JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Repercutiu
O prefeito eleito da galega Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), durante o 3º Seminário SC Desafios realizado pelo Instituto Teotônio Villela na cidade, no último sábado, bateu um papo com o socadinho escriba, confessando que é fã do DIARINHO e que estará na Gororoba do JC, no ano que vem.
O anúncio feito pelo prefeito eleito da capital manezinha, Cesar Souza Júnior (PSD), do nome do arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho, o Dalminho, na secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, foi bem recebida. Dalminho tem um ambicioso projeto de revitalizar o centrão da capital dos catarinenses.
Foi namorado
Dalminho, que comandou o Iphan na Santa & Bela Catarina, teria sido cortejado há algum tempo pela administração do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Ganha Florianópolis e perde Itajaí. E DV chega ao primeiro time com carta branca pra indicar, reformular, enfim, comandar com plenos poderes. Dalminho conversou com o alcaide peixeiro, na sexta-feira. E pode colaborar com a city, numa espécie de assessoria.
Projeto
O arquiteto e urbanista fodão Dalminho deve trazer às mãos do alcaide de Itajaí um audacioso projeto que fez para a city, nos próximos dias. Um dos grandes desejos é que Dalminho pudesse prestar uma espécie de assessoria. Quem sabe com um instituto como o do arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner?
Enquanto isso...
Ainda não se sabe se o IFui!, ops!, IPUI, que seria o Instituto de Planejamento Urbano de Itajaí, vai ser uma realidade no quarto governo de JB. Os nomes guardados a sete chaves e modificações o alcaide não conta nem pra sua patroa, a dona Lourdes, e muito menos para o papagaio que mora com eles, que tudo escuta e só sabe pedir café com bolacha.
Vai e volta e vai...
O alcaide JB viajou no sábado pra Sum Paulo, onde participa de um seminário sobre gestão pública, onde também está o prefeito eleito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), a eleita de São José, Adeliana Dal Ponte (PSD), entre outros. O retorno previsto de JB é pra amanhã. Já no dia 5 de dezembro, o prefeito vai dar uma arejada na cachola, realizando uma viagem com a patroa pra Zoropa. Com retorno previsto para o dia 14.
Num sei!
O pior de tudo neste jogo enigmático é que tem horas que parece que vão demolir tudo e construir uma nova casa, em outras, aparentemente vão fazer um puxadinho. E, por fim, pode ser que não mudem muita coisa. E que vários nomes permaneçam com seus excelentíssimos glúteos instalados nas cadeiras do primeiro escalão. Mais de 10 pastas importantíssimas não devem ter nenhuma mudança. Nenhuma!!!
Acho que...
Pode ser que algumas mudanças aconteçam nas subprefeituras, onde o futuro suplente de vereador, o veião Elói Camilo da Costa (PMDB), comande a do Vassourão. Artur de Jesus, também do PMDB, fique com a da Fazenda. O PP pode vir a comandar a de Itaipava e o PSD fique com a de Cordeiros.
Esclarecendo
O secretário de Educação de Itajaí, Edson dÁvila, o Zé das Medalhas, em contato com o socadinho escriba, esclarece que o seminário realizado na semana que passou, de quatro dias, diga-se de passagem, realizado pela primeira vez, foi com o intuito de avaliar a pasta. E que sua fala foi pra enaltecer o professor, e que todo o trabalho dos administradores e especialistas é pra colaborar com o professor que está na linha de frente com os alunos.
No chão da fábrica do saber
O abobrão da Educação afirma que seu comentário foi de valorização do professor. E lembra que todos os segmentos foram ouvidos: especialistas, professores, pais e alunos. Já com relação à democracia das falas, Edson diz que havia um tempo, afinal, um auditório com mais de 300 pessoas, seria impossível se não se limitasse o tempo de cada um. E lembra ainda que, como se tratava de avaliação, esteve aberto às críticas.
Boca na zorelhas
O prefeito eleito da capital do jet sky, Leonel Martins, o Leão (PSDB), recebeu na sexta-feira a visita dos deputados petistas, o federal Décio Lima e o estadual Volnei Morastoni. A dupla visitou o futuro alcaide de Piçarras, abrindo a porta do governo federal, com o aceno de mais de 50 milhões em investimentos na cidade da praia sem praia. Isso se chama política com P maior.
