JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acordou!
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), demorou pra acordar e aceitar a colaboração da Força Nacional, que chegou rapidinho e transferiu 40 presos para penitenciárias federais. Foi preciso mais de 100 atentados pra que criasse vergonha na cara. E o secretário de (In) Segurança, Grubba, mesmo com tanto fiasco não caiu, hein!
Corrupção
Como podem presos comandar das cadeias um estado paralelo? Só uma palavra explica: corrupção, porque drogas e celulares só entram nos presídios se alguém facilitar. As revistas tem que ser mais rigorosas, assim como para os parentes dos apenados, que são obrigados a ficar nu em pêlo.
Jonas o assanhado
Mal começou o novo mandato do prefeito Bob Carlos (PSDB) e já há murmúrios sobre quem será o próximo candidato emplumado. Em Navegantes tinha o Hugo Cidinho Chavez, agora os manos Fidel Castro... As línguas pra lá de bicudas afiançam que o Jonas de Souza, que é mano do alcaide, anda sonhando em ser candidato.
Vai que cola!
Por isso ele teria assumido a secretaria de Obras, quer ver se o nome emplaca. Aliás, os mais bocudos lascam que é o próprio Jonas que estaria espalhando a notícia. O que se sabe é que, apesar da pressão medonha, Bob Carlos não teria pretensão de ser candidato a deputado estadual. O que estaria forçando Jonas a tentar convencer o mano Bob de renunciar seis meses antes pra que ele possa ser candidato.
Num gostam?
Outra situação que impediria a ascensão de Jonas, é que ele é considerado explosivo e descontrolado. Teria uma pá dentro e fora do governo que não gosta dele. Tal situação estaria deixando o prefeito pra lá de preocupado. Também, imagina o seu mano sonhando dia e noite com a sua cadeira...
Também quelo!
E nestes bastidores pra lá de efervescentes tem ainda o vereador licenciado que virou secretário de Saúde, Samuel Paganelli (PSDB). Corre nas línguas de tatuíra que Jonas pensaria seriamente em propor-lhe uma aliança, deixando o vice, o meio-careca Emilio Vieira (PP) de lado. Samuel esconde o jogo, mas também nutre um desejo de ser o candidato a prefeito. Haja cadeira!
Não tá afobado
Já o presidente da casa do povo dengo-dengo, Juliano de Maria (PSDB), tem dito que é muito cedo pra falar nisso, mas não cedo para trabalhar por Navegantes, transparecendo não estar tão afobado pra disputar a almejada cadeira estofadinha.
Será que Bob larga!
A questão é uma só: será que o prefeito Bob Carlos tem intenção de apoiar o nome do irmão? E será que renunciaria seis meses antes do fim do seu mandato para que existisse possibilidade de Jonas ser o candidato do governo? É bucha!
Só emprestadas...
Excelências excelentíssimas e assessores da casa do povo piramidal peixeira, na volta do feriadão, encontraram máquinas de café chiquetosas, no lugar das tradicionais garrafinhas térmicas. Há quem diga que as máquinas empombadas não foram compradas. É pra um teste de três meses. Ou seja, elas saem quando o inverno estiver pra chegar. Igual o ar-condicionado que chega quando o verão acabar...
Não faltou!
Apesar do perrengue da bomba que escangalhou, não foi notada uma falta de água significativa nas torneiras peixeiras e dengo-dengo. O problema maior por conta da pressão afetou regiões mais afastadas da city, mas não chegou a faltar o precioso líquido. Aliás, tem prefeito recém eleito que sonha em ter uma autarquia como o Semasa pra abandonar a Casan...
Num ligue!
A partir da segunda-feira o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vai colocar o celular de lado pra deixar de atender pedinchos de nomeação aqui e acolá, o que aconteceu nos últimos 45 dias. Pra planejar o governo, reunindo pastas como Gestão e Planejamento, Saúde, Obras, Administração, entre outras. Quer tudinho do que tá sendo licitado e em execução, entre obras e programas. E prazos pra conclusão!
Então não são amigos!
