JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Meu, meu, seu, seu...
O ex-vereador peixeiro, Nikolas Reis (PT), e o vereador da Maravilha do Atlântico, Arlindo Cruz (PMDB), entre amigos, jogando dominó no último sábado. Só alegria!
Enquanto isso do outro lado da vala, pela quantidade de mendigos nas ruas, já se fala num bloco intitulado Mendigay. Qui coisa, meu povo!
Os cinco vereadores do PP devem se reunir esta semana com o presidente da sigla, Tarcizio Zanelato. As excelências excelentíssimas progressistas querem saber o que é da cota da sigla, que se for bispar na geografia das urnas, conquistou 30% dos votos na eleição de outubro do ano passado. Até porque teria ficado acordado que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, comporia o governo de acordo com o voto dos edis.
Seis pastas
O problema não seria a composição com os outros partidos acasalados, afinal, é ponto pacífico para os edis que é preciso respeitar alianças. O problema é a cota da sigla. O alcaide JB separou seis secretarias pra lá de desejadas e duas autarquias, entre outros cargos de peso, como a Chefia de Gabinete, pra chamar de suas: Segurança, Procuradoria, Obras, Educação, Comunicação, Administração, Porto e Semasa.
Meu e de vocês...
E o alcaide JB nomeou nomes do PP, como o presidente da sigla, Tarcizio Zanelato, pra Obras, a vereadora loiruda Susi Bellini na Segurança e o Zé das Medalhas, ops!, Edson dÁvila na Educação, sem escutar os vereadores. Isso não quer dizer que os vereadores tenham algo contra os escolhidos. Mas gostariam de, no mínimo, ser escutados. Tem quem diga que eles ficam sabendo pelo jornal o que acontece. Qui dor!
Na paz...
A secretaria de Administração continua sob a batuta do interino, Nelson Abraão, o homem do shalom. Os linguarudos de plantão alardeiam que isso denota que a ex-secretária toda poderosa, Rosalir Demboski, apelidada carinhosamente por seus pares de capacete de ouro, poderia voltar da capital manezinha pra ocupar a cadeira que já foi sua.
Esperando a tia Eliane
Os linguarudos (ô raça desgramenta, vai arrumar serviço, cambada!) espalham que o Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda tá listado na cota do Manda-brasa e quem pode ocupar o cargo é a presidente da sigla, a esquentadinha Eliane Rebello. É resolver o caso do filho que já está nomeado na fundação Cultural.
Jesus te ama!
A nomeação do Artur de Jesus para secretaria de Agricultura pode dar um novo gás na zona rural. É inegável que o ex-secretário da pasta Carlos Rebello fez um bom trabalho. Mas Artur, quando tava na subprefeitura da Itaipava, também mostrou trabalho. Estrebuchou-se sem ter dia e hora. Além do mais, Jesus ama todo mundo... Principalmente o povo que produz o alimento pra mesa de todos!
No final do mês
O prefeito JB tem garantido que até o final deste sagrado janeiro todos os áulicos que ele pretende nomear, pra permanecerem até o fim do seu quarto mandato, estarão com os glúteos sentados nas estofadas cadeiras. Ainda na lista: Coordenação e Gestão, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Turismo, Administração e Saúde. Sisqueci de alguma?
Em Brasólia
O prefeito Jandir Bellini, a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD), o secretário de Comunicação, Murilo José, o Batatinha, além de um técnico da secretaria de Planejamento e Orçamento, seguem no dia de hoje para a capital federal. Será lá, bem longe do burburinho medonho, no quarto do hotel, que o JB vai fechar a sua lista de nomes...
Primeiro-ministro
Quem vai ficar na retaguarda em terras peixeiras será o chefe de gabinete Luiz Carlos Pissetti (DEM), chamado por alguns do paço, como primeiro-ministro. E isso não é uma brincadeira. Tem tudo pra se tornar realidade. Ao conversar com o prefeito JB, ele me disse que tem pensado seriamente em unir as pastas de Planejamento e Orçamento com Coordenação e Gestão, pra que tudo esteja interligado e possa fluir.
Supersecretaria
Ou seja, o que foi pensado lá atrás, com a criação da Coordenação e Gestão, pode e deve virar realidade com a criação da supersecretaria. E, nas mãos do desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), tem tudo pra acontecer. Daí advém que toda brincadeira tem seu cunho de verdade. E num é?
Explicar
Uma coisa tem que ser explicada: Itajaí permaneceu praticamente um mês parada, com a indefinição dos partidos e do prefeito na nomeação do primeiro time e de quase 370 comissionados. Com isso, como escrevinhei no sábado, a coisa ficou atolada. Inerte, com demandas reprimidas. Um caos vergonhoso! Será um mês sem salários.
Pra onde?
Entonce, é de questionar de quanto estamos falando em economia aos cofres públicos. Pra onde vão estes recursos que não foram espirrados pra folha de pagamento? Tão precisando de grana pra pagar 2012? Aparentemente foi a única prefa que agiu dessa forma. E quem paga a conta é o povo, que muitas vezes precisa dos serviços da prefa e a coisa num floi e nem contriboi!
Venhaaaa!!!
A Associação de Moradores de Salseiros realizou uma reunião pra discutir alternativas para a tubulação e pavimentação da rua Margarida Dalçoquio Bittencourt e outras necessidades levantadas pelo povão da região. A vereadora Dulce Amaral (PSD) esteve presente e se comprometeu a encaminhar e acompanhar junto à secretaria de Obras do nariguado Tarcizio Zanelato e ao prefeito JB para apresentar soluções aos problemas.
Batendo pé
O vereador Rafael Dezideiro, o Rafa da Padaria da Vila (PRP), começou a percorrer os bairros da city peixeira em busca de reivindicações e sugestões de diversos setores da comunidade. Na semana passada, Rafa esteve na reunião da Associação de Moradores de Cabeçudas. Em pauta estava a eleição da diretoria da instituição, que tem agora como presidente o empresário do setor de Logística Zenaldo Feuser.
No escurinho...
Moradores, empresários e motoristas que transitam pela marginal, entre Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú tão pensado seriamente em instalar nos postes de luz, afixados ao longo da via, velas ou as antigas pombocas. Os postes tão colocados, mas cadê a luz? Isso seria com a prefa de Camboriú ou com a Autopista Litoral Sul. Vamos se coçar e iluminar o local, pô!
Vai dar o seu plá!
O prefeito do outro lado da vala, Bob Carlos (PSDB), será um dos palestrantes do encontro de prefeitos, que acontece durante a semana na capital federal. Bob vai falar sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos em Navegantes (ufa!). Enquanto isso, o vice, o careca Emilio Vieira (PP), que assumiu interinamente o cargo, tá governando com discrição.
Foi e voltou
O Joãozinho Matos, lá atrás, foi candidato a vice-prefeito contra o Bob Carlos. Depois, como a política é dinâmica, deixou o PMDB, indo para o PSD, e acabou compondo com o prefeito. Foi secretário de Turismo do outro lado da vala. E, agora, recém tinha sido nomeado pra secretário de Educação. Não durou um mês e nem mostrou serviço, já que estamos em férias escolares.
Nos mínimos detalhes...
Anda tudo muito quieto, na paz do seu sorriso, como cantaria Roberto Carlos. Fica demonstrado que nem tudo são flores no paço da beiradinha do Itajaí-açu. Joãozinho, ao que tudo indica, estaria retornando ao PMDB, com o desejo e propósito de ser candidato a deputado estadual. Contudo, vai ter que sisplicar do vai-e-vem, contra e a favor e contra...
