JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Energia renovada
PT se afasta do PMDB
A vereadora vermelhinha da Maravilha do Atlântico Sul, Marisa Zanoni, resolveu mudar de cadeira. Sentava ao lado de Marcos Kurtz (PMDB), mas bandeou para o lado do líder de oposição e dublê de galã de novela mexicana Claudir Maciel (PSD) e do pepista Fábio Flor. Pelo visto, está se formando um novo quadro na Câmara!
Charge do Miro (dalmir_prof@hotmail.com) Em guerra...
O prefeito emplumado Bob Carlos (PSDB) de Navega City anda em pé de guerra com o lado de cá da vala. Há algum tempo, fez tiroteio verbal contra o superintendente do Semasa por conta da falta dágua em Navegantes, quando na verdade não investiu em obras de reservação. Agora, atira pesado contra o superintendente do Porto de Itajaí, atacando o padre, ops, Antônio Ayres, por conta da bacia de evolução.
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), reassume a sua cadeira na manhã de hoje e tem reiterado que está com energia renovada pra tocar o seu quarto mandato. JB ficou 15 dias de férias, apesar de, durante este período, ter batido um lero com o governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD) e participado de um evento da revista Exame, onde prefeitos dos 40 maiores PIBs do país se reuniram. Itajaí é a 35ª economia deste nosso Brasilzão de meu Deus.
Bizolhou por aí...
JB procurou deixar a vice como prefeita em exercício até o último sábado, tocando a administração do jeito que ela bem entendesse, e buscou não interferir, mas teria, segundo os linguarudos, aproveitado pra dar umas bispadas em alguns órgãos, sem o peso do cargo.
Escola sonhada
Deputado Dado Cherem (PSDB) esteve com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, que organiza um eventão para o lançamento de editais de várias obras na região, dentre elas, a tão sonhada escola de Ensino Médio pra Maravilha do Atlântico. A escola bem modernosa ficará no bairro das Nações, na rua Madagascar, no terreno ao lado do Batalhão da PM.
Educação é o caminho
Além da escola de BC, o governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD) deve aterrissar na Amfri em maio para lançar também as ordens de serviço para uma escola do outro lado da vala, em Navegantes, e duas em Itajaí. Vai ser uma festança só!
Fazer logo...
O emplumado Dado falou ao Deschamps que o sonho de ter uma escola de segundo grau no bairro das Nações é tão antigo que, da primeira vez que esteve na secretaria da Educação pra falar sobre o caso, o secretário era Jacó Anderle, que já faleceu. Naquela época, na comitiva de Dado também estava o vereador Santa, outro que partiu dessa pra melhor. Espirituoso, Deschamps brincou: então é melhor a gente fazer logo!
Abril sangrento
Este mês ficará marcado na vida política do homem-pássaro Edson Periquito (PMDB). O alcaide enfrenta, além do problema das enchentes, dois processos de cassação e uma crise política no Legislativo. Será que este período vai ficar conhecido como abril sangrento?
A coluna também é curtura:
Durante a Primeira Guerra Mundial, o mês de de abril de 1917 ficou conhecido como Abril Sangrento pela Royal Flying Corps, antiga formação da Força Aérea Britânica. A RFC sofreu grandes perdas - cerca de três vezes mais do que a Deutsche Luftstreitkräfte que era a força aérea alemã no mesmo período -, mas continuou a exercer sua tarefa de dar apoio à ofensiva terrestre (fonte: Wikipédia).
Que vergonha!
Os vereadores Paulinho Amândio (PDT) e Elói Camilo da Costa (PMDB) ficaram fora na semana passada. De segunda a sexta-feira estavam em Curitiba, fazendo um destes cursos Wallita pagos pela viúva legislativa. Fico pasmo, com vergonha, que dois dos legisladores mais veios de mandatos ainda estejam nesse trem da alegria. Outro dia, era o Douglas Cristino (PSD) que tava em Curita!
Acabem com isso!
É por atitude como essa que o povo desacredita dos políticos. Vereadores se lambuzando em viagens, passeios, diárias... O presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), com certeza, vai dar um basta nessa pocavergonha com a grana pública. Por favor, senhores, deem-se ao respeito!
