JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tiro no pé
A cruzada do prefeito Bob Carlos (PSDB), no que ele diz ser defesa dos interesses de Navegantes na questão da bacia de evolução, pode se transformar num tremendo tiro no pé. Segundo sabichões de plantão, a cidade dengo-dengo será a maior prejudicada caso atrase o andamento das obras da nova bacia de evolução. Dos navios que atracaram no Complexo Portuário no ano passado, 66% foram para Navegantes.
Questão de sobrevivência
Os sabichões da beira do rio pontuam que ou o porto se adapta aos novos naviozões de 365 metros que já começam a circular na costa brasileira, ou eles irão para outros portos. O que, em números, significa redução de movimento de 25% em 2014 e de 65% em 2015. Atualmente, 25 mil trabalhadores dependem diretamente da atividade portuária em Itajaí e Navegantes. Sem navios, quem paga a conta, Bob?
Pi7 ameaça voltar
A dificuldade pra votar o projeto da supersecretaria que provoca a fusão das pastas de Coordenação, Gestão, Planejamento e Orçamento, e que terá como titular o vereador licenciado Luiz Carlos Pissetti (DEM), chefão em uma e interino na outra, pode fazer com que ele volte a sentar os glúteos na sua cadeira estofadinha do ex-aquário peixeiro.
Tá emperrado
O socadinho escriba já tinha contado no início do mês que a insatisfação de vereadores da base gulodice de cargos iria provocar rebuliço na hora de votar um projeto como da supersecretaria. Dito e feito, o projeto tá encalacrado na comissão de Justiça, Constituição e Redação Final. E não anda... Com isso, Pi7 teria ameaçado largar as pastas e voltar para o legislativo.
JB convocou
A ameaça de Pi7 fez com que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), convocasse a base para uma reunião, às 10h desta sagrada manhã de quarta-feira. Além dessa história, pode pintar no papo entre o alcaide JB e seus aliados a história de que muitos estariam pra pular para o partido que nascerá do acasalamento entre o PPS e o PMN, que pode gerar uma bancada independente.
Caso sério
A cidadania está cada vez mais aviltada pela falta de fiscalização pública. Um exemplo dessa indignação corresponde ao fato de que no finalzinho de 2011 foi denunciado ao alcaide em exercício de Barra Velha, o atual prefeito Claudemir Matias, que o ex-prefeito Samir Mattar (PMDB) estava tomando posse de áreas públicas da terrinha barravelhaca.
Silêncio sepulcral
Segundo fontes do socadinho escriba, dentre estas áreas públicas, as ruas e área institucional do loteamento Weiss, num total de 46.992,20 metros quadrados. O fato, além de ter sido denunciado à prefa, também foi levado ao Ministério Público Estadual, que iniciou o procedimento de inquérito civil em 2 de maio de 2012. E até o presente, quase um ano depois, nadica de nada.
Começou e parou
Na época, o secretário de Assuntos Governamentais da prefa de Barra Velha abriu o processo 7281/2011, pra abertura de ruas, supostamente ocupadas indevidamente, no loteamento Weiss. A secretaria de Negócios Jurídicos também mandou memorando para a secretaria de Fiscalização para conhecimento e providências. O promotor de Justiça Marcio Gai Veiga também instaurou o inquérito civil. E nunca mais se ouviu nada...
Cara de paisagem
O atual prefeito Claudemir Matias Francisco (PSB) era vice do ex-prefeito Samir Mattar e, ao que tudo indica, não tem interesse algum em preservar o patrimônio que não é dele e nem de Mattar (lembrem que estão num ônibus; não são donos do veículo e uma hora terão que descer...), mas do povo de Barra Velha.
Bruxa solta
A bruxa anda solta no prédio do Marcelo Saldré, no centro da Maravilha do Atlântico. Desde que ele alugou um apartamento no 6° andar, os moradores do prédio não têm sossego. Na madruga de segunda-feira, por volta das 3h, mais uma vez a polícia Militar teve que ser chamada pra poder controlar a situação. Os moradores não conseguiam dormir.
Balança mais num cai...
O perrengue vem de tempos, já que não é primeira vez que a PM precisa ser chamada, porém nada faz pra tirar a inquilina barraqueira. No mesmo prédio a polícia Federal já fechou um bingo clandestino, foi chamada pra acalmar os ânimos de dois moradores que teriam comprado o mesmo apartamento e pra acalmar uma briga de vizinhos que teve até arrombamento de porta. Uma vergonha!
Promessa de político...
Pra completar, desde 2011, o Saldré promete que vai criar o condomínio, mas desde junho de 2011, quando a bagaça foi entregue, o CNPJ ainda não foi criado e os moradores arruaceiros não podem ser multados. A taxa condominial também é cobrada de forma ilegal, já que, de fato, o condomínio não existe. A coisa anda tão séria que ninguém quer ser síndico, os dois que assumiram desistiram da função em virtude de tantos problemas.
