Colunas


Dia nacional do turismo


O Brasil pode se abalar economicamente por conta das crises internacionais, mas nem por isso as pessoas estão deixando de viajar e fazer turismo. Pelo menos é o que indicam as estimativas do Ministro do Turismo, que anunciou ter em mãos dados que apontam para mais um ano de recordes nos indicadores do setor. Os dados de 2012 apresentam os melhores resultados de todos os tempos nos números relacionados ao turismo doméstico.

Segundo análise do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, a marca de viagens internas realizadas subiu de 190,8 milhões, registrados em 2011, para 197 milhões em 2012. O número de brasileiros que viajaram pelo país chegou aos 60 milhões, superando o recorde histórico de 58,9 milhões de 2011.

No Brasil, tivemos motivos para celebrar o Dia Nacional do Turismo na data de 2 de março, pois o brasileiro está viajando e gastando mais, e Santa Catarina vem se destacando ano a ano como o melhor estado para se “fazer turismo”, uma verdadeira “Meca do turismo”, do entretenimento, gastronomia e praiano.

No entanto, o Brasil, bem como Santa Catarina, ainda tem muito a se desenvolver. Falta-nos infra-estrutura moderna, carecemos de mão de obra qualificada, sofremos com a alta carga tributária e ficamos aleijados pela burocracia excessiva. Um contraste gritante com a nossa natureza exuberante, uma cultura rica, uma diversidade étnica incrível, uma culinária espetacular e um povo acolhedor. Vantagens difíceis de ser ver em outro país.

Nos últimos anos, o Brasil deu importantes passos, a partir da estabilização econômica, da liberalização do mercado e da desestatização de áreas que encontraram melhor desempenho sob gestão privada (como telecomunicações, rodovias e aeroportos, que entraram no regime de concessão). Mas ainda há muito por realizar.

A sociedade civil, os profissionais e empresários do setor, por sua vez, precisam se organizar e valorizar o setor turístico como fonte de riqueza e desenvolvimento. Muitas cidades vivem tão somente do turismo (Balneário Camboriú) e outras crescem economicamente com ele, o que resulta em melhor qualidade de vida dos habitantes. Por essas e outras razões, o turismo deveria ser tratado com muita seriedade e compromisso dos governantes.

Parabéns a todos os profissionais do Turismo, em especial ao Bacharel em Turismo, pelo seu dia.

* O autor é ex-Presidente Nacional da Juventude do PSDB


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil



Colunistas

Amigos ou colegas de trabalho?

Mundo Corporativo

Amigos ou colegas de trabalho?

O sucessor do reitor Sabiá

JotaCê

O sucessor do reitor Sabiá

Rodar a baiana

Casos e ocasos

Rodar a baiana

Niver da Olive

Jackie Rosa

Niver da Olive

Nas águas da Amazônia

Via Streaming

Nas águas da Amazônia




Blogs

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!

Espaço Saúde

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!

Anna lá?

Blog do JC

Anna lá?

Saúde no prato

Blog da Ale Françoise

Saúde no prato






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.