JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
João Paulo
O jovem advogado e ex-procurador do município de Itajaí, João Paulo Bastos Tavares Gama, é o novo presidente da OAB peixeira. Foi uma vitória merecida. João Paulo e seu vice, o barulhento e divertido Cachel, se elegeram prometendo mudanças ao status quo vigente na Ordem dos Advogados peixeira. E o desejo de avanços foi latente, tanto que a dupla conquistou mais de cem votos a mais.
Possível do impossível?
O papo que rola entre alguns membros de partidos peixeiros é que existe a necessidade de se criar vergonha na cara e trabalharem para que Itajaí venha a eleger representantes na casa do povo estadual e federal. E que, com o número e eleitores papa-siri, seria possível guindar dois deputados na leleia e um em Brasólia.
Num tem
É uma pura verdade. A segunda arrecadação da Santa & Aviltada Catarina, poderia ter mais de um representante na leleia, a exemplo do deputado estadual Volnei Morastoni (PT). E, eleger um deputado federal, também. E, nem digo que o problema seja votar em candidatos de fora. Afinal, tem deputado que quando estava lá, como o Paulinho Bornhausen (PSD), trampou como se fosse de Itajaí.
Jogar fora
A sacanagem é jogar voto fora em candidatos de outras paragens que nunca deram as caras na city e, quando aparecem, é em tempo de eleição pra levar nossos preciosos votos. Agora, com esse jogo de interesses, vaidades, egos e grupos, unir pra termos uns dois nomes, parece um sonho utópico sonhado em uma roda de cerveja...
A lista do JB
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), pode viajar para a Zoropa para, segundo seus puxas, descansar a cachola, já que permaneceu no comando do município durante o pleito e não parou após ser reeleito. Seria também a oportunidade para fechar os nomes dos novos bagrões...
Podem virar
O alcaide JB não abre a boca pra citar nomes. E tem gente rezando para não ser lembrada pela mídia. Nomes que estão alojados no primeiro escalão é claro que tem verdadeiro pavor de serem citados e, com isso, as pressões e, o próprio prefeito descartarem. Assim como existe a possibilidade de muitos virarem o ano sem emplacar.
Torrar o cocuruto
Usuários do ferri-bote, que fazem a travessia de um lado para o outro lado da vala, estariam fazendo um abaixo-assinado para que a empresa Santa Catarina, proprietária da bagaça, coloque coberturas nas embarcações. Apenas uma das três tem cobertura.
Fazendo conta
Ainda segundo o pessoal que está colhendo assinaturas, a empresa do José Reiser lucraria cem mil reales ao dia com as barcaças. Tudo isso?
Lá e aqui?
Dia destes o secretário de Articulação Nacional da Santa & Bela Catarina, João Mattos (PMDB), estrilou em Brasília por conta do vai num vai da ponte de Ilhota, que apesar de aprovada não avança para o outro lado do rio, para fazer a ligação com a BR 470. João Mattos, quando era deputado federal, foi autor de emenda para uma ponte ligando Itajaí a Navega-City, que como quase todas as promessas não chega a lugar nenhum...
Cano quente
Abobrão do governo do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), lascou para o socadinho escriba que a prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) anda dizendo que a Emasa tem que mandar mais água para Camboriú. Com isso quer transferir os problemas de falta do precioso líquido da capital da pedrada e do tiro pra Maravilha do Atlântico.
Cortina de fumaça?
O bagrão diz que a história é cortina de fumaça. E que a prefa de Camboriú precisa investir no seu sistema de distribuição, o que não é responsabilidade de Balneário. A Emasa capta a água in natura no rio Camboriú, transporta o precioso líquido até seu sistema, trata e entrega ao município vizinho. Se a prefa da Luzia não ampliar a rede de distribuição e não construir um novo reservatório não linear-, a Emasa não tem o que fazer.
Vai estourar
Do jeito que está não tem como mandar mais a água para lá, já que vai estourar o sistema de Camboriú, pois não comporta maior vazão. E, além disso, lasca que seria interessante Camboriú estrebuchar pagório pela captação, transporte e tratamento de água, tudo feito com equipamentos e custos da autarquia. E as cifras que estão sendo discutidas na dona justa são milionárias. Uiii!!!
Arrancando até o zóio!
Todo ano é a mesma novela, tem comerciante, dono de restaurante ou bareco na Maravilha do Atlântico, que acha que só consegue aumentar o faturamento do seu empreendimento se meter a facãozada na carteira de turistas e nativos. Quer ganhar em três meses os 12 meses do ano! Uma latinha de refrigerante tem sido vendida entre 3,75 até 5 pilas. Fora a comida em quilo que parece feita de ouro de tão cara. Juízo, gente!
Avanço
A casa do povo, que vem sendo edificada na Contorno Sul, vai trazer um avanço pra quem reside no seu entorno com a instalação de um posto da Caixa Econômica Federal. A previsão de inauguração do prédio é para o dia 20 de dezembro...