O alcaide JB tem dito pra zovidos privilegiados que há amigos chateados por conta de nomeações, mas que se são realmente amigos irão compreender, caso contrário nunca o foram. E que está procurando cumprir os acordos partidários que lhe levaram ao poder, mas que por uma serie de situações, não será possível cumprir 100%.
De longe
Empresários austríacos de uma série de ramos, que vão da indústria náutica até construção civil, devem ser recebidos pelo alcaide JB, no paço da Vila Operária, hoje. Os empresários teriam sido contatados em 2011, durante uma viagem sobre saneamento. Na época iriam pra lá o Flavinho do Semasa e o Topetudo Osvaldo Gern. A enchente que assolou a city peixeira impediu a viagem.
Thiago pediu
Agora os empresários querem bater um lero de pertinho com o prefeito JB sobre as potencialidades das empresas e a possibilidade de se estabelecerem por aqui. Quem teria solicitado o encontro foi o vereador de oposição, Thiago Morastoni (PT), que deve estar junto com a comitiva dos gringos.
Italianada
Aliás, na quinta-feira, JB atendeu, de supetão, empresários italianos, que representam grandes empresas fabricantes de embarcações náuticas. Eles estiveram em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e vieram a Itajaí. Teriam confidenciado que não gostaram de São Paulo e Rio de Janeiro e, sim de Porto Alegre e Itajaí.
Radar meteorológico
Na terça-feira, JB e o chefão da Defesa Civil, Everlei Pereira, deitam a cabeleira para Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde o governador Colombo anuncia a instalação de um radar meteorológico, investimento de mais de oito milhões e capacidade de prever chuva, granizo, entre outras situações. Oxalá que venham boas notícias!
Improbidade
Deve ir pra pauta de julgamento do Tribunal de Justiça, o processo no qual o todo poderoso secretário de Planejamento e do Facebook da Maravilha do Atlântico, Auri Pavoni, foi condenado por improbidade administrativa, por um rolo na estrada da Rainha, onde agora andam querendo fechar por 40 dias, por causa do desmatamento que ocorreu à época. Corre-se o risco de desabar tudo.
Não posta no face...
Aliás, Auri que gosta e se enrosca do feicibuki, parece se fazer de morto, quando o assunto é a bendita lista dos projetos que foram aprovados na Maravilha do Atlântico, no final do ano passado. Enquanto não se divulga a listinha, vai pairar no ar a desconfiança de que tem algo a ser escondido.
Souberam antes?
Os linguarudos de plantão alardeiam que alguns construtores podem procurar o Ministério Público esta semana, pois entendem que alguns tiveram informação privilegiada, e tiveram mais tempo para apresentar projetos. O que é necessário é transparência. Precisam divulgar quais os projetos, onde e quando foram aprovados. Nada mais.
Mãe Joana?
Tem barnabé da casa do povo mais desejada do sul do mundo, que anda dizendo pelos corredores que nunca viu o secretário de Administração por lá. Se for assim, algo deve estar muito errado, se quem deveria cobrar não aparece. E num é? Os bagrinhos estariam sem pai e nem mãe? Depois não querem que, invés de casa do povo, seja chamada de casa da mãe Joana.
Pergunta pro ex...
Um assessor de vereador da Maravilha do Atlântico em conversa com outros assessores pelos corredores da casa do povo, confidenciou que sempre que discutem algo relevante, tem vereador que precisa pedir a bênção de um ex-vereador antes de emitir opinião. Dizem os bocudos que a excelência excelentíssima já ganhou até um apelido: Marionete. Só falta dividir o salário com o exvereador. Qui coisa, meu Pai eterno!
Cruzado?
Tem filho de secretária da prefa peixeira que estaria trabalhando de assessor de vereador. Isso não seria nepotismo cruzado ou a velha máxima de que farinha pouca, meu pirão primeiro? Vira, mexe, puxa e estica e as velhas práticas permanecem...
Seis meses!
O prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB), de Itapema, já deu o recado curto e grosso para os abobrões escolhidos para o seu estafe: não tem essa história de um ano pra arrumar a casa. Quer tudo redondinho e funcionando no máximo em seis meses. Caso contrário, cabeças vão rolar. Tá coberto de razão! Se deixar, passa dia, entra mês e rola ano...
