JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Só alegria!
Osecretário de Planejamento de Itajaí, ex-prefeito João Omar Macagnan, e o cantor Sérgio Reis se encontraram no paço da Vila Operária, em Itajaí, na semana que passou. Tem gente que jura que a cara de um é igual a do outro. Vocês acham, mesmo?
Odeputado emplumado Dado Cherem recebeu na quinta-feira passada, em sessão solene, o titulo de cidadão de Balneário Piçarras. Na imagem, o presidente do legislativo, Oscar Francisco Pedroso, o Tampa (PMDB), Dado Cherem e o vereador proponente da homenagem, Ademar de Oliveira, o Galo (PSDB). Além da pá de otoridades, o prefeito eleito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB), e o reeleito de Penha, Evandro dos Navegantes (PSDB), prestigiaram o evento.
A confraternização do PP peixeiro, no sábado, lotou as dependências da sede campestre da sociedade Fazenda. O presidente narigudo Tarcisio Zanelato era só alegria, até porque, além dos progressistas, membros de outras agremiações também estiveram presentes pra confraternizar, forrar o bucho e molhar o bico numa cervejinha emocionalmente gelada.
Puxas se acotovelaram
Porém, nem tudo foi alegria. Quem foi ao encontro na esperança que fosse visto pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, deu com a cara nas águas geladas da Praia Brava. Era grande o número de puxa-sacos querendo ter um pé-de-ouvido com o burgomestre, talvez pensando em manter a boquinha. Porém, JB retornou de sua viagem à Zoropa somente no final da tarde de sábado.
Café da tarde
Aliás, teve abobrão estrelado do primeiro escalão do alcaide reeleito, como o Agoniado, ops! Agnaldo da secretaria da Pesca, que apareceu só às 15h. A raça disse que ele foi para bebericar o café da tarde, ou seria porque o alcaide chegou de viagem?
Veja bem...
Haja estômago pra aguentar tanta festança. Ou o mundo vai acabar, ou a coisa vai de vento em popa e cada vez melhor. Na noite de hoje rola a festança com os secretários no chicoso hotel Cabeçudas, na festa do cada um paga o seu. Os amados bagrões do JB vão agradecer o ano ou pedir pra serem mantidos no cargo? Vou saber!
Mistérios...
Como pode alguém que prestou um concurso participar da comissão de entrevistadores e acabar chegando em terceiro lugar. Outro dia explico melhor, mas algo assim rolou num concurso da prefa da Maravilha, para a contratação de servidores para simples funções. Gente humilde que se inscreveu acreditando na lisura do concurso.
Mudou
Tem gente que não se surpreende com as mudanças bruscas e bastante suspeitas de Gil Koeddermann, aliás, são poucos que não sabem que a diferença com o irmão PeriquiDão Koedermann (PSD) é que este é autêntico e às vezes se prejudica por isso. Exímio puxa-saco, Gil levanta suspeitas em razão da conduta desde 1996, quando se elegeu vereador com o apoio do então prefeito Luís Castro.
Traição
No dia seguinte à eleição lá estava ele abraçado com o candidato adversário e dando uma banana para os antigos companheiros. Na eleição deste ano, licenciou-se da presidência do PSDB e praticamente cruzou os braços. Agora retorna e esboça um falso empenho na tentativa de cair nas graças do novo chefe, que despreza puxa-saquismo...
Quem sabe, sabe...
Um prêmio para quem adivinhar o motivo pelo qual o neotucano Gil Koedermmann pediu, no início deste ano, para deixar o cargo comissionado que fora contemplado na Fatma. Será que alguém sabe por que Gil carcou fora do cargo?
Costa Esmeralda
Sexta-feira foi dia de dar um cala boca em maus políticos da Costa Esmeralda. Despreparados para encarar a derrota, grupos perdedores de Bombinhas (ligados a Yura) e Itapema (Dr. João) juravam de pés juntos que Paulinha e Rodrigo Bolinha não seriam diplomados. A Justiça Eleitoral deu um cala boca na mediocridade.
