JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dança das cadeiras
O prefeito Jandir Belini e o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen, participaram em São Paulo, juntamente com mais alguns alcaides do Estado, de curso promovido pela Editora Abril sobre os cem primeiros dias de governo. Entre os palestrantes, o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Na foto, além dos já citados, os prefeitos Dieter Janssen (de Jaraguá do Sul), Sandro Vidal (de Santo Amaro da Imperatriz), Adeliana Dal Pont (de São José) e José Cláudio Caramori (de Chapecó)
A prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), da terra da pedrada e do tiro pra todo lado, Camboriú, estaria estudando mudanças em quatro pastas para o próximo ano. Provavelmente na de Administração, Agricultura e Meio Ambiente, e Assistência Social devem ter a dança das cadeiras.
Livre de pedradas...
Serão quatro novos integrantes, sendo que o Meio Ambiente será desmembrado da Agricultura e ganhará status de Fundação, e será votada em sessão extraordinária da casa do povo na noite de hoje. O comando da fundação deve ser dado ao Partido Verde. É uma visão de futuro, afinal, Camboriú tá se desenvolvendo a passos largos e ainda tem uma natureza exuberante que merece ser preservada de forma sustentável.
Cultura da pedrada
Camboriú, a cidade mãe da Maravilha do Atlântico, também vê nascer no dia de hoje na sessão extraordinária das excelências excelentíssimas a sua Fundação Cultural, prova de que a cada dia que passa a city da pedrada avança para o futuro antenada para com o seu potencial cultural e de fomentar essa atividade tão rica.
A volta do Saul
O Saul Airoso, velho de guerra, volta ao comando do sindicato dos Estivadores em boa hora (pra ele), já que é grande a possibilidade de perder o cargo na Diretoria de Integração do Porto de Itajaí. Até então, ele pode agrupar os dois carguinhos de boa. Perguntar não ofender: o que fez Saul pra integrar porto e trabalhadores? Tem tido uma passagem nula na função.
Dois senhores
Agora que venceu tem mais que se estrebuchar nos interesses da categoria. Não pode servir a dois senhores, com um pé numa canoa e noutra... Da outra vez perdeu o comando do sindicato por uma mixaria de votos, justamente porque os estivadores ficaram puteados por estarem passando dificuldades, enquanto Saul no ar-condicionado recebia um gordo salário.
Nem te ligo
Em Porto Belo, o atual prefeito, Osvaldo Claudino Ramos Filho, o Vadinho (PSD), abriu as portas do paço para o jovem eleito, Evaldo Guerreiro (PT), mas nada dos vermelhinhos aparecerem pra tomar pé da situação do município. Há quem aconselhe ao Vadinho a cientificar o Ministério Público e a dona justa de que tá facilitando a transição mas os interessados não dão as caras.
O dono de Piçarras
Já na Capital do Jet Sky, a abertura de portas só acontece no dia 20 de dezembro. Isso comprova a raivinha do prefeito Umberto Teixeira (PP), que ainda não engoliu a sua não reeleição. Com isso quem perde é o povão e os turistas da praia sem praia. Leonel Martins (PSDB), contudo, já esteve no mando de campo, e sabe como botar a máquina pra funcionar.
Matança da bicharada
Essa história absurda de que um surto de cinomose acometeu animais do canil municipal e, que pra preservar o restante foi necessário provocar uma matança, tem que ser bem explicadinha. Animais de rua, recolhidos em situação de perigo, sempre chegam com uma série de moléstias. Muitas coincidência que, quando o canil tá jogados às traças, aconteça a morte da bicharada.
Matança da bicharada
Casa da Cultura sendo entregue, depois de uma reforma de mil anos. Cidade Revelada discutindo o futuro da paisagem urbana e seu contexto. Enquanto isso, o camelódromo segue no meio da praça, tomando um espaço que era pra ser do povo. Pouca vergonha.
Volta tudo
Há coisas que parecem cíclicas, basta ver o retorno do Felipão à seleção e a famigerada taxa de lixo. Taxa que, na verdade, já começou errada lá atrás. Nunca implantaram com rigor a coleta seletiva, o que poderia ter evitado em definitivo a cobrança da taxa de lixo. Pelo desleixo, o dano ambiental pode ser alto, já que muitas pessoas podem parar de reciclar com a cobrança no lombo.
Até hoje
O interessante é que até hoje tem gente na justa respondendo por conta da cobrança que era feita anteriormente pela empresa que catava a lixarada. Que atendia mal e tratava as pessoas com frieza. E entre as pessoas que travam na Justa briga por conta da cobrança tem até cargo comissionado do atual governo do paço da Vila Operária. Qui coisa, meu povo!
Cabeçudas em fogo
Moradores da bela Cabeçudas tão fulos da vida com as festanças no Warung. Gritaria nas ruas, carros com som alto, buzina pra todo lado. O Márcio Xavier diz que a mulherada, por exemplo, perdeu a vergonha de vez. No congestionamento, bêbadas, mijando acocoradas nas calçadas... Márcio defende uma ponte sobre a lagoa da praia Brava, pra acabar com a incomodação.
Levando tudo
Não se passaria mais por Cabeçudas Outra coisa: no Rio de Janeiro, há algum tempo, a polícia costuma levar presa a homarada que tira o bingolin pra fora e fica mijando em locais públicos. E não adianta dizer que tinha que se aliviar, o sujeito é enquadrado por atentado ao pudor. Aqui, talvez, tenham que ser levados presos homens e mulheres...
Bateu pé
O irrequieto presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), aproveitou a sua ida à capital Brasólia, para a posse do ministro barriga-verde de Faxinal dos Guedes no Supremo, Teori Zavascki, para outras tarefas institucionais e políticas.
Fio desenrolado
Pi7 esteve, por exemplo, no Ministério das Comunicações, estendendo o fio do sinal aberto da TV Câmara, que deve entrar no ar no ano que vem. E também no Ministério do Trabalho pra tratar da futura fábrica de carteiras de Trabalho, que será criada no legislativo.
No silêncio
As tratativas para a eleição da Mesa Diretora da casa do povo peixeira andam silenciosas. Alguns parlamentares creditam à ameaça de que a dona justa vai pra cima de alguns eleitos, o que estaria segurando as definições, entre as duas candidaturas postas do Topetudo Osvaldo Gern (PP) e do bigodudo Laudelino Lamim (PMDB). A diplomação dos eleitos acontece no dia 18 e no dia 19 a Justiça entra em recesso.
Herança da Volvo
O prefeito Jandir Bellini zarpa nesta terça-feira para um giro pela Zoropa, onde dá uma descansada e trabalha um pouco. Serão 10 dias, incluindo uma passagem por Paris, na França, onde Itajaí vai disputar com Salvador, Colômbia e Costa Rica, a regata Jaque Vabre, que parte da La Havre e aporta em um país da America do Sul que seja produtor de café.
Vento a favor
Com o sucesso internacional da Volvo Ocean Race, sob a batuta do então coordenador, o bigodudo ex-prefeito Amilcar Gazaniga, Itajaí voltou sua cara para o rio, consagrando-se no esporte náutico e mostrou que existe uma grande probabilidade de sermos brindados com mais essa baita regata. Imaginem só: Itajaí a parada da regata e é o maior produtor de café do mundo.
