JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
É hoje!
O prefeito Jandir Bellini (PP) e a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD), brindando na solenidade de lançamento da preda fundamental do Oceana estaleiro na semana que passou
O prazo que teria sido dado pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), para que a penca de partidos que se acasalou entregue a relação de nomes para compor as secretarias, termina ao meio-dia. Os linguarudos de plantão garantem que o alcaide JB vai tocar ficha e nomear quem desejar sem ter que escutar as siglas. Corre lá, então!
Fogo pelas ventas
O clima é de insatisfação no PR do vereador Clayton Batschauer. Candidatos a vereador que foram pra rua no pedincho de votos tão se sentindo sem pai e nem mãe. E acusam o engomadinho Clayton de não ter feito uma reunião sequer com quem vestiu a camisa da sigla.
Noemi lá
Neste final de semana, o buxixo é que o ex-superintendente do Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), Noemi dos Santos Cruz, vai ser guindado a secretário de Relações Institucionais e Temáticas da prefa peixeira. É justamente quem faz o meio de campo entre nossas amadas excelências excelentíssimas e o poder Executivo. Será que vão colocar o homi lá? É um cargo pedreira...
Agir pela razão
Aliás, a raça de linguarudos de plantão que se espreme pelos corredores palacianos da Vila Operária, lasca que o prefeito JB tem dito pra quem quiser escutar que não vai agir pela emoção e sim pela razão para o bem da sociedade itajaiense.
Rogéria lá
A ex-secretária de Turismo e candidata a vereadora, advogada Rogéria Gregório pode ser a nova chefona da Famai. Ninguém sabia que a muié tem especialização em Meio Ambiente (foi surpresa!) e pode, portanto, ser a indicada do PSD da vice-prefeita Dalva Rhenius para o cargo.
Sei lá
Ao contrário do que se veiculou na semana que passou, o ex-secretário da Criança e do Adolescente (que será incorporada pelo Desenvolvimento Econômico), Ewerton Wan_Dall, que é seguidor dos preceitos brizolistas, não deve ir para a secretaria de Turismo, já que o cargo pertence ao PP. Quem dos progressistas pode vir a ser o escolhido?
Queixo na testa
Tem vereadores novatos, recém eleitos, ainda cheirando a leite que malemal sentiram a maciez das cadeiras da piramidal casa do povo peixeiro, e andam com o queixo na testa, se achando um monte e, fazendo pose de reis da Inglaterra. O pior é que já tem muito eleitor de zoio. Quatro anos passam rápido, correndo... Juízo e pé no chão, gente!
Pingos nos iis
O secretário de Obras peixeiro, o narigudo Tarcisio Zanelatto, fez uma reunião com meio mundo na pasta e colocou um monte de pingos nos iis. O taliano teria determinado o ritmo da dança daqui pra frente, pra que a máquina pública ande afinadinha. E quem não dançar a música não vai guentar o repuxo... Eitcha!
Barulheira medonha
Existe um Termo de Ajuste de Conduta por conta do barulho que advém de eventos no Centro de Eventos de Itajaí. E tem morador da redondeza bufando que tem noites que não consegue colocar a cachola no colchão e dormir o sono dos justos. É preciso se atentar pra situação.
Vapt-Vupt
O prefeito JB viaja para Montevidéu, Uruguai, na quarta-feira, retornando na quinta-feira. Vai com alguns abobrões da secretária de Desenvolvimento Sustentável, o ex-reitor da Univali, o sumidão José Roberto Provesi que tá engajado até o último fio de cabelo no projeto Inova Santa Catarina, pra bizolhar o polo de Inovação Industrial por aquelas bandas. Tudo com o zoio no futuro pra que possa implantar um polo ali na Itaipava.
Ai, ai, ai que dor!
Empresário poderoso da orla gosta que se enrosca de se relacionar com mulheres de vida nada fácil (e daí?), mas o pior é que no rala e rola meteu a mão sem dó numa delas (olha a lei Maria da Penha, aí!). A surra teria virado um B.O e pode estourar de uma hora pra outra. Credo!
Piu-Piu no comando
O médico e cientista político, Roberto DÁvila, o Piu-Piu, assumiu o comando do PDT da Maravilha do Atlântico, em evento realizado na noite de sábado. Os brizolistas apoiaram à reeleição do Periquito. E, estão no aguardo pra saber o espaço que terão na administração. O Homem Pássaro ficou de ter um papo de pertinho com as siglas, a partir do dia 15...
Acertando-se?
Será que o Manda-Brasa peixeiro se acertou? O vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) deve ser o secretário de Habitação (a pasta vai ter uma grande importância na questão da regularização fundiária). E, fala-se, também que a presidente da sigla, a dama de ferro esquentadinha, Eliane Rebello, pode ocupar a principal cadeira do Desenvolvimento Econômico.
