JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sentindo no lombo
O deputado federal Valdir Colatto (PMDB), a secretária regional, dama de ferro, Eliane Rebello, secretário de Agricultura de Itajaí, Artur que ama todo mundo de Jesus, delegados da polícia Civil, Márcio Colatto e Adolar Bona, visitaram a choupana do socadinho escriba e bebericaram um café na padoca Bandeirantes. Colatto, que é engenheiro agrônomo, tá correndo o país com o intuito de levar ao conhecimento de todos o Novo Código Florestal Brasileiro, e buscar sua aplicabilidade.
O vereador Rafael da Padaria (PRP) lastimou, na sessão de quinta-feira do ex-aquário peixeiro, o que o povão aqui embaixo tá sentindo e o que esta coluna já vem escrevinhando há algum tempo. Ele ficou desconfortável quando foi perguntado: O que vocês estão fazendo lá? E por outro: Quando nós mais esperamos de vocês menos vocês fazem.
Verdade verdadeira
Quando nossos amados representantes públicos por cargo eletivo ou de confiança têm que se sisplicar é porque ou não se fazem entender ou não se entendem no que fazem. Contudo, não deixa de ser um bom sinal de que o povo que acompanha o que é emanado da casa piramidal está cobrando um norte das excelências excelentíssimas.
Por unanimidade
Aliás, a aprovação em segunda votação da supersecretaria de Coordenação e Gestão, que será comandada pelo primeiro ministro Luiz Carlos Pissetti (DEM), em sua primeira votação, ganhou os votos contrários do vereador Acácio da Rocha (PSDB) e do Thiago Morastoni (PT), que lá atrás bradou que era um absurdo e, que teríamos um prefeito ad hoc. Thiago voltou atrás.
Coerência
Thiago, na primeira aprovação, quando os vereadores revoltosos, através de um acordo, aprovaram a secretaria, teria desenterrado uma ata da sessão da câmara, do tempo em que seu pai, o barbudinho Volnei Morastoni (PT), era prefeito. E onde o então vereador Rogério Ribas (PP), entre outros, era contrário à pasta que, segundo o vermelhinho, teria hoje mais poderes que a proposta daquela época.
Alinhou-se
Thiago pediu coerência dos governistas. Votou contra e, na quinta-feira, mudou o seu voto para favorável. O mesmo fazendo o Acácio Rocha, que não quis ficar sozinho na parada... Há quem diga que Thiago não foi coerente; outra corrente aponta que o petista se mostrou maduro e teve autonomia pra rever o conceito de que não se tratava de entregar o comando do município a um abobrão, e sim dar celeridade às demandas do executivo.
Fazer e acontecer
Já a bela bocuda Anna Carolina (PRB) lascou que o que for bom para a cidade é bom para mim. Na verdade, Pi7 foi conclamado como gente que faz e, se não fizer, será impiedosamente cobrado. Esse é o papel do gestor. E o desassossegado terá que se virar-nos 30, ou melhor, nos 40 e poucos meses que vêm por aí...
Assuntos trabalhistas
Na segunda-feira, acontece uma reunião da Comissão de Assuntos Trabalhistas, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Itajaí, logo cedinho, às 8h30. Na pauta, além de outros temas: Fixação de sucumbência na Vara do Trabalho; Sala dos Advogados da Subseção de Itajaí e estacionamento da Vara do Trabalho de Itajaí. O presidente da Comissão é o Denísio Dolásio Baixo, sendo composta, também, pelo coordenador de comissões Fábio Raphael Gonçalves Fabeni e secretário de comissões Thiago Júlio.
Atento
O secretário de Educação de Itajaí, Zé da Medalhas, ops, Edson dÁvila, em contato com o socadinho escriba, diz que está solidário ao pleito dos motoristas e que teria encaminhado proposta ao executivo, que se encontraria na procuradoria, para que os motoristas dos busos escolares percebam uma remuneração pela função. Seria algo similar ao que recebem os motoristas de ambulância. O abobrão garantiu que nunca iria colocar um motorista indevidamente gabaritado para dirigir os ônibus escolares.
Reunião frustrada
Manifestantes de Ongs e movimentos ambientais estiveram batendo um plá com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente na Maravilha, no final da tarde de quinta-feira. O representante do MP deixou um pouco frustrados os visitantes ao saírem da reunião da mesma forma como entraram, sem nenhuma solução.
Ou vai, ou vai...
Agora, o promotor marcou pro dia 23 nova audiência pública onde deve tomar por escrito as reivindicações e, a partir daí, a sociedade deve observar se esta promotoria tem tinta na caneta ou se é mais um a fazer pouco caso do fato.
Pra palpitar
O promotor pediu que a comunidade opine sobre a melhor forma de recuperação do local que possivelmente seja estampado na mídia nacional com a confirmação esta semana do Programa CqC da Band (Protestejá) que pode estar entre os dias 21 e 23 de maio, ouvindo os responsáveis pela degradação ambiental na estrada da Rainha. Quem achou que o movimento tava morno que nem leite de mamadeira pode ter surpresas.....
