JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sabatina geral
O vice-prefeito da capital do Marisco, Guaracy de Souza, está no comando do município até o próximo dia 9 de dezembro, quando o prefeito-reeleito Evandro dos Navegantes (PSDB) retorna pra montar o seu novo secretariado de Penha.
O ex-ministro da Pesca, Altemir Pingolin, ops!, Gregolin (PT) na Bahia, direto da 3ª AQUAPESCABRASIL, maior evento de Pesca e Aquicultura, que foi criado em Itajaí (e realizado em terras peixeiras, por duas edições seguidas. Porque será que foi pra Bahia?) durante a gestão do Ministro Gregolin. Nesta edição, o anfitrião Jaques Wagner (governador da Bahia), e Gregolin. Os dois são possíveis candidatos do PT ao Senado Federal. Wagner na Bahia, e Gregolin por Santa Catarina.
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), foi convidado pra um plá com empresários da Intersindical peixeira. O convite era pra um jantar, mas na hora surgiu uma pauta de trocentas perguntas para o burgomestre responder. Os empresários queriam saber os nomes dos futuros secretários da Fazenda, Obras, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e Desenvolvimento Urbano.
Nem a dona Lourdes...
O prefeito, com aquele seu jeito suave, respondeu que estava montando o seu secretariado e brincou que nem a sua patroa, a dona Lourdes, sabe quais os nomes que devem ser escolhidos (ou mantidos?). O alcaide tem dito pra meio mundo que quer um governo de resultados. E de resultados não para a sua estrutura político-administrativa, e nem para ele, e sim para a sociedade.
Num diz, mas...
Aliás, JB não diz um ai pra quem lhe questiona sobre a eleição da Mesa Diretora do ex-aquário peixeiro. Tem respeitado a harmonia entre os poderes. Mas não esconde que tem um bom relacionamento com um dos nomes mais fortes na atual disputa, que é o vereador reeleito Topetudo Osvaldo Gern (PP).
Já tão bispando
A secretaria da Criança e do Adolescente vive seus últimos dias, já que ano que vem deve ser incorporada à pasta do Desenvolvimento Social. Recomendação, inclusive, do Ministério do Desenvolvimento Social. Os estudos e preparativos para que tal se torne realidade, já estão em curso.
Cano seco
Como andará a questão de abastecimento de água nas comunidades rurais de Itajaí? Sabe-se que onde o Semasa abastece não existe problema de falta do precioso líquido. Já na localidade da Baia, o abastecimento é feito por uma associação que cobraria simbolicamente o valor de 10 reais. Tal água seria captada num terreno do empresário Odemar Muller, o Millinha.
Não quer cloro???
A alegação de alguns moradores é que o Semasa não tem de onde pegar água naquela região. Bobagem. Na Paciência, por exemplo, há um baita poço artesiano da autarquia. Outra alegação é que alguns não querem cloro na água. Mas o cloro é para matar os microorganismos patogênicos que podem estar presentes no precioso líquido. É uma necessidade pra garantir a potabilidade da água.
Tem analise?
Não sei se a cobrança de valores pela água é correta. O que se sabe é que muitos moradores daquela comunidade estão enfrentando falta de água em suas torneiras. É necessário mais atenção. Aliás, fala-se que a água da Baia, segundo análise da Univali, seria a de melhor qualidade.
Juízo!
Para citar um exemplo, quando a localidade rural da Paciência era abastecida por água de cachoeira, sem nenhum tipo de tratamento, o que é uma temeridade com a saúde pública, os moradores sofriam com a falta de água. Depois que o Semasa fez um poço artesiano, caixas dágua, nunca mais faltou água.
Ferrando os bagrinhos
Na sexta-feira passada foi decretado ponto facultativo em quase toda a região da Amfri, com exceção da casa do povo da Maravilha do Atlântico, mas não pensem que o abobrão-presidente Orlando Anjoletti (DEM) estava presente, para dar exemplo ou coisa parecida. Enquanto os barnabés estavam lá chupando dedo, se estrebuchando, o Anjoletti tava no dolce-far-niente de mais uma viagem.
