JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Voo baixo...
Dentro do processo de renovação e fortalecimento do PR na Santa & Bela Catarina, ontem, na capital manezinha, o deputado federal, Jorginho Mello, presidente estadual da sigla, abonou a filiação do presidente da CDL de Itajaí, Hamilton Luiz Sedrez, que estava acompanhado do vereador engomadinho, Clayton Batschauer.
Informações de bastidores dão conta de que os emplumados peixeiros estão correndo atrás do prejuízo e trabalhando pra lançar o sem fraturas Deodato Casas pra leleia e já esticando o bago dos zoios em direção à eleição municipal de 2016. Tem emissário bicudo procurando, principalmente, os aliados descontentes com o governo JB.
Zanelatto, prefeito?
Ontem, o buxixo era grande de que o presidente do PP peixeiro, Tarcízio Zanelato, iria ser candidato a prefeito e ralar pra isso. O Taliano nega e diz que seu intuito é trabalhar pelo povo (que discurso, hein?), mas que não pode dizer que desta água não beberei... Hummmm....
Patrões não berram?
A lei que autoriza o aumento da tarifa de ônibus em Itajaí, diz que cerca de 72% que usam os latões são trabalhadores para os quais quem paga a tarifa (vale-transporte) são os patrões. Outros 15% seriam aposentados. Quem paga a sua passagem é o município, ou nós. E os outros 13% são o povão que estrebucha a tarifa pra andar divezenquando.
Joãozinho perdido?
O Joãozinho Matos retornou ao PMDB e quer ser candidato a deputado estadual. E podicê mais um erro político, pois já somam três na sua trajetória. Afinal, tem crescido e muito a possibilidade de o prefeito do outro lado da vala, o Bob Carlos (PSDB), ser candidato à leleia. Afinal, na eleição pra prefeito, ele conseguiu colocar na urna 21 mil votos e pode chegar aos 25 mil como deputado.
Erros do Joãozinho
Um dos primeiros erros do Joãozinho Matos foi ter sido candidato a vice-prefeito do ex-prefeito Moacir Alfredo Bento e perder. Ter saído do PMDB brigado com o ex-prefeito Debinha Malvadeza e, por último, montar um partido que já era dominado pelo Bob Carlos... E, agora, retornar ao Manda-Brasa. Além de ter aceitado ser secretário com uma caneta sem tinta... Será que o tempo neste caso é o senhor da razão?
Pressão grande
A pressão é grande pra que Bob encare a disputa, e tem um ponto a favor: o Dado Cherem, que é o deputado da região, tá se aposentando e deve ir para o Tribunal de Contas. Agora, se o Joãozinho não quis se meter a besta de enfrentar o Bob como prefeito, vai enfrentar como deputado?
Virou oposição?
Quando o vermelhinho Nikolas Reis era vereador, foi duramente criticado por ser uma oposição elegante, por assim dizer. Seus opositores na própria sigla e os gatos pingados da oposição lascavam que o petista era fraquinho e não dava com os dois pés no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP).
Nota sobre a nota
E a cizânia, no partido das alas, o PT, ficou evidente na campanha em que Nikolas, abandonado pelos seus, ficou em terceiro na disputa pelo paço da Vila Operária. Pois bem, ontem, o Nikolas mandou extensa missiva pontuando sobre a nota oficial do paço sobre a pendenga do Plano Diretor.
Acusações medonhas?
Nikolas, entre outras situações, lascou que o comunicado da prefa teria sido deselegante e prematuro, além de escrevinhar que estava devolvendo: as acusações medonhamente imputadas, e que atribuímos a culpa pelas deficiências presentes e futuras do nosso desenvolvimento socioeconômico ao prefeito e à incompetência arrogante de seu governo. Tenha dignidade e assuma essa conta, que é sua.
Não o seguem
É de se atentar que o próprio PT se cala. Os vereadores vermelhinhos e sorridentes Giovani Felix e Thiago Morastoni, aparentemente, não coadunam com as críticas ao Plano Diretor e ao governo JB. Já que mantêm um silêncio sepulcral. Parece que a linha do PT peixeiro, hoje, é fazer uma oposição branda. Nikolas é coisa do passado. Teve seu tempo e oportunidade, e lhe escorreu pelos dedos...
Das zelites?
Os vermelhinhos de alta estirpe como o ex-vereador Nikolas e as excelências excelentíssimas atuais, Thiago e Giovani, são mais elitizados? É a chamada oposição inteligente (?). A crítica ácida, mordaz e às vezes grosseira é feita pelo baixo clero da sigla, usado e abusado como massa de manobra, mas que nunca recebe o devido valor. Leia a nota do Nikolas no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO. Espia lá, pô!
Não é bem assim
Ao assumirem a prefa de Piçarras, os puxas do prefeito Leonel Martins (PSDB) alardearam que o município tava fedido, sem um puta tostão, cheio de dívidas, mais quebrado que batatinha em saco de Elma Chips. Mas a coisa não é tão feia como estão pintando pelos quatros cantos da capital do jet sky. Tem grana e muita grana, tanto que tá até dando para fazer um monte de outras cousitas.
Carnaval do dindim
E não é que, ao invés de investir em educação, saúde, calçar ruas etc. e tal, a prefa de Piçarras vai botar mais de 150 mil reales no Carnaval? Só no show nacional do sambista Jair Rodrigues, que será realizado entre o restaurante do presidente da associação de turismo, Rui Capitão, e o hotel chiquetoso da secretária de Turismo, Susan Correa, o valor desembolsado será em torno de R$ 80 mil realitos.