Dublê
O vereador Pedro Francez (PSD) já deu as caras e mostrou que está com o amigo Dão mesmo que tenha que contrariar orientação partidária. Pedro iniciou os trabalhos no legislativo apresentando projetos de autoria do Dão, que é de conhecimento geral, virou Periquito de carteirinha e deve ser o próximo chefe de gabinete.
Briga
Três nomes disputam a indicação para a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí: o vereador e dublê de galã, Claudir Maciel, o suplente de vereador, Ary Euclides, e o tio de Ary, o ex-vereador João Miguel Tatá (PSDB). Um dos nomes mais fortes é o de Claudir.
Visita
O novo secretário estadual de Turismo, Beto Martins, estará na região esta semana, acompanhado do deputado Dado Cherem (PSDB), em visita aos prefeitos de Piçarras, Penha, Navegantes, Camboriú, Itapema e Bombinhas (Itajaí e Balneário Camboriú?). Beto espera receber projetos das novas administrações para tentar viabilizar junto ao governo estadual.
Lixo
Empresa responsável pelo recolhimento do lixo em Bombinhas ainda é alvo de muitas críticas e corre o risco de perder o contrato. A prefeita Paulinha não pretende dar moleza para a Proactiva. Ou executa a coleta conforme o figurino ou sai fora da cidade.
Tudo juntinho
O alcaide Periquito reuniu uma pá de políticos e empresários, no finde, pra bater um rango na Maravilha do Atlântico. Os senadores LHS, Blaigo Maggi (MT), Acir Gurgacz (RO) e José Aparecido Santos (MT), além dos empresários poderosos, Alex Murad (Beto Carrero), Luciano e Nilton Hang (Havan), Manoel Pereira (Fort Atacadista), Sérgio Socha (ex-diretor do Bradesco). Filiaram uma boa, também, o Pedro Schmidt e Renato Vianna do BRDE. Foto no Blog do JC.
Candidatura atucanada
Correm nos bastidores tucanos que o atucanado mor, ex-governador Leonel Pavan, já teria batido o martelo e começado a organizar sua candidatura a deputado federal para as eleições de 2014. Falou-se, inicialmente, que pretendia colocar no páreo também sua patroa, Bernadete Pavan, pela longa experiência de lidas com o povo na área social nas épocas de primeira dama municipal e também estadual.
Manter-se no poleiro
Mas pelo jeito é o próprio atucanado mesmo que vai diretamente às urnas. Antes terá que conduzir, agora em abril, a sucessão na direção estadual do próprio partido, o PSDB, do qual é presidente. Não se sabe se a candidatura de Pavan também será uma espécie de pré-aquecimento para voltar à disputa da eleição na Maravilha do Atlântico, em 2016, desta vez, sem o Periquito.
Sair antes?
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), que pode até sair antes do cenário político devido aos imbróglios na dona Justa eleitoral, mas o fato é que os tucanos, como um todo, estão atrás de uma nova liderança municipal que possa fazer frente a novas disputas.
Não emplacou
Isso em função de que o suposto líder natural em surgimento seria o vereador e candidato a vice nas ultimas eleições, Fabrício Oliveira (agora assumindo a Junta Comercial do Estado), mas o próprio pleito recente deixou claro que ele não tem unanimidade dentro do ninho tucano.
Será que será?
Ao contrário, há muitas divergências. Esse novo líder a ser gestado nas hostes tucanas poderia ombrear junto com Pavan uma nova disputa municipal na linha do tipo: a experiência com a juventude. Apesar de que o sentimento entre uma pá de emplumados é que Pavan aposente sua bengala...
Baixinho intisicado
Resta saber quem seria esta nova liderança tucana a ser gestada, o que deveria ser em regime de urgência, já que do lado da situação quem anda se mexendo para ampliar ainda mais seu nome na próxima disputa municipal é o vereador Fábio Flor, do PP, o apadrinhado do careca Amin.
Liquido precioso
O prefeito de Porto Belo, Evaldo Guerreiro (PT), e a de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), começaram os primeiros dias de mandato numa pressão danada das suas comunidades e turistas já que faltava água nas duas citys bem no pico da temporada. A principal causa era a estiagem, mas também um impasse com a Casan que compra a água de Porto Belo e redistribui a Bombinhas.
Deu uma melhorada
Por conta da baixa captação, a entrega do volume de água estava sendo reduzida para Bombinhas, mas com as chuvas dos últimos dias, e um acordo entre todas as partes envolvidas, a situação voltou a se normalizar na semana que passou. Ainda bem...
