pizzolatti (PP), que se comprometeu em auxiliar na busca de recursos para Bombinhas.
Três prefeitos, Rodrigo Bolinha/PSDB Itapema, Paulinha da Silva/PDT Bombinhas, e Evandro dos Navegantes/PSDB Penha, que estarão unidos a partir de 2013 para trabalhar em prol do desenvolvimento regional da região da Amfri, hoje integrada por 10 municípios, em razão da saída da Maravilha do Atlântico, que, interessantemente, ensaia a implantação de um consórcio da segurança que, pelo visto, terá dono. Coço o cocuruto em relação ao consórcio de segurança. O grupo que esteve em Brazólia reivindica R$ 60 milhões para o consórcio. Será que as 10 citys associadas, que representam a região, vão ficar de bico calado diante da ameaça de ficarem sem essa montanha de recursos?
Rumores próximos ao terceiro andar do paço da Vila Operária, em Itajaí, confirmam aquilo que muitos presidentes de partidos, vereadores, suplentes e o meio político já imaginavam. Na virada do mandato, haverá uma avassaladora reforma administrativa com mais de 50% de mudanças no primeiro e segundo escalões do governo. Uiiiii!!!
Nada de puxadinho
Essa reforma seria bem maior que o último puxadinho que o JB fez, quando do ingresso dos seguidores dos preceitos brizolistas do PDT e os peemedebistas do velho Manda-Brasa de guerra. Ou seja, uma pá de titulares que acreditam no durepox passado na cadeira vão simbora com cadeira e tudo. E muitos já vão tarde.
Água de poço
Porém, tá tudo paradinho, mais parado que água de poço. E se alguém quer ver o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), ficar puteado, basta perguntar sobre o novo governo que toma posse a partir de janeiro de 2013. O homi endoida e solta fogo pelas ventas.
Quase que o céu desaba...
Os linguarudos de plantão contam que até um vereador reeleito, dias atrás, presenciou a rara cena de Jandir furioso. A raiva do burgomestre foi tanta que, depois desta conversa, o prefeito resolveu aguardar dezembro chegar para voltar a conversar com os líderes partidários sobre espaço no governo.
Boca na zorelha
O superintendente do Semasa, Flavinho Farias, tem uma pá de motivos pra sorrir: a autarquia de água & esgoto peixeira fecha os quatro anos de governo JB com a conclusão das obras de abastecimento de água, o que possibilitou o fim da falta de água que atazanava a vida de todos.
Lá longe
Com essas obras, foi permitido ao Semasa levar água para localidades até então sem o precioso líquido, como o morro da Fazenda e Praia Brava, com a colocação de bombas de alta pressão. Entre o final deste mês e do natalino dezembro, otoridades federais deverão dar um chego a Itajaí para prestigiar o alcaide JB e o diretor do Semasa, Flavinho, na inauguração do pré-sedimentador no São Roque.
Raimundão
Dizem que até o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), poderá dar as caras. E tudo isso com uma das tarifas mais baratas da Santa & Bela Catarina. Por este sucesso, e pela vontade política que se teve em tomar conta da tarefa de casa, que muitos prefeitos eleitos da região sonham em poder contar com uma autarquia só sua e se livrar das Casans da vida. Que levam, levam, e quase nada trazem...
Juro Zero
Paulinho Bornhausen (PSD) tá com a boca nas zorelhas, comemorando o sucesso do programa Juro Zero que completa um ano agora em novembro e já movimentou mais de 22 milhões de reales em empréstimos a quase oito mil microempreendedores individuais. Segundo Paulinho, este programa consagra o lema do governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD): as pessoas em primeiro lugar.
Nos píncaros da lua
O Juro Zero acaba de ser eleito, também, Top de Marketing da ADVB/SC. Foi criado pela secretaria de Desenvolvimento Sustentável, comandada por Paulinho, com a parceria do Sebrae/SC, Badesc e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC). Que bacana!
Pra brecar
O prefeito Bob Carlos (PSDB), do outro lado da vala, anda chamando, um por um, os empresários e empreiteiras que tenham obras em andamento com o município, e entregando uma espécie de termo de brecada da obra. Tudo para evitar perrengues futuros. E pra que o caixa do município possa ser fechado com louvor, neste seu fim de gestão.
Praça do povo
É preciso que a praça Arno Bauer, no centrão de Itajaí, venha a ser devolvida ao povo de Itajaí. E que não fique eternamente conhecida como a praça do camelódromo. Estão na ponta da agulha pra entregar a Casa da Cultura, bem do ladinho do Palácio Marcos Konder, onde funciona o Museu Histórico, e vão deixar asssim? Pra caminhar, atualmente, os pedestres têm que avançar sobre a grama, visto que é um labirinto de barracas em todo o passeio.
Meia boca
E olha que tem que dar uma chupada de zoio no pessoal que anda dando uma garibada no Palácio Marcos Konder. Estão passando uma mão de tinta provisória. Tudo bem, tudo 10. O problema é que nem uma massinha em cima das rachaduras e buraqueiras. Coisa feiosa, meu povo!
Toca fogo no rabo
O deputado estadual Volnei Morastoni (PT) e o vereador Paulinho Amândio (PDT) participaram de uma reunião na escola estadual Ary Mascarenhas Passos, no Vassourão. O intuito da reunião, marcada pelo diretor do educandário, Julio Cesar Correa, foi mostrar que as instalações do prédio estão pra lá de bichadas e contar que a vigilância da escola acontece no período das aulas, mas da noite para a madruga fica desprotegida.
Vai bispar com o secretário
O deputado Volnei ficou de dar uma bispada diretamente com o secretário estadual da Educação, Eduardo Deschamps. Coço o cocuruto, me perguntando donde tá o pessoal da secretaria Regional de Itajaí? Cadê o pessoal da área de Educação, que gosta de arrotar que tá tudo às mil maravilhas? O secretário regional, Fábio Hachmann, tem que achar esse pessoal e tocar fogo no rabo, pra acabar com a vergonheira.
Nem te ligo
E ninguém venha me dizer que tão se coçando. Se estivessem, o diretor da escola não teria chamado o deputado, o vereador e o caraco a quatro. E olha que a secretaria, com os 500 cabides espalhados no grande armário, tem até um que é de Gerência de Educação. Só por Deus!
A fila não anda...
Projeto do vereador Paulinho Amândio, aprovado em primeira votação, obriga a secretaria de Habitação a disponibilizar na internet todos os cadastrados em programas habitacionais em Itajaí. Paulinho lembra que quem tem seu nome listado não tem como saber em que pé está a solicitação pra ter direito a um teto digno.
Num gostou?
Os linguarudos debulham que quem não teria gostado da ideia teria sido a titular da pasta, a vereadora eleita Neusa Giraldi. O problema habitacional em terras peixeiras é de assustar. Vide a matéria que saiu no jornal mais lido do sul do mundo, sobre moradores aguardando um chão com uma casinha há uma década. Uma tristeza!
