Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Reunião de ONG?


O líder do governo na casa do povo peixeira, Afonso Arruda (PMDB) tem surpreendido, conduzindo a bancada governista com serenidade. Tanto que já vem sendo chamado de Afonso Sereno Arruda. Na semana passada, durante a passagem do governador lageano, o encontro com o vereador da cidade vizinha de Painel.

Uma pá de políticos que se amontoa aos finais de semana no Mercado Público pra encher a pança de camarão, bebericar uma cerveja da marca emocionalmente gelada e falar sobre a vida dos outros e a política peixeira tem criticado a atuação da vereadora galega bonitona Anna Carolina (PRB), que, quando bota pra falar na tribuna, parece que tá em reunião de ONG ou assembleia de sindicato...

Se for falar, não beba...

O presidente do PRB, Beto Pacheco, também não parece ter noção da hombridade do cargo. Anda fazendo política com o fígado e falando bobagens mil. Por exemplo, por conta do prefeito JB ter tirado férias, estava no mercado o chamando de malandro. Não se faz política com desrespeito, principalmente quem é presidente da sigla. Pacheco não perdeu os trejeitos do velho PT, antes do ‘Lulinha Paz e Amor’.

Cara a cara

No dia de hoje rola reunião no diretório do PP com os comissionados da sigla. Os mais afoitos garantem que o presidente da sigla, o narigudo Tarcízio Zanelato, quer olhar na baga dos zoios da cada um. Será um encontro preparatório para a convenção que acontece na quinta-feira, quando, por consenso, Tarcizio deve ser reconduzido ao comando da sigla, com o vice o vereador Tonho da Grade.

Não se mexe

Aliás, na questão da convenção e escolha do novo mandatário da sigla, o alcaide JB tem dito que não se inteirou da situação e nem vai meter a colher, mas que acredita que “em time que tá ganhando não se mexe. E que se Tarcízio, como presidente, fez o prefeito e cinco vereadores, tem que continuar”. O saudoso Timbuca é que vaticinava que “pra quem sabe ler, uma cagadinha de mosca é letra...”

Cumprir o mandato

Outra situação que aflora vez ou outra é da possibilidade de que o prefeito JB venha a ser vice, na reeleição do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD). Mas Bellini tem dito a zovidos privilegiados que não passa pela sua cabeça e nem existe conversação nesse sentido. E que pretende terminar o seu mandato e, depois, ir cuidar da sua vida...

Alas prós e contra...

JB, também, teria reiterado ao governador Colombo, na semana passada, durante jantar em Itajaí, da importância do nome da dama de ferro do PMDB e atual secretaria interina da SDR, para que fosse efetivada. O problema é que Raimundão tem um governo de coalizão e tem que respeitar os acordos. E, depois, o PMDB peixeiro tá parecendo uma escola de samba, cheio de alas...

Largou às traças

Na Sexta-feira Santa, a prefa da Maravilha noticiou nas publicações oficiais do DIARINHO o decreto nº 6.964, que declara “situação de emergência no atendimento hospitalar público municipal em Balneário Camboriú”. Trocando em miúdos, o alcaide psitacídeo declarou impossibilidade de o município gerenciar a geringonça por conta própria.

Afundou divez

A teimosia política em conceder atendimento 100% pelo SUS (credo!) afundou o município em uma falência crônica na área da saúde. O falecido Santa Inês também aguarda intervenção da iniciativa privada para ver se ressuscitam o Santa na Sexta-feira Santa. Mas certamente as portas do nosocômio não vão ser abertas da noite para o dia. Enquanto isso, corre pra Camboriú pra ver se o hospital da galega Luzia vai aguentar a demanda...

100% SUS

Ao prometer em campanha um atendimento de saúde com qualidade para população e 100% SUS, o prefeito Periquito comprometeu a folha do pagório dos barnabés que não puderam ter reajuste e já enfrentam defasagem medonha de anos...

Maravilha quebrada?

A passarela da Barra também diminuiu o ritmo das obras em que, nas vésperas da eleição, operários trabalhavam 24 horas por dia, em uma verdadeira afronta aos cofres públicos da viúva municipal para o pagamento das horas extras... A Maravilha do Atlântico tá quebrada!

Não adianta reclamar

Agora que a situação calamitosa do Ruth chegou neste ponto, o prefeito tenta atribuir a responsabilidade ao Estado que não ajuda a Maravilha. O alcaide choraminga dizendo estar sendo vítima de arquiteturas políticas. Fez cagadas, como excluir Balneário da AMFRI, colocando a entidade em xeque. Verbas milionárias do governo do Estado não foram viabilizadas por falta de projetos ou ausência de documentação necessária.

