JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nelinho pede respeito
O vereador intisicado Zé Alvercino (PP, por enquanto...), na semana que passou, foi junto com a fiscalização do Procon e da secretaria de Urbanismo pra ver se as agências bancárias dos comedores de dinheiro do povão tavam cumprindo a lei que determina biombos pra atendimento dos clientes nos caixas e a demora pra serem atendidos. Alvercino também esteve na agência dos Correios, onde o povão tá reclamando da demora no atendimento.
O socadinho escriba bateu um papo na semana que passou com o diretor geral da Semasa, Flavinho Farias, e o assessor de imprensa da autarquia, Théo Cevey. Sou um defensor da municipalização e acompanhei os percalços pra que o Semasa, há 10 anos, se transformasse na realidade de ontem, hoje e sempre.
O ex-vereador e atual chefe de gabinete da prefa peixeira, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, encaminhou missiva à direção estadual do PPS, que se funde com o PMN, surgindo o Movimento Democrático (MD), reclamando que estão sendo ignorados e que o papo que rola é que todos serão substituídos pelos vereadores que irão se jogar na nova sigla.
Tem história
Nelinho, na missiva, lembra que tá filiado ao PPS deste os idos de 1997, quando saiu com outros companheiros do PMDB e fundou o partido em Itajaí, e que não tem nada contra o ingresso de novos membros, mas reitera que ele, como tantos outros, não estão de passagem pelos PPS, mas têm história na sigla.
Amistosos
Nelinho diz, ainda, que de forma e modo amistosos, estamos dizendo de nossa indignação por não terem nos ouvido.... Comenta-se que os vereadores cangurus vão propor reunião com o pessoal do PPS, pra discutir esse descontentamento. Leia a missiva do Nelinho no Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não!
Será que será?
Aliás, o comentário que pulula é que a eterna biruta de aeroporto, o arquiteto e apresentador do programa Em Defesa da Gente, da TVBE, Tito Arruda, vai virar MD, por conta de que estaria, hoje, filiado ao PPS. Tito lá atrás teria descoberto que tinha dupla filiação, no PTB e PPS. Ficando, portanto, sem partido. Agora, há quem diga que logo após os próprios membros do PPS passaram a sua ficha assinada pra frente, o filiando automaticamente.
Numa lascada só!
Apesar do sindicato dos barnabés municipais da região, comandado pela Elianinha, ter os convocado pra uma reunião, no dia de hoje, pra discutir a proposta de 3,7% em abril e mais 3,7% em outubro, já se comenta que o alcaide JB vai dar 7% de aumento numa lascada só.
Perdeu o rebolado
A vereadora Nilza Simas (PSD) parece que perdeu o rebolado e o controle emocional. Dizem que foi até à diretora de Comunicação da prefa da Capital do Ultraleve, a bela Francine Gemoski, e deu de dedo! Tinha mais gente testemunhando e o boato correu pela city.
Despirocou
A vereadora queria cobrar por que teria havido um desmentido do que a vereadora falou no legislativo na última sessão, na qual a Nilza afirmara que o contrato com a empresa Águas de Itapema seria quebrado e ponto. A diretora garantiu que não havia posição institucional do município e repetiu o que o prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) vem dizendo o tempo todo.
Cuidado com os ovos...
Bolinha tem reiterado que é preciso que tudo tenha segurança jurídica e se houver rompimento de contrato será fortemente embasado, garantido, municiado, fortificado. Nilza considerou isto um desmentido do que ela falara na casa do povo e o bicho pode pegar na próxima sessão. Cada um que segure com cuidado e zelo os ovos que carrega na bolsa. Correria e pressão não levam a lugar nenhum...
Culpa do mordomo...
O dedo apontado pelo secretário interino da secretaria de Obras peixeira, Marcelo Schlickman, para o operador de máquinas na cagada no bairro Fazenda, quando peões daquela secretaria derrubaram árvores e mudaram até um curso dágua, revoltou muita gente. Não cabe a este articulista acusar ninguém. Mas só um tolo ia acreditar que o bagrinho ia fazer por conta própria. O Taliano, Tarcizio Zanelato, ia mandar apurar antes de jogar no lombo do lado mais fraco. Qui vergonha!
Nos píncaros da lua
A presidente da poderosa Blue Tree Hotels, Shieko Aoki, anunciou na imprensa nacional, na semana que passou, o contrato com a Cota Empreendimentos Imobiliários para administração de um baita hotel na região central de Itajaí.
35 milhões de reales
O investimento no hotelão é da ordem de R$ 35 milhões, com 200 apartamentos, centro de convenções na categoria 4 estrelas. Aoki lembrou que a rede está investindo em cidades com grande potencial de negócios. Itajaí é uma delas devido a quantidade de empresas que estão se instalando por lá.
