JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pau pegou
A última reunião dos seguidores dos preceitos brizolistas peixeiros esquentou. Os vereadores Paulinho Amândio e Osvaldo Mafra teriam dito que seria melhor que o PDT saísse do governo JB. E a bronca não é com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e sim com o presidente da sigla, o barrigudo Marcelo Saldré, que teria indicado um mundo e os vereadores ficaram chupando o dedão do pé. Qui coisa!
Qualificação
Aliás, tem barnabé na casa do povo da Maravilha reclamando que não cabe mais ninguém na Câmara e que faltam cadeiras nos gabinetes, de tanta gente disputando o mesmo espaço. Na maioria das vezes, há três ou quatro assessores revezando o computador pra poder ver seu fecibuki. Cada vereador tem direito a até quatro assessores em seu gabinete, sem a necessidade de formação superior em nenhuma das vagas.
Lotadaça
Já a casa do povo peixeira adota o diploma superior como critério para assumir as vagas comissionadas com salários que chegam a ser quase o dobro da câmara de BC, na justificativa de um serviço melhor pro povão. Não custa frisar que a da Maravilha tem mais de 60 assessores pros 13 vereadores. Ulalá!!!
Tá socado!
Em Itajaí são 21 vereadores, e o que as duas casas legislativas têm em comum, apesar da construção recente de suas sedes e de já apresentarem problemas na edificação, é que não comportam mais tanta gente trabalhando em espaço limitado que, para atender um cidadão, tem que um assessor dar uma saídinha da sala.... Saidinhos, né?
Cosadiloco!
Já do outro lado da vala, em sessão na casa do povo dengo-dengo, foram aprovadas duas leis complementares. Um ordenamento, reestruturando a câmara, criando os cargos de Gerente Administrativo e Financeiro, Gerente de Tecnologia da Informação e Controlador Interno. E o presidente do legislativo mandou cortar a bolachinha da café? Demagogia pouca é bobagem...
Não é piada pronta?
A outra lei é a que alterou o nível de escolaridade dos assessores. Assessor Parlamentar e Assessor de Gabinete, que antes era obrigatório ter o ensino médio, agora basta ter ensino fundamental. E, pasmem, amigos leitores que acompanham estas atazanadas linhas: agentes de serviços gerais, que antes bastava o ensino fundamental, agora é necessário ter ensino médio. Para, para, para, que eu quero descer!!!
Castigo?
Que cabeça, a dos vereadores dengo-dengo! Nem o Freud, se fosse vivo, conseguiria explicar essa insensatez. O pior de tudo é que um ajuste de última hora obriga os assessores a acompanhar as sessões da câmara. Os mais estudados, do serviço geral, podem ir pra casa. Já os assessores do fundamental têm que ficar. Será castigo?
Tentar brecar
Os linguarudos de plantão tão espalhando que o vereador Lino Bento (PMDB), que não estava na sessão, já que corria atrás do Parlanada, vai tentar cancelar a sessão, que teria ferido o regimento interno ao aprovar as leis complementares em uma única discussão e votação.
Provocando
O vereador Jucemar Ferreira (PP), fiel escudeiro do deputado João Pizzolatti (DEM), pretende aprovar, na semana que vem, requerimento pedinchando que nossas amadas excelências excelentíssimas federais trouxeram de benefícios e recursos pra Itajaí. Lógico que nenhum deputado federal é obrigado a explicar nadica de nada. Mas seria de bom alvitre e pra lá de interessante.
Aos píncaros da lua
O que Jucemar quer é mostrar que Pizzolatti seria o mais dinâmico e eficaz nas ações. Inclusive, na sessão passada, Juça respondeu ao seu colega de parlamento, o vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), que ironizou a questão da bendita draga pra limpar o Itajaí-mirim (e o canal retificado?). Jucemar garante com os dois pés juntinhos e perfilados que a draga já é de Itajaí.
Pizzolatti e Bornhausen
O problema que se escuta dentro do próprio PP peixeiro é que o deputado que mais se estrebuchou na busca de recursos para Itajaí foi o Paulinho Bornhausen (PSD), que vira e mexe tem Itajaí como sua segunda casa. Membros do PP garantem que quem mais fez foi Paulinho, e que talvez perca, porque foi ocupar a secretaria de Desenvolvimento Sustentável do governo do Raimundo Colombo (PSD).
Assinar o livro
O pau teria esquentado no fórum peixeiro, no processo movido pela vereadora galega bonitona, Anna Carolina (PRB), que tava processando um sujeito que tinha detonado suas placas durante a campanha eleitoral. O problema é que Anna teria pedinchando 10 vezes de 700 pilas, além da prestação de serviços comunitários, e o promotor não aceitou, condenando o réu, um mês sim e outro também, a assinar o livro no fórum.
Trânsito medonho
Tá na hora de acordarem e colocarem uma lombada na rua Jorge Tzachel pra evitar que algo de mais grave aconteça com quem tem que adentrar na Antonio Manoel Moreira. Duas vezes consecutivas que carangos se perdem e detonam a churrascaria da esquina e nada. Tão esperando que morra alguém?