Num dá as caras

Não é a primeira vez que o homem-pássaro deixa de ir a um ato público onde o governador traz recursos para sua cidade. Por exemplo: LHS e Pavan já ficaram esperando pelo alcaide psitacídeo em ocasiões de repasses importantes, como para iluminação pública e para UDESC, onde afirmavam que Periquito não havia acordado para o encontro... Enquanto a comunidade fica esperando por uma luz no fim do túnel... Phode?

Só o dublê

Na semana passada, ocasião em que o governador com cara de padreco, Colombo, assinou o repasse de cerca de 50 milhões para construção do Incor (Instituto do Coração), no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí, o único vereador da Maravilha avistado foi o postulante da SDR e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD).

Deu uma passadinha...

Nenhuma outra otoridade ou representante da cidade mais desejada do sul do mundo foi visto na assinatura dos convênios para saúde. O vice-prefeito Claudio Dalvesco (PR) deu uma passadinha pra escutar o falatório de Colombo no Centreventos e só. Depois não adianta ficar de chororô em emissoras locais reclamando da ausência do Estado na city.

Picuinhas políticas

A ausência maior está na responsabilidade do prefeito que, por motivos de picuinha política, não quer dar o braço a torcer pelo mandatário-mor da Santa e Bela e fica fazendo o joguinho do padrinho Pinho Moreira, que sonha em ver seu pupilo com residência fixa na Beira-Mar Norte.

Evandro assume PSDB da Capital do Marisco

O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, se consolidou como a principal liderança do PSDB da Capital do Marisco. No último domingo, Evandro foi eleito o presidente do PSDB da city com a soma total de 260 votos, 100% dos votos depositados na urna.

Novos voos

Em seu discurso de posse, Evandro anunciou seus novos planos políticos. Após ser reeleito prefeito, ele quer buscar uma cadeira estofadinha na leleia. O tucano já iniciou conversas com as lideranças estaduais e formalizou que seu nome está disponível para uma futura pré-candidatura.

Pinguim perde a força

Enquanto Evandro se consolida no partido tucano, na cidade vizinha de Piçarras, o ex-prefeito, Umberto Pinguim Teixeira (PP), perde força. Apesar de também ter sido reeleito presidente do diretório municipal progressista, os linguarudos de plantão afirmaram que diversos filiados estão descontentes com Teixeira e já pensam em mudança.

Marmitinha de lado

A afirmação dos línguas frouxa é baseada no modo como a eleição do partido aconteceu: por aclamação e sem a necessidade de voto secreto em urna. Além disso, um dos nomes da chapa sugerida verbalmente durante a convenção foi rejeitado: o do ex-secretário da Fazenda, Carlos Antônio Francisco, o Marmitinha.

Raiva não leva a nada

Marmitinha seria o tesoureiro da chapa. Quando seu nome foi sugerido, alguns filiados se manifestaram contrariamente. Para o seu lugar, Gilmar dos Santos foi sugerido e aceito. Além disso, há vereadores do PP que discordam do discurso raivoso de Teixeira e nem participaram da convenção, articulando um segundo bloco dentro do PP.

“Cortei na carne!”

O secretário de Habitação, bigodudo Laudelino Lamim (PMDB), instado pelo socadinho escriba do porquê não dá um espaço para que o vereador suplente sente os glúteos na sua cadeira, diz que já cortou na carne e que, se arrumarem um cargo à altura praqueles que estiveram junto com ele, tudo bem. “Não vou colocar na rua quem me ajudou!”, afirma.

Uma bucha!

Lamim diz que a pasta é uma baita bucha, mas que vai dar jeito. E que só precisa de um ano e meio para que o trabalho que vem desenvolvendo dê frutos. Espera-se que neste tempo ou antes, seja possível vislumbrar ações concretas que venham a contribuir com a baixa do déficit habitacional, principalmente da faixa mais carente da população.

Cobrar direto

A professora e vereadora peixeira Dulce Amaral (PSD) afirma que, enquanto não houver avanços no plano de cargos e salários do magistério, vai cobrar do governo do qual faz parte em todas as sessões. Reconhece que, apesar de ser da base, não luta apenas por si – já que também tá incluída na batalha, mas por todos os amados mestres.

O cara!

O Jean Sestren é o novo chefe de gabinete do deputado estadual barbudinho, Volnei Morastoni (PT). Nem é preciso escrevinhar sobre a competência de Sestren. Isso ele já mostrou em muitas oportunidades. VM acertou em trazê-lo para o seu time.

Vermelho pulsando

Vermelhinho peixeiro conta que os bastidores da sigla ainda pulsam com o processo em andamento querendo expulsar o vereador mais votado na história do PT de Itajaí, Thiago Morastoni. E que, ao ser convocado pra participar do pé na buzanfa que querem dar no Thiago, lhe disseram que ele tinha que chegar junto. Respondeu que já estava vindo e acabou viajando para o Chuí! Qui coisa, meu povo!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.