Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Itajaí Participações


Oposição X Situação. Os vereadores peixeiros, Dedé da Murta (PP) e Giovanni Felix (PT) jogam uma partida de pingue-pongue, durante uma ação social na escola municipal do Brilhante, Martinho Gervásio

Reunião com o prefeito em férias, Jandir Bellini (PP), a prefeita em exercício, Dalva Rhenius (PSD) e o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, na semana que passou.

Foi publicado no último Jornal do Município, o decreto da prefa criando a Itajaí Participações, que vai, entre outras coisas, gerir o Distrito de Inovação de Itajaí. A empresa vai ser presidida pelo advogado Marcelo Fett que, na equipe do Inova, da secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, criou o modelo de funcionamento do Distrito de Inovação.

A que veio

A Itajaí Participações nasce com a missão de dar a city o desenvolvimento previsto no programa: Nova Economia Catarinense, que vem sendo implementado pelo governo da Santa & Bela, via secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que tem à frente Paulinho Bornhausen. Entre os objetivos principais está desenvolver e gerenciar programas e projetos estratégicos da prefeitura (especialmente projetos de investimento).

Bizolhe, abaixo, algumas das atribuições da empresa:

A Itajaí participações tem por objetivo: 01/ gerir ativos patrimoniais, mobiliários, imobiliários, móveis, imóveis a ela transferida pela prefeitura; 02/ desenvolver e gerenciar programas e projetos estratégicos da prefeitura (especialmente projetos de investimento); 03/ coordenar, colaborar, executar, viabilizar ou implantar concessões de qualquer natureza (inclusive PPP), ou outras formas de parceria, associações...; 04/ disponibilizar bens, equipamentos, e utilidades da administração pública, concessionária e permissionária de serviço público mediante cobrança adequada contra partida financeira.

Apoio

Mais de 100 pessoas se acotovelaram no salão de festas de um edifício na avenida do Estado Dalmo Vieira, na Maravilha do Atlântico, sexta-feira à noite. Estiveram presentes vereadores e otoridades da região, partidários e simpatizantes ao PSD, com a participação do presidente da casa do povo de Piçarras.

Fala de abobrão regional

O dublê de novela mexicana/vereador da Maravilha já estrebucha falação com status de secretário do cabidão regional (SDR) e, em seu discurso no encontro do PSD, Claudir Maciel destacou que o desenvolvimento do turismo passa necessariamente por um conjunto de ações regionais. Ele diz que Balneário Camboriú, como o segundo maior destino de turistas da Santa e Bela, tem que focar nesse sentido.

Todo mundo junto

Claudir enfatizou que é preciso refletir na parceria com os municípios da região para fomentar a atividade turística regionalizada. O suplente de vereador Ary Souza também esteve no encontro.

Passeando por conta da viúva...

Os vereadores da Maravilha, Nilson Problemist, ops!, Probst (PMDB) e Orlando Anjoletti (DEM), estão de malas prontas para o Panamá. Eles vão compor uma equipe de engenheiros, apesar de nenhum deles entender picas de engenharia, para participarem de um congresso, ou coisa parecida, sobre o alargamento da faixa de areia da praia central, que ainda nem está previsto no cronograma em lugar algum.

Alargamento e não...

Eu escrevinhei acima de alargamento da faixa de areia e não alagamento. O textículo da lei que liberou os dois pupilos não estava pra bizolhada pública no site da câmara e alguns vereadores só ficaram sabendo do destino de seus pares no momento da votação... Ai, ai, ai que dor

Aí sim!

Já que não é primeira vez que ocorre da casa do povo da Maravilha ocultar textos em seu sítio na internet, sugiro que algum vereador cocudo proponha uma lei para que só sejam votados em plenário aqueles projetos que tão há pelo menos 48 horas publicados no site para que a comunidade possa ter conhecimento do que nossos amados representantes públicos estão fazendo ou por onde andam viajando.

Boca frouxa...

O presidente do legislativo da Maravilha, Nilson Probst, sempre foi de falar muito. Na tribuna trouxe à tona a situação dos médicos do hospital Ruth Cardoso e acabou criando outra CPI, a segunda sobre saúde e que apontou 15 pessoas indiciadas, inclusive o prefeito. Teve direito até a declaração de um vereador afirmando que teria de ir gente presa neste caso.