Prestando contas
O prefeito da Capital do Ultraleve, Rodrigo Bolinha (PSDB), prestou conta dos seus 100 primeiros dias de governo, em coletiva na última sexta-feira. O alcaide emplumado enfatizou suas energias, principalmente nas ações empreendidas na área da Saúde. É preciso lembrar que o prefeito tem conseguido avanços, mesmo tendo pego a prefa do jeito que pegou. O ex-prefeito Sabino Busanello (PT) nem participou da transmissão de cargo...
Reforma administrativa
Não foi dito na reunião, mas a reforma administrativa do governo Bolinha caminha a passos largos e, a partir de maio, deve ser implementada. A figura do chefe de gabinete desaparece e entra a do secretário Executivo, que terá a missão de resolver o que lhe for colocado.
Relações sociais
Um dos instrumentos que o prefeito Bolinha pretende criar na reforma é a secretaria de Articulação Social, já que a cidade, nos últimos anos, cresceu 7,7%. A pasta deve dar um norte para ordenar o que deve ser feito e, também, para que o desenvolvimento seja sustentável. Até porque sem números, dados, muita coisa acaba sendo feita na base do achismo.
Guarda em Itapema
Outra novidade é que o prefeito Bolinha vai, a exemplo de Balneário Camboriú e o que pretende Itajaí, implantar a Guarda Municipal. O que o tucano ainda não definiu é se será armada ou não. Há quem brinque que pode ser com aquelas raquetes de matar borrachudo...
Níver de Itapema
Na coletiva que reuniu alegres meninos e meninas da imprensa, foi divulgado o novo slogan da campanha de aniversário de emancipação política administração de Itapema: Itapema 51 anos Uma Nova história. A abertura das festividades acontece na manhã de hoje, no paço.
Aborrescentes vermelhos
A brigaçada por espaço não afeta apenas o chamado PTzão peixeiro, que vive em polvorosa. A juventude vermelhinha papa-siri também anda se enfrentando sem conseguir se acertar. Vaidades, interesses, egos se entrelaçando. Enquanto o debate político fica em segundo plano. Ai, ai, ai, que dor!
Porta fechou...
Enquanto andou chovendo sem parar nas últimas semanas em terras peixeiras, teve um político da região que quase se ferrou por conta de algo muito quente, que a chuva não conseguiu apagar. Uma história nebulosa de umas portas corta-fogo que, em cima da hora, foram fechadas. Como diria o saudoso Timbuca, pra quem sabe ler, uma cagadinha de mosca é letra... Eu, hein!
Na ponta
A verdade tem que ser dita: quando as enxurradas atingiam os bairros mais pobres de Itajaí, quando o rio subia e os casebres na beira da avenida Contorno Sul eram invadidos pelas águas, muitos não berravam. Agora, quando a água invade a praia Brava e a Ressacada, onde moram os mais abastados, a gritaria se faz presente. E num é?
Bateu a ciumeira
Parte do grupo de fiéis escudeiros do prefeito Bob Carlos anda com uma ciumeira danada. A raça de linguarudos de plantão lasca que o burgomestre só está por perto e só escuta a secretária de Comunicação, Maria Flor, a Barbie (PSD), que em 2009 e 2010 falava mal do Bob com todo ódio do mundo.
Secretária de Educação?
Outros dois que o alcaide também estica o zovido pra escutar é o peemedebista Fernando Sedrez, da Gestão e Controle, além do vereador licenciado e secretário de Saúde, Samuel Paganelli (PSDB). E que o prefeito tá tão satisfeito, mas tão satisfeito com a Barbie, ops, Maria Flor, que virou que ela tá cotada pra ser secretária da Educação dengo-dengo. Hummmm...
Leia no Blog do JC
O leitor destas mais do que atazanadas linhas pode espiar lá no Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, sobre o perrengue (com foto) da estrada da Rainha, e a manifestação que reuniu uma pá no pé do morro, na manhã do último sábado. Espia lá, pô!