A carta
Nos Zimbros, quando o sujeito chega pra averiguar sua casa e pagar, por exemplo, por uma transferência do imóvel, tem uma TV de 49 polegadas, onde o barnabé aciona o Google que vai em cima da casa, mede a edificação e você tem que pagar o valor determinado pelo município. Aqui, em Itajaí, o que tem? Ainda estamos nos tempos das carroças... Ou das cartas?
Aos poucos
A planta genérica do município faz 20 anos que não é mexida. Passou da hora. Afinal, uma lei recente determina que seja feita a cada dois anos. O que é necessário é que seja feita de forma gradual. Afinal, não é culpa do cidadão. É culpa do gestor do município que foi empurrando com a barriga. Entonce que seja atualizada de forma gradual. Não é necessário penalizar ninguém!
Todo mundo quer?
A secretaria de (In) Segurança peixeira tá sendo disputada pelas polícias Civil, Militar, Federal. Com a saída do vereador eleito, Carlos Ely (PPS), pra assumir uma cadeira no legislativo, a Polícia Civil teria indicado o Miranda, a PF quer um delegado aposentado ali e a Militar teria indicado o nome do coronel Albanir dos Santos.
Turismo
Deus foi tão generoso com o nosso litoral que não merecia deparar com os tipos de gestores que por aí estão espalhados. Alguns sem ao menos conseguir entender o que significa turismo sustentável, que dirá aproveitar todo esse potencial e alavancar a gigantesca indústria do turismo, responsável pelo desenvolvimento de uma montoeira de países.
Pecados
Na região da Amfri cometem-se muitos pecados em relação à forma de gerir o setor turístico, tanto pela falta de profissionalismo e competência, como a capacidade de alguns prefeitos de insistirem em premiar alguns companheiros pela atuação durante a campanha política com a função de turismo.
Se acha o cara...
O pior é quando se chega numa dessas secretarias e se depara com a pose do gestor, com ar de quem é o cara. Depois, como se entendêssemos alguma coisa, percebemos nas paredes banners institucionais de outras regiões turísticas. É de ficar decepcionado pelo fato do município visitado ter mais de 30 praias pra lá maravilhosas.
Pobreza mental
Alguns secretários de turismo chegam ao ridículo de colocar na programação turística algumas datas comemorativas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia dos Pais. Para atestar a falta de preparo programam a Semana do Idoso para outubro, quando o mercado seleciona os meses de março/abril.
De arrepiar
Na extensa programação de uma referida secretaria de Turismo (ou seria turística?), apenas dois eventos de médio porte, para a felicidade de poucos donos das mais de 300 pousadas. Enfim, exibem orgulhosos espaços conquistados na mídia, coisa de arrepiar, e prefiro nem comentar...
Tucanos ajuntados
O prefeito eleito da galega Blumenau, Napoleão Bernardes, foi o grande anfitrião do 3ª seminário SC Desafios do Instituto Teotônio Villela. O blablablá reuniu vereadores, prefeitos eleitos, deputados estaduais, além do senador Paulo Bauer. Nos corredores, também, pipocou a complicada eleição para a mesa Diretora da leleia, onde PSDB e PP se uniram na busca de tentar um consenso.
Pra um e pra outro...
O PP e PSDB defendem, na presidência da leleia, o progressista Joares Ponticelli comandando um ano e o peemedebista Romildo Titon, o outro. O problema é que o PMDB estaria irredutível e não aceita a divisão do mandato. O que anda complicando o entendimento.
Nos ombros de Napoleão
O presidente estadual do PSDB, atucanado Leonel Pavan, lascou no encontro que as novidades da sigla devem acontecer em Blumenau, depositando as esperanças de um upgrade no partido que tem 28 prefeitos no estado nos ombros de Napoleão. Já o deputado Mauro Vieira declarou que está à disposição da sigla pra disputar novamente a presidência do partido, na eleição de abril do ano que vem. Hummm...