...sem tramela

Nilson, numa tentativa de afrontar o governador, dá outro tiro no pé ao destacar que tem vergonha de dizer que pertence ao PMDB, mesmo partido do vice-governador que nunca fez nada por Balneário Camboriú. A culpa agora é do Pinho e não mais do Raimundão. Se Nilson assumir temporariamente a prefeitura, vai sentir no couro o ardume do desprestígio político, a famosa geladeira partidária. Alguém conhece?

15x22

No dia 15 de abril está pautado o julgamento de um dos quatro processos de cassação do prefeito Periquito. Este processo por gastança exagerada de recursos públicos na comunicação tem parecer favorável da promotoria eleitoral pela degola do alcaide que também enfrenta o prazo final do recurso que garantiu sua posse e termina no dia 22 de abril, sendo que é o prazo máximo para corte eleitoral bizolhar e julgar os perrengues. Como diria o Inri Cristo: oh, Pai!

Nada a ver

O vereador Thiago fez um requerimento querendo que a Casan disponibilize o prédio que detém no centro de Itajaí. Thiago quer que a prefa faça uma creche no local. O vereador foi até o local, tirou fotos e mostrou a nojeirada no entorno da edificação. Jogou pra plateia! Já teve uma montanha de políticos que pediu a disponibilização do prédio podrão ao município. Até pra fazer parte do hospital Pequeno Anjo!

Ao lado

O pai do vereador, deputado VM, mora no prédio dos fundos ao da antiga Casan. Foi prefeito e nada. É, deputado e nada. Então é viagem do Thiago. Afinal, tiveram o mando de campo e não se coçaram e nem se coçam. O local era do município, que disponibilizou ao estado. Tá na hora do município buscar divolta. Desvios políticos

O advogado João Martins diz desconhecer débitos seus com o município. Mas ele promete hoje mesmo ir ao balcão da prefa pra bispar. Diz que, se estiver devendo, vai pagar. Acredita que estão fazendo confusão. Dever não é o problema. Discutir os débitos menos ainda.

Segurada...

O problema, segundo o intisicado Martins, é a protelação dessas dívidas envolvendo chegados ao paço. João afirma que é preciso “combater desvios políticos, onde um vereador, por exemplo, pede pra dar uma segurada”. Daí, alguém da procuradoria, deixa lá embaixo da pilha de processos...

Pra não usar na campanha (?)

João lembra ainda que quando andava de braço dado com o barbudinho Volnei Morastoni (PT), não pagava nada pra prefeitura para que não fosse usado na campanha política. E que, quando VM se elegeu, fez questão de ir lá e pagar centavo por centavo os seus débitos. Qui coisa, meu povo!

“Não devo, nada!”

O presidente do PRB de Itajaí, Beto Pacheco, visitou a choupana do socadinho escriba, sábado, e trouxe documentos comprovando que não deve nada ao município. Que já teria quitado os débitos (veja fotos no Blog do JC, no site do DIARINHO). Esclarecido, portanto.

Num phode!

Fontes vermelhinhas alardeiam que um dos signatários do processo de expulsão do vereador Thiago Morastoni, porque criticou membros da sigla, é o ex-vereador João Vequi, o homem do nível quântico superior. Imaginem só! O Vequi que não tinha medo de cara-feia. Só que, depois que perdeu a eleição, nunca mais deu um pio sobre nada na cidade.

Fraternal...

Vequi também acusou o também “cumpanheiro”, Manoel Jesus da Conceição, o Maneca do PT, de ter feito rolo por conta do conserto de uma galeria. E, fez isso de público, com fotos e o escambau e em plenário da casa do povo. Alguém se alembra?

Virou entulho...

No Dom Bosco cinco carangas ficaram três dias debaixo d’água. A garagem onde os veículos estavam guardados fica no subsolo e, com a chuvarada medonha, alagou tudo. Lógico que a sanha em faturar cada vez mai$, faz com que soquem lá embaixo as garagens. Com isso, ganham mais um andar para vender. O problema é que Itajaí é uma cidade onde ciclicamente ocorrem enchentes...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.