JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Opa!
Foi publicado no Diário Oficial da União, ontem, decreto da presidente Dilma Rousseff obrigando a transferência de uma pá de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras nos rios Itajaí-Açu e Itajaí - Mirim. Para o secretário de Articulação Nacional, João Mattos, o decreto é mais um passo no sentido de garantir segurança ao povo do Vale do Itajaí. Aleluia!
Amenizar
Todo mundo tá mais do que careca de saber que as enchentes são cíclicas e que, infelizmente, teremos que enfrentar novas cheias. Esperamos que seja num futuro bem distante. Contudo, é preciso realizar obras que venham a amenizar os efeitos catastróficos da aguarada. E pra isso são necessários recursos, vontade política e projetos.
Tá na hora
No decreto da presidenta tão listadas importantes obras, que vão desde estudos e projetos de melhoramentos do canal do nosso valão menor, o Itajaí-Mirim, passando pela questão da erosão marítima e fluvial, até a colocação de comportas de regulação. O que se espera com o decreto é que efetivamente algo aconteça de fato.
Tomando pé
O secretário regional de Itajaí, Fábio Hachmann, em contato com a coluna, reconhece as dificuldades não apenas na questão da escola estadual Ary Mascarenhas Passos, mas da Educação como um todo. Conta que o pedido de reforma já foi encaminhado à capital manezinha há mais de seis meses, mas devido a questões orçamentárias, com a baixa da arrecadação do Estado, não está sendo possível cumprir todas as demandas.
Correndo atrás
Fábio relata que algumas benfeitorias teriam sido feitas no educandário em questão. E, que, infelizmente não será possível fazer a necessária reforma do Ary Mascarenhas, e nem em outras escolas. Quanto à questão da segurança, foi uma medida de contenção dos gastos. No caso estão vigiando no horário das aulas e durante a noite as escolas ficam sem segurança.
Aval
O Fábio é um secretário exemplar. Um técnico com vontade de fazer e acontecer. O problema é que as secretarias regionais vivem à mercê lá de cima. É lá que se manda. E a SDR é um cabide pra alojar uma penca de cabos eleitorais. Por outro lado, demonstra o apreço que o governo do estado tem pela base de tudo, que é a educação, princípio motriz de qualquer sociedade que quer avançar.
Caldeirão ferveu
O panelão da política na Cocada da Beth, na Hercílio Luz, quase levou para as vias de fato a nossa eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, e o cabreirinho do Paulo Seara. Os dois se estranharam durante a roda que se forma pra fofocar sobre política e o cotidiano. Se o Zé do Codetran, que molhava o beiço num cafezinho, não tivesse se metido, o Tito ia dar uma bifa na zorelha do Seara. Eitcha coisa!
Consciência mirim
A vereadora mirim da Maravilha do Atlântico, Ana Luisa Barcelos, sugeriu ao homem pássaro, prefeito Edson Periquito, que determine aos setores competentes a a castração dos animais que se encontram abandonados nas ruas. A queixa da edil mirim reflete a realidade de abandono da causa animal em diversas citys da região.
Código animal
Será que vai precisar um vereador mirim propor um código animal voltado para preservação da saúde e dos cuidados com os animais? Quando abandonados, os animais são um problema de saúde pública. Itajaí tem um código de Defesa dos Animais feito em conjunto pelos vereadores Nikolas Reis (PT), Susi Bellini (PP) e Luiz Carlos Pissetti (DEM). E com a assessoria da Associação Itajaiense de Proteção Animal (Aipra).
Única solução: castração!
A amada excelência excelentíssima que propor uma ação neste sentido, garante sua permanência na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, - apesar da função do vereador ser de fiscalizar e não de gerar despesas ao erário público. A bicharada aguarda e agradece!
47 anos
Amanhã, quarta-feira, dia 15, a casa do povo da Maravilha do Atlântico está com o anus em festa. Calma, que eu explico. A 1ª sessão ordinária do legislativo foi realizada no dia 15 de novembro de 1965. De lá pra cá foram 11 legislaturas.
Resgate histórico
A câmara de Balneário Camboriú está entre as casas legislativas que mais preservam sua história. Lançou livro bonitão alusivo aos 45 anos e prepara material em vídeo, com parte do resgate da história da city praiana mais desejada do sul do mundo com imagens sobrepostas do antes e depois. O material já aparece em trechos na TV Câmara. Exemplo!
Tocando o terror
Enfermeiros do hospital Ruth Cardoso estão querendo um plá com o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), por conta da gerente do hospital que chegou faz duas semanas e, segundo os funcionários, tá tocando o terror. Os profissionais lascam que a muié teria, inclusive, remanejado enfermeiros, para funções que não estariam aptos.