Em oração
Quem realmente deve tomar muito cuidado com um processo que pode afasta-lá em definitivo da prefa da Capital da Pedrada e do Tiro pra Todo Lado é a loirosa Luzia Coppi (PSDB). Tem muita gente preocupada e orando para que as coisas entrem no eixo e que Luzia consiga se explicar direitinho com a dona justa a respeito do que pode ser considerado excesso, enfim, crime eleitoral.
Careca e pelado
O Complexo Esportivo Morro do Careca, assim como afirmam placas afixadas no local, tá jogado às traças. A casa do povo da Maravilha do Atlântico aprovou projeto transformando a associação de Voo Livre em uma entidade de utilidade pública e aprovou legislação para que ela tenha direito de explorar, ou melhor, cuidar do local como se fosse privado.
Presente de grego
Acontece que a lei teve uma série de remendos, inclusive proibindo qualquer tipo de cobrança para subir até a testa do careca, ops, do morro. Na mesma lei, o poder público ficou responsável por levar água e luz para que o local tenha as mínimas condições de funcionamento.
Careca de cabelos em pé
Hoje, a única caixa de água que existe armazena água da chuva e atualmente é um criadouro de larvas de mosquito, entre outras nojeiradas. Como está em um ponto baixo, a água não chega até os banheiros que ficam fechados a sete chaves. O local que se denomina complexo esportivo não tem nem lugar pra fazer xixi e, quando a coisa aperta, os turistas tem que fazer o pipi no mato mesmo.
Olha a cachola!
Sem falar daqueles que sobem a pé e, devido à pressão elevada com a altura da subida, necessitam dar uma aliviada nas tripas. É melhor catar folha seca pra limpar o fiofó. Até de lixeiras para o pessoal consciente da preservação o lugar carece. Atenção! A temporada começou...
Pressão total!
Tomara que um turista mais apurado não resolva fazer um voo duplo e tenha que ejetar o rango pra não explodir com a pressão atmosférica, bombardeando outros turistas nas areias da praia Central. A manchete do Macriado no dia seguinte aposto que seria mais ou menos assim: Cagada no careca atinge turistas da praia Central. Viiiiiiiiixxx!
Será que será?
Pipoca do outro lado da vala que o presidente do PSD, Joãozinho Mattos, tem chances de ser o novo secretário da Educação dengo-dengo. Os linguarudos espalham que o João Mattos pai teria colocado a faca no pescoço do prefeito reeleito Bob Carlos (PSDB), pra colocar o filhão na cadeira, com tinta na caneta, ou perderia o arrego com o governo federal.
Mano na parada...
O que vaza é que Bob pode até entregar a cadeira e a caneta, mas sem muita tinta, já que quem indicaria cargos na estrutura, como secretários e diretores, contratos e licitações, seria o mano do alcaide, o Jonas de Souza. É bom lembrar que a Educação é uma cadeira estofadinha almejada e pra lá de desejada, afinal, abocanha a maior fatia da receita do município. Quem não sonha com essa cadeira?
Cirininho lá
O advogado e ex-candidato a vereador do lado de lá da vala, Cirino Adolfo Cabral (PMDB), tem tudo pra fazer parte do staff de abobrões do burgomestre Bob Carlos. O ex-prefeito Debinha Malvadeza estaria, segundo a raça de bocudos, insistindo que seja na Procuradoria, mas Bob estaria reticente. Daí que Cirino pode vir a emplacar como diretor geral ou procurador da casa do povo. Será que Lino Bento (PMDB) vai engolir ou expulsar?
E, agora, Pai eterno!
O caldeirão anda pelando de tão quente que stá na casa do povo navegantina, tudo por conta do inquérito civil do Ministério Público Estadual, que pode indiciar de oito a 10 vereadores que tavam na câmara em 2010, pelo uso de diárias sem terem viajado. E no suposto rolo tem excelência excelentíssima de situação e oposição. Pipoca ainda que existe a possibilidade de cargos comissionados terem participado da farra investigada pelo MP.
Devassa nas contas
A denúncia que gerou o inquérito do MP, já divulgada na coluna, teria partido de um vereador ou vereadora... E as línguas de tramela lascam, sem dó e nem piedade, que teve vereador que nessa história toda, sem arredar os pezinhos pra nenhum lugar, teria engordado os bolsos em mais de 20 mil reales. Arreda, raça de bocudos! Seus infelizes, vão trabalhar, pô!
