JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Num foi, mas recebeu?
O Ministério Público estadual abriu inquérito civil pra investigar o suposto recebimento de milhares de reales em diárias de viagens não realizadas em 2010, que envolveria um punhado de vereadores de situação e oposição em Navegantes. Edis viajantes phodem ter embolsado um monte de grana de diárias, sem tirar o pé da terrinha dengo-dengo.
Cara de paisagem
O pior é que a MP mandou ofício pra casa do povo dengo-dengo espirrar documentos mas o presidente teria feito cara de paisagem. Foram15 dias e nada da excelência excelentíssima encaminhar os papelis das despesas realizadas em 2010 com os nossos amados edis. Daí que, pra apurar de cabo a rabo se tem tatu enfiado no buraco, abriu-se um inquérito público.
Não creio...
Longe deste socadinho escriba, temente ao Altíssimo, desconfiar que alguns dos nossos amados vereadores tenham metido a mão, embolsando a mó grana pública em viagens fictícias. Fico com aquele ditado que diz: Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay...
Água de Cambú
A história que envolve a distribuição de água para Camboriú ainda vai render muito. A cidade que quase nada investiu em melhorias e ampliações do sistema de abastecimento de água, tem uma dívida milionária com a EMASA. A velhaquice vem desde o tempo em que as duas citys eram comandadas pelos tucanos Edinho Galo e Rubens Spernau.
Num é dono do rio
O perrengue começou quando a então Procuradora Geral de Camboriú, no governo Edinho Galo, a hoje prefeita loirosa Luiza Coppi, entendeu que como a água tratada pela Emasa é captada no rio Camboriú em seu território, não deveria existir pagório algum para Balneário. Porém, rio não é de propriedade de município ou estado, e sim da União. Esse seria um argumento vazio, já derrubado no judiciário.
Num quis
Na época, quando os tucanos ainda mandavam nos dois lados da BR-101, chegou a ser oferecido o metro cúbico de água pela mixaria de 50 centavinhos, para que Camboriú pudesse revender aos moradores a R$ 1,70. Navega-City estrebucha ao Semasa cerca de R$ 1,35 o litro do líquido precioso e revende a dois pilas o m³. Esse ágio, entre o valor de compra e venda, é pra bancar a operação do sistema.
Cresceu de montão
O detalhe é que Camboriú foi uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos. Basta ver os loteamentos Santa Regina 1, 2, 3, 4, 5, etc. Fora a montoeira de novos condomínios que pipocam a cada dia. Apesar disso, nenhum novo caixotão de água tratada foi construído na capital da pedrada e do tiro pra todo lado.
Caixotão dágua
Dizem que até o Docô, um dos mais folclóricos moradores de Cambu, sabe que tem edifícios em BC que tem quase a metade da capacidade de armazenamento de água da terra da pedrada, que não chega a 1000 m³. Para ser ter uma ideia, em Itajaí, são quase 20 mil m³ de capacidade de reserva, enquanto Balneário são quase oito mil m³. Porém, a pergunta é: donde tá indo a grana arrecadada com a água de Camboriú?
Se o mundo não acabar...
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), só deve anunciar seu secretariado estrelado entre o Natal e o Ano Novo. A ideia é não estragar o Natal de nenhum abobrão com a dor terrível do pé na buzanfa ou da transferência de lugar.
2 + 2 = 5?
Ontem o articulista viajou na maionese. Na verdade, se pintar cassação na questão da gastança desmedida do celular do reeleito, Clayton Batschauer (PR), quem entraria no seu lugar seria o segundo suplente na coligação proporcional, Fabrício Marinho (PPS). O vereador não reeleito, Marcelo Werner (PCdoB), só volta se der problema com o pessoal do PSD. Se eu tivesse estudado na escola da Tia Bibiane tinha feito a conta certinha...
Segurou
Essa questão do suposto uso da máquina é de doer. Os prefeitos de Balneário Camboriú e de Navegantes brecaram o uso de celulares dos seus abobrões de plantão. Acho a medida demasiada, afinal, o poder público tem que funcionar antes, durante e depois das eleições. O que não pode é o uso eleitoral da máquina, o que gera prejú ao erário e desequilíbrio entre os outros candidatos.
Vereador na pá!
O vereador eleito na Maravilha do Atlântico, Elton Garcia (PMDB), que ocupa uma diretoria da secretaria de Obras, poderia estar tirando uns dias de folga, mas acompanhava de perto um serviço de tubulação que está sendo instalado no início da rua 2500, entre a avenida Atlântica e a Brasil. Um bom exemplo aos que se elegeram e aproveitam os dias de folga antes de assumir o mandato passeando...
Cano seco
Silêncio sepulcral sobre a problemática da água na região rural da Baía em Itajaí. Há quem diga que o grande problema da falta do precioso líquido é a água que é usada pra encher as piscinas de um parque aquático naquela área. Como a água é servida por uma associação e não pela Semasa, tem morador na maior secura. Só por Deus!
