JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Rasgou elogios
Em evento na tarde de ontem, na prefa peixeira, o superintendente da PRF, Silvinei Vasques, rasgou fortes elogios à cidade de Itajaí, em especial à administração do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Nas palavras do inspetor, em nenhuma outra cidade de Santa Catarina a instituição é tão bem tratada como em Itajaí.
Delegacia aqui
Enquanto em outros municípios há inclusive desapropriações para tirar os postos da PRF de seu território, em Itajaí, pelo contrário, é intenção do alcaide JB retornar as atividades da PRF, inclusive com a instalação de uma delegacia da instituição.
Ferrovia do Frango
Precisa ser elogiado todo o esforço da Associação Empresarial de Itajaí, mais políticos e entidades de classe, no sentido de trazer a Ferrovia do Frango de Chapecó para nossa região. Reunião na Fiesc, na capital manezinha, na semana passada, determinou que o traçado ideal seria Chapecó, Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. Até aí, tudo bom, tudo bem, tudo 10.
E aí, Ideli?
Agora vem a informação que a ministra Ideli Salvatti, em encontro ocorrido na cidade de Mafra, aprovou um traçado que sai de Chapecó até São Francisco do Sul, passando por Caçador, Porto União e Mafra... Então é de se perguntar: e nós, ministra, como é que ficamos, já que há todo um setor logístico aqui preparado para exportação de carnes e derivados vindos do Oeste?
Chutando pra longe!
Com a palavra a ministra Ideli Salvatti, a presidência da Associação Empresarial e a montoeira de representantes dos governos do estado e de nossa city, já que o assunto é de suma importância para o desenvolvimento de nossa região e exportar carne é atividade em que o porto de Itajaí é pra lá de expert.
Plim-plim
O vice-prefeito de Bombinhas, Paulinho Dalago, demonstrou nesses poucos meses de mandato que tem muito pique para aguentar as pressões normais ao exercício do cargo, acumulado com o de secretário de Administração. Mas ontem, quarta-feira, levou baita susto.
Depois da Páscoa...
Depois de entrevista ao vivo no Jornal do Almoço, ficou assustado com a notícia de que poderia ser convidado para um teste de seleção para o próximo elenco da novela das oito da Vênus Platinada. Teve que passar pela Unimed e foi intimidado a retornar na segunda-feira, para uma bateria de exames. Ossos do ofício.
Enrolation
O secretário de Planejamento e do Feicibúki da orla, Auri Pavoni, que me desculpe, mas tem que parar de enrolar a questão da rua Iraque, no bairro das Nações, que, de acordo com projeto já aprovado, se transformará em uma nova avenida. Vamos se coçar e trabalhar, gente!
Carcou
Circula pela Maravilha do Atlântico a conversa de que o conceituado causídico Péricles Prade já abandonou a defesa dos processos do homem-pássaro, prefeito Edson Renato Dias, o Pirica, que, para muitos, tá sumido faz um tempão. O secretário de Educação, Nelcy Brantes, seria um dos assessores que não conversam com o chefe desde novembro.
E os zotros?
O secretário Onézio, usando de sua influência na secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, na tarde de quarta-feira procurou alguns empresários para pedinchar votos para o empresário do ano. O secretário pede votos para o empresário Luiz Mendes, sócio da construtora Mendes Sibara. Hummm...
Mas bá, tchê!
Os linguarudos de plantão assopram que a filha de uma ex-candidata a vereadora, que teve sua portaria de nomeação na Feapi publicada no último dia 8 de março e deveria estar no trampo desde o dia 13, não deu as caras ainda. Estaria flanando em viagem no Rio Grande do Sul. Mas o salário de três mil e quinhentos reales já teria pingado na conta. Oh, alegria desmedida e descontrolada!
Todos contra Anna
A vereadora bonitona Anna Carolina (PRB) vive seu inferno astral desde que lascou a boca em seus pares por conta de um enfrentamento dela com o vereador Calinho Mecânico (PP). Tudo que a galega tenta emplacar é rejeitado. Na noite de terça-feira, teve três pedidos indeferidos. Queria bispar o bago do zoio em cima dos contratos da caixa preta Ambiental (leia-se Engepasa), por exemplo. Mas num deixaram.
Berrou e nada
Outras solicitações da loira Anna foram pra saber sobre ecopontos de coleta de resíduos e uma audiência pública pra discutir a criação do Parque Natural do Canto do Morcego. No uso da tribuna, a parlamentar lamentou as brecadas e lascou que vai pra dona justa pedinchar como cidadã.
Castigando
Não sei se é a maneira correta que tá sendo levada a cabo pelas excelências excelentíssimas presentes. No passado, Luiz Carlos Pissetti (DEM), quando oposição, lamentou que seus requerimentos e indicações fossem parar na gaveta. Lógico que os pitis da Anna não ajudam. Mas barrar-lhe o trabalho legítimo de legisladora e fiscalizadora eleita pelo povo é dar munição aos seus reclamos.
Nem tchum
Aliás, na terça o pançudo intisicado do pai da Anna, advogado João Martins, apareceu na sessão. Foi a primeira vez que foi à câmara depois de ter xingado de lacaios os vereadores. João permaneceu quieto e não foi citado por nenhuma de nossas amadas excelências. Nem pra dizer oi. Nos bastidores, Martins voltou a ofertar suas críticas de que os edis são lacaios e que a câmara é uma sucursal do executivo. Credo!
Sereno
O líder do governo na casa do povo peixeira, Afonso Arruda (PMDB), tem sido elogiado por seus pares pela serenidade e sabedoria na condução dos trabalhos, quando se manifesta pra explicar os projetos ou comandar a bancada de sustentação do governo.
Num vem
A vereadora e secretária de (In) Segurança de Itajaí, loiruda Susi Bellini (PP), garante que não será candidata a deputada estadual. E que no futuro, possivelmente, terá mais uma candidatura à casa do povo peixeira.
