JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fala que eu te escuto!
O ex-prefeito Amilcar Gazaniga participou de dois encontros nos últimos dias. No primeiro, com a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD), os três vereadores do partido da vice, Douglas Cristino, Dulce Amaral e Maurílio Moraes, e dois do PP, Zé Ferreira e Dedé da Murta, no domingo, na sede o PSD. O papo foi sobre o novo partido, Movimento Democrático, MD, gerado na fusão do PPS e PMN.
Nada no paroquial
Na reunião, Gazaniga falou sobre o que mais entende: a política nacional, onde relatou a sua leitura sobre a criação da sigla pelo deputado federal Roberto Freire, amigo de José Serra. Ou seja, pra abrigar a dissidência do PSDB e antecipar um projeto visando à cadeira da presidência, que antes era colocado para 2018, e querem que aconteça no ano que vem. E Amilcar não fala nem um ai da política local, não se mete no paroquial...
A música vem de cima
Amilcar teria dito aos vereadores que ensaiam pular para a nova sigla que refletissem e fizessem uma séria análise. Até enfatizou que quem prometeu mundos e fundos àqueles que embarcarem na canoa não pode sustentar a sua palavra. Até porque serão criadas executivas provisórias. E, como quem manda tá lá em cima, se não gostarem dos passos de dança locais, destitui a executiva e zefini!
Interessados...
Já a segunda reunião foi um relato da primeira aos maiores interessados no tema: a Dalva (que tava na anterior), que pode ficar sem os seus três vereadores, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e o deputado federal licenciado e secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (PSD), que também pode sofrer um revés na sua base.
No último minuto
O que Amilcar expôs claramente aos nossos amados edis é que, se fosse com ele, aguardaria até o último momento, pra só então decidir o rumo a tomar. Até porque até lá as melancias devem estar acomodadas na carroça da nova sigla. E não deixou de brincar que se não tivesse o Zé Ferreira e o Maurílio, o novo partido se chamaria em Itajaí MC, Movimento de Cordeiros, por conta dos moradores do bairro, Douglas, Dedé, Dulce...
Vai e volta?
A grande verdade é que, no caso do PSD, em que os três vereadores estariam pra sartar fora, prejudica sensivelmente o projeto de a vice-prefeita Dalva Rhenius vir a ser candidata a deputada estadual. Algo que algum iluminado (a) do MD andou prometendo ao Douglas que, agora, sonha em postular uma cadeira na leleia.
Não é ansim
O secretário da Criança e do Adolescente peixeiro, Everton Wan-Dall Alves, esclarece à coluna que as pendências de aluguel do Conselho Tutelar foram quitadas na última terça-feira. E que estavam em aberto por conta do não envio de recibos. Everton garante que tem dado toda a assistência pra que o conselho funcione. Lembra que, no ano passado, quando assumiu a pasta, fez proposta pra que o conselho mudasse de local.
Não quiseram
Wan-Dall afirma que propôs que o conselho ficasse junto com a secretaria numa casa próxima ao fórum, com uma separação, mas os conselheiros não quiseram. Quem deve saber o que é melhor são os próprios conselheiros, pontua o bagrão. Everton não diz, mas aparentemente o perrengue é político e visa atingir a prefa, batendo em quem está no governo. Qui coisa, meu povo!
Bob reage
O governo do Bob Carlos (PSDB), do outro lado da vala, reagiu, entregando obras e uniformes aos estudantes. Aquela vontade dos integrantes da atual administração de derrubar um ao outro amenizou. O vereador licenciado Samuel Paganelli (PSDB), que comanda a Saúde, tem se destacado por ser muito trabalhador e inteligente. Se conseguir conquistar o Bob como conquistou o Jonas, irmão do alcaide, tem chances de...
Estrategista
O que deixa agoniados os desejosos de herdar a cadeira do alcaide Bob Carlos é que ele não fala muito do futuro político. E de bobo não tem nem a cara. É extremamente estrategista. Avalia o comportamento de cada um dos possíveis candidatos e, principalmente, a família deles.
Não vai deixar se criar
Afinal, tem famílias de postulantes que se declaram fiéis escudeiros, mas falam aos quatro ventos que se dizem descontentes ao ponto de acusar o prefeito de não atender favorecimentos pessoais. O que, pra bom entendedor... E fontes privilegiadas dizem que o Bob, esperto que só, não vai deixar se criar esse tipo de gente...
Alô, alô...
Ontem recebi telefonema do presidente da casa do povo, vereador Nilson Probst (PMDB), afirmando que não houve as sessões no legislativo da Maravilha na semana que se encerra porque já haviam sido realizados em abril os oito encontros legislativos previstos no regimento interno da câmara.
Descanso dos guerreiros...
Fui bizolhar as pautas das sessões desta semana, terça e quarta-feira e ainda não haviam sido colocadas no site oficial, em uma demonstração de que o descanso dos vereadores foi maior ainda do que eu previa, dia atrás, neste espaço... Dá um espiadinha lá, quem sabe alguém já acordou e colocou no site as pautas https://www.cambc.sc.gov.br/pautas
