JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Será que será?
Já se fala nos bastidores do poder que não se resolve a questão do lixo em Itajaí, que gerou um berreiro medonho, porque o município tá devendo um caminhão de grana para a Engepasa Ambiental. Quero crer que tal não seja uma verdade e, que, na verdade, foram áulicos que fizeram cálculos mirabolantes. Ou que sixpliquem melhor o lixo que virou luxo.
Toda sorridente
Quem deu uns bordejos toda sorridente pela secretaria de Obras, ontem, foi a vereadora galega bonitona, Anna Carolina (PRB). Será que o sorriso nos lábios da loira é por conta da brigaçada que toma conta de alguns edis do partido progressista, do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP)?
Só um
Três vereadores estariam cabreirões: o Dedé da Murta, o Tonho da Grade e o Zé Ferreira. E apenas um teria motivos pra estar mais azedo que limão chupado. Os outros dois, nem tanto. Os linguarudos de plantão espalham que o taliano Tarcizio Zanelatto, presidente da sigla, anda silencioso, sereno, tratando tudo com calma. Até porque, além de serem cumpanheiros de sigla, ainda são amigos.
Trabalho todo dia
O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR) encaminhou, na noite de ontem, requerimento para os seus pares, solicitando que a casa do povo faça um estudo de viabilidade pra que as sessões acontecessem um dia sim e outro também. Ou seja, além de terças e quintas-feiras, que aconteçam, também, segundas, quartas e sextas-feiras.
Para o blablablá
Clayton afirma que a sua ideia é que as sessões de segundas, quartas e sextas-feiras não sejam deliberativas. O Engomadinho pondera que é necessário tempo para o blablablá, pra discussão dos temas e apresentar argumentos para as propostas. O problema é que criaram uma sessão lá atrás, na quarta-feira. E não vingou. Imaginem se nossos amados vereadores vão querer ralar coco mais três dias. Num acredito. Mas...
Prega a desobediência
O ex-candidato a vereador peixeiro, Nahor Lopes (PT), lascou, nas redes sociais, que a Autopista Litoral Sul age de forma ditatorial, fechando entradas das citys sem consulta pública. O que prejudica bairros e faz o povo de palhaço. Nesses casos, sou a favor da desobediência civil, o próprio povo deveria quebrar as muretas e fazer a empresa seguir as condições da comunidade, defende Nahor.
Parlanada
Dia desses recebi, via e-mail, nota informativa sobre um encontro de excelências excelentíssimas de Navega, Itajaí, Balneário, Camboriú e Itapema para ressuscitar o finado Parlamento da Foz da Região do Rio Itajaí-Açu - PARLAAMFRI, se não me falha a memória, o nome do defunto é esse.
Serve pra quê?
Cadê a relevância social do Parlaamfri, que teve uma série de momentos obscuros? O criador da entidade, o ex-presidente da casa do povo peixeira, Luiz Carlos Pissetti (DEM), não espirrou um puto tostão, acusando a sua criação de servir de palanque político. E até uma viagem à terra do Tio Sam, paga com recursos públicos pra um vereador da Maravilha do Atlântico e que já foi noticiada nestas estrebuchadas linhas, rolou.
Num sei de nada!
Este abelhudo escriba também solicitou ao ex-presidente, ex-vereador e dublê de secretário Dão Koeddermann o espirrar da prestação de contas do Parlanada, ops! Parlamfri, na época em que Dão presidiu a entidade, como último presidente, antes de fechar as portas por falta de recursos para pagar o aluguel da sede em Itajaí, próximo ao Terminal Rodoviário Internacional... Credo!
Laranja madura na beira da estrada...
Linguarudos de plantão, com orelhas e bocas sempre bem atentas, disparam que a programação da TV Câmara da Maravilha do Atlântico quase não foi ao ar na primeira sessão de 2013, por que o presidente da casa não queria estar associado a uma empresa que presta serviços públicos e privados e está sendo investigada sobre a suspeita de ser propriedade de laranjas.
Manda ver
Se tal for verdade verdadeira, precisa ser visto com os zoios da dona Justa. Que o Ministério Público possa intervir nesse desperdício de grana pública e que o presidente Nilson Probst (PMDB) cumpra com sua palavra, se aligeirando pra abrir o sinal, criando sua própria TV, como fizeram do lado de cá do Ariribá, em terras peixeiras.
Inovação
A prefeita loirosa da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Luzia Coppi (PSDB), vai reunir todo o seu primeiro escalão nesta sexta-feira para o seminário que tem como tema Gestão Orientada Por Resultados. O curso, inédito na administração pública da city, será ministrado pela professora dra. Emiliana Debetir, que leciona no curso de Administração Pública da Udesc.
Falando bonito
Luzia afirma que a capacitação da sua equipe de governo é fundamental para o sucesso dos projetos e ações que a atual gestão irá realizar. Nesse governo, desde o início, optamos por uma gestão orientada por resultados, onde estratégias resultam em ações concretas, através de metas traçadas e monitoramento dos resultados, explicou a loirosa.
