JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Levou nos dedos!
O Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina negou efeito suspensivo a liminar que obriga a prefa a mandar divolta ao legislativo o projeto de lei que aprovou o Plano Diretor, no final do ano passado. Com isso, o executivo será obrigado a reenviar a proposta pra que passe novamente pelo crivo dos vereadores. O presidente da câmara, topetudo Osvaldo Gern (PP), recorreu e levou nos dedos. Uiiiiiiii!
Forrando a pança
Ontem, rolou um baita almoço com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e a viceprefeita Dalva Rhenius (PSD), com os vereadores da base aliada. Entre uma garfada e outra, as excelências excelentíssimas afinaram o discurso governista, no primeiro dia de sessão da casa do povo piramidal da avenida Contorno Sul.
Num foram
Curiosamente, duas excelências não deram as caras no rega-bofe na beiradinha do oceano Atlântico, no Iate Clube Cabeçudas. E do partido do alcaide JB: o Zé Ferreira e o Dedé da Murta, do PP. Que compromisso tinham os amados vereadores que não quiseram bater um rango com o alcaide, a vice-alcadina e seus pares? Isso demonstra insatisfação ou será que precisa desenhar?
Pau da base
E ontem, na sessão, a dupla não pestanejou ao usar a tribuna e descascar o porrete. Dedé da Murta não perdoou o abusivo, pecaminoso, vergonhoso, sacana, bandalho, permissivo aumento da taxa de lixo. Lixo que virou luxo, que se transformou em ouro. E que será cobrado por uma senhora, conhecida de todos: a Engepasa que, entra prefeito, sai prefeito, tá sempre por aqui...
Não acredito
Aliás, é por isso que não acredito na dita esquerda e nem na direita. Nem dou informação de endereço, porque não sei pra onde apontar. O barbudinho Volnei Morastoni (PT), quando foi vereador e tava encastelado na oposição, dava pauladas verbais na Coletivo Itajaí, dizia que tinha que acabar com a pouca vergonha de apenas uma empresa. Enfim, soltava os cachorros.
Mais pauleira
Outra empresa que se eternizou em Itajaí, e que Volnei dava até no céu da boca, é a Engepasa, que recolhe o lixo. Era uma espécie de demônio a ser exorcizado. Quando entrou, o que fez? Nadicadenada! E a Coletivo Itajaí? Supostamente, uma licitação bandalha, onde a empresa ganhou pra explorar mais uma pá de anos, e ainda deixou engatilhado um aumento na tarifa, pra marcar a ira pela sua não reeleição. Uma dor!
Hoje, amanhã, depois...
Do prefeito JB não poderia se esperar diferente. A Engepasa sempre esteve por estas bandas. Num tem outra, né não? Não foi apenas a oposição na câmara, em uma Comissão Parlamentar de Estudos, que apontou que a licitação teria sido supostamente direcionada pra Coletivo ganhar no governo VM. O Tribunal de Contas meteu o dedo na ferida. Já o prefeito Jandir mandou uma comissão da prefa se coçar. Ou pra empurrar com a barriga?
Oposição, donde?
Em tudo quanto é canto deste mundão de meu Deus tem que ter oposição. Só que, em Itajaí, a oposição se restringe à massa de manobra de alguns militantes, usados e abusados por suas siglas. Os bons da boca, os caciques dos gabinetes e carrões refrigerados não dizem um ai pra nada. Só sorrisos!
Sem moral
Os puxas de plantão alardeiam, por exemplo, que o PT de Itajaí estaria fazendo uma nota de desagravo contra o aumento dos busos. Assinada por quem? Pelos sumidos, os chorões que perderam a eleição? E o mais triste não é apenas a oposição capenga, letárgica. O pior é que não tem moral, afinal, quando estava lá, deixou engatilhado um baita aumento, pra vingar depois da eleição. Castigo pro povo?
Lei pra quê?
Já o Zé Ferreira, que se estrebuchou na lida, que defendeu o governo com unhas, dentes e botando a cara na frente, lembrou na tribuna que a casa do povo foi inaugurada sem estar pronta. E que o presidente que inaugurou o prédio, o todo poderoso secretário de Gestão, Coordenação, Planejamento e Orçamento, Luiz Carlos Pissetti (DEM), é autor de uma lei que proíbe inaugurar obras que não estão prontas. Quidor!
Café forte e amargo!
Um fofoqueiro da base do governo ficou bizolhando o entra e sai no gabinete da vereadora Anna Carolina (PRB) no dia da reunião da oposição, na última segunda-feira. E o espião ficou entisicado quando viu que só apareceu um vereador, além da anfitriã. Será que o cafezinho no gabinete da galega bonitona não é docinho do jeito que alguns gostam? E ela lascou na sessão de ontem que não faz mais parte do bloco de oposição.
Maior apoio
A vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) recebeu, no início da semana, a visita do deputado estadual Mauricio Eskudlark (PSD), que veio dar o maior apoio, que a muié merece e deve ser candidata a deputada estadual. Veja a foto no Blog do JC, onde, além da vice e do deputado, aparece também o recém-empossado superintendente do Esporte, Fabrício Marinho (PPS).
É o amor...
O ex-secretário da Agricultura, Carlos Rebello, é o novo coordenador técnico da Famai. Será o braço direito da Podexá Comigo, Rogéria Gregório, que é superintendente do órgão. É bonito di se ver, o PP e PSD juntinhos. Isso é, até começar as discussões para deputado da leleia. Aí não há ajuntamento que resista. E num é?