JB no Chile
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), viajou no sábado para o Chile, onde participa nesta segunda até a próxima quarta-feira da Seatrade Latin America Cruise, que é uma espécie de congresso sobre turismo náutico. Em seu retorno, pretende intensificar esforços na implementação da recém aprovada secretaria de Coordenação e Gestão, a chamada supersecretaria, que será comandada pelo primeiro ministro Luiz Carlos Pissetti (DEM).
Avanços
O alcaide JB tem dito pra zovidos privilegiados que os projetos do executivo devem ganhar celeridade de 30 a 60 dias, já que tudo estará concentrado. Ou seja, os projetos terão a análise, parecer jurídico, dotação e licitação na pasta comandada por Pi7. Aliás, JB teria dito ao presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), quando se cogitou que fosse em única votação, que a proposta deveria seguir os trâmites normais.
Com as suas consciências
Bellini teria lembrado que o projeto, polêmico a princípio para alguns, recebeu dois votos contrários na primeira votação e foi aprovado em segunda votação por unanimidade. Teria orientado: os vereadores que decidam conforme suas consciências.
Pavão da Câmara
Já faz tempo que a câmara da Maravilha do Atlântico parece que tem dono; antes era o Moacir Schmitt (PSDB), depois o Orlando Anjoletti (DEM), agora o Nilson Probst (PMDB), mas dizem que quem queria mandar mesmo era o advogado do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), que é ou era controlador geral do legislativo balnear, o Eduardo Ribeiro.
Cortaram as asas
Porém, na quinta feira, a juíza Adriana Lisboa cortou as asas do doutor, por uma ação de improbidade administrativa movida pelo MP contra Eduardo Ribeiro, que era barnabé comissionado da casa do povo, e foi chamado pelo Pirica para ocupar um cargo efetivo na prefa e no mesmo dia foi devolvido ao legislativo, para ocupar um cargo comissionado dinovo. Eitcha, celeridade e eficiência!
Advogando na Casa do Povo
Mas a decisão não para por aí, nela o MP alega que: Em que pese o havido, o Sr. Eduardo Ribeiro passou a exercer atividades privadas relativas à advocacia durante o expediente da função pública, inclusive após registrar o ponto de controle de presença, comparecendo em audiências judiciais como representante de particulares e peticionando eletronicamente em alguns feitos, utilizando-se, para tanto, do material de expediente público.
Advogando pro Pirica
Além de tudo isso, o advogado pediu exoneração da casa do povo e abraçou como chefão do Jurídico a campanha do alcaide da Maravilha, porém, sisqueceu de retornar ao cargo efetivo na prefa, e fez isso só com 18 dias de atraso e com data retroativa, lascando ainda mais o Pirica.
Dominar o mundo
Neste tempo, era advogado em 29 causas do PMDB, dentre elas, algumas contra este socadinho escriba, outras contra o colunista Bola Teixeira e contra o próprio jornal. Normal se não estivesse impedido legalmente, como a dona Justa comprova. Assim não phode...
Saindo pelos fundos
Na quinta-feira, a juíza caneteou e mandou afastar imediatamente o dotô do cargo de controlador da Câmara da Maravilha do Atlântico, proibindo ainda de ocupar qualquer outro cargo na administração da praia mais desejada do sul do mundo. E mandou que o presidente da casa do povo, xerifão Nilson Probst (PMDB), cumpra a decisão na hora. Leia a decisão completa no blog impiçado deste socadinho.
Lascando com o chefe
O doutor ainda colocou na espinha do próprio Pirica que também é parte na ação movida pelo Ministério Público, pois conseguiu as licenças sempre no mesmo dia que pediu, sempre com autorização assinada pelo alcaide. Quanto mais o Piririca reza, mais assombração aparece, e essa era ligada ao seu padrinho e amigo Pinho Moreira. Oh, Pai eterno...
Não saiu de Cordeiros
Os linguarudos de plantão lascam que acham estranho esse desejo do barbudão Douglas Cristino (PSD, por enquanto...) em ser candidato a deputado estadual. Douglas, dizem, com a propositura do fim da Lei da Fila Única e a que obriga os órgãos de imprensa a noticiarem a naturalidade de quem comete crimes, parece que ainda não saiu de Cordeiros. Oh, raça de bocudos infelizes! Vão trabalhar, pô!
Cuidado
Aliás, os vereadores cangurus têm que se antenar no pulo pra cair dentro do Movimento Democrático; afinal, fala-se em projetos futuros, mas muitos ainda carregam na testa a insatisfação por não ter emplacado uma montanha de cargos. Alguns podem ficar taxados de oportunistas, interessados ao que gravita em torno dos seus próprios umbigos.
