JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vai tomar posse
O pedido da promotoria feito à juíza Sônia Moroso para que cassasse o registro eleitoral da vereadora eleita Neusa Giraldi (PMDB) foi indeferido pela magistrada. Ou seja, a muié vai ser diplomada e tomar posse normalmente.
Atentados
Nem as próprias autoridades policiais sabem ao certo quem é quem nessa história de atentados a veículos em vários municípios de Santa Catarina. Uns falam no grupo criminoso a partir dos presídios, o Primeiro Grupo da Capital, e teria muito a ver com a situação de precariedade das prisões que hoje comportam mais de 17 mil apenados. Já outros listam que haveria outros grupos criminosos nos atentados.
Varredura
Na tarde de ontem, em Itajaí, autoridades da área da segurança se reuniram com o intuito de promover uma operação varredura nas ruas da city peixeira. Além de barreiras policiais, carros e pessoas nas vias seriam abordados com o intuito de trazer segurança à população. Realmente, se espera energia do aparato de segurança que, neste momento, tem que mostrar vigor contra a bandidagem.
Ajuda federal
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), fez questão de lembrar que o governo federal estaria de prontidão para ajudar o governo estadual no combate à situação alarmante dos últimos dias. Já o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), teria agradecido, mas pontuado que tanto a polícia Militar quanto a Civil está a postos pra conter e driblar os bandidos. Será?!
Aparato de guerra
Uma pá se maravilhou com o aparato da polícia Rodoviária Federal que chegou à city peixeira com o intuito de ajudar nas operações deflagradas. E olha que enquanto uns lascam que é o PGC que tá por trás dos atentados, outros debulham que são traficas que tão endoidando. Cadê o setor de investigação?
Segurança falida
Lógico que a situação vivida em Santa Catarina tem outra natureza. São os bandidos atentando contra o estado de direito, trancando os cidadãos dentro de suas casas e tocando o terror. Mas, verdade seja dita, a segurança pública já foi pras cucuias faz um tempão. Qual cidadão que pode se declarar seguro em nossa região?
Cuidar de nossos quintais
E isso fica latente quando se vê que o povo e até os que olhavam enviesados para as chamadas guardas armadas comunitárias hoje clamam e apoiam sua efetivação. Já são sete na Santa & Bela. E a melhor aparelhada e que tem servido de espelho para muitos é a da Maravilha do Atlântico. A segurança devida no dia-a-dia pelo Estado já faliu faz um tempão! Cada cidade tem que cuidar do seu quintal.
Vontade política e projetos
Pra isso só tendo vontade política e projetos. É o que aconteceu na praia mais desejada do sul do mundo. Nesse ponto, com todas as divergências possíveis, é necessário aplaudir o burgomestre Edson Periquito (PMDB), que teve peito, coragem de enfrentar desde os críticos e desconfiados, e hoje a secretaria de Segurança tem a guarda armada, e o que se desenha para o futuro é promissor.
Videomonitoramento
Ontem, um membro do alto clero peixeiro afirmou que, por exemplo, a geringonça, o OCR, que fotografa as carangas e suas placas, é o sonho de consumo do aparato de segurança em Itajaí. A parafernália fotografa e arquiva, além de identificar se a caranga tá com problemas como pagório de impostos. Apesar de que o intuito é saber se o veiculo é roubado e se tá envolvido em algum ato criminoso.
Buscar grana
E, depois, é o que todo mundo sabe, até o seu Maneca Barrigudo lá do Imaruí: Brasília tem um manancial de recursos. E é preciso ter projetos e vontade política de torná-los realidade. E como na Maravilha do Atlântico o alcaide bancou a efetivação da guarda, a city está apta na busca dos recursos. A tristeza é que o Estado, que já era relapso e incompetente, agora tá muito mais no nem te ligo...
Bizolhuda
É premente seguir o caminho da Maravilha, que vai instalar, nos próximos quatros anos, 400 bizolhudas. Olha o exemplo triste em Itajaí: na sessão de terça-feira, o vereador Paulinho Amândio (PDT) aprovou requerimento pedichando a recolocação de uma câmera bizolhuda no São Viça. A geringonça zolhuda estragou, tiraram e... Paulinho teve que pedir para o secretário de segurança estadual, Cesar Gruba. Só rezando!
Ou vai ou racha!
E essa necessidade hoje é tão grande que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vai criar a chamada Guarda Comunitária. Fala-se que o projeto vai desabar ainda este ano para que as excelências excelentíssimas o analisem e aprovem. Vamos aguardar...
E num é?
O ex-secretário de Segurança e vereador Nilson Probst é um defensor da redução do percentual do repasse de 15% dos convênios com a PM e a Polícia Civil para 5%. E defende tal posicionamento junto ao homem-pássaro, prefeito Periquito (PMDB). A grande verdade é que mais de 50% do contingente da puliçada fardada tão dentro do quartel e na Civil tem mais delegado do que comissionários pra atender ocorrências. É flórida.