Anjolerith...
Voltamos a cobrar: será que o Anjoletti tem peito de mostrar publicamente seus dois últimos holerites? E pensar que o homi estaria forçando sua reeleição. Com a pretensão de Anjolerith, vamos ter cinco nomes disputando a teta mais poderosa do legislativo, que conta com um baita orçamento de mais de 11 milhões de reales para 2013.
Tumém quero!
Os postulantes mais cotados à estofadinha cadeira do legislativo da praia mais amada do sul do mundo são o Arlindo Cruz (PMDB), o Fábio Flor (PP), Moacir Schmidt (PSDB), Nilson Probst (PMDB) e o atual presidente.
Sacanage
O prefeito eleito de Itapema, a nossa capital do Ultraleve, Rodrigo Bolinha (PSDB), não entende o fato de Sabino Bulsanello (PT) só concordar com a transição após o dia 20 do natalino mês de dezembro. Realmente, se isso ocorrer, será uma tremenda sacanagem com os nativos e com os milhares de turistas que tão chegando pra salgar o couro nas praias da city.
Na nuca do povo...
A situação da saúde, coleta de lixo, fornecimento de água, convênios, organograma de obras, precisam ser repassadas ao futuro alcaide, que assume em plena temporada de verão. A campanha acabou e é preciso sabedoria para dar um basta nas picuinhas. Acorda, Sabino!!!
Paraíso do Atlântico...
Nesta segunda-feira, mais uma vez haverá um encontro entre as comissões nomeadas pelo prefeito Maneca do Quiosque (PP) e a prefeita eleita Paulinha da Silva (PDT) para tratar da transição que, embora complicada, parece que vai engrenar. A palavra de ordem da bonitona Paulinha, do Paraíso do Atlântico, é enxugar a máquina administrativa, a começar pela extinção dos cargos de superintendente da saúde e educação.
Caseca homenageado
Empresário da Maravilha do Atlântico, José Carlos Caseca, por indicação do emplumado Dado Cherem (PSDB) receberá justa homenagem nesta segunda-feira, na Leleia da Santa & Bela Catarina, pela sua história de sucesso e contribuição para o desenvolvimento da bela praia, juntamente com sua família, principalmente na geração de empregos e mão de obra de alta tecnologia.
Tás bobo?
Enquanto a bandidagem piromaníaca toca fogo, tem delegado de poícia mandando intimar colunista de jornal por telefone. Querendo que o profissional de imprensa compareça no dia de hoje na delega pra prestar depoimento por conta do que escrevinhou no seu espaço. Phode?!
Provoque a sua sede...
A prefeita da capital da pedrada e do tiro pra todo lado, loirosa Luzia Coppi (PSDB), enfrenta problemas de abastecimento de água, e diz que espera que a Emasa aumente o envio de água tratada, passando dos 180 litros por segundo pra 260. Camboriú e Balneário Camboriú brigam na dona justa por conta de valores do pagório da água. Espero que este não seja o motivo para o povão se lascar na secura.
Só carrão...
Sessenta e cinco carros de luxo foram guentados na saída do Warung, na praia Brava, pelos tranca-ruas da Codetran. Grande parte por problemas de documentação. Engraçado que os caras pagam de 300 a 500 pilas pra frequentar a balada, mas mantém suas carangas com pagório dos impostos atrasados...
Vai pegar
Casa nas proximidades do Warung, com alvará pra restaurante, mas que anda fazendo festinhas, igual a do encrenqueiro Theo Becker nas Cabeçudas, daqui a pouco vai estampar matéria por conta da bagunça ilegal. Igualzinho à coluna vaticinou quando Becker alugou uma mansão à beira mar...
